ESPECIALIZAÇÃO

Avaliação Psicológica "Clínica e Institucional"

INSCRIÇÕES ABERTAS

Unidade: Brasília, DF

Público-alvo

Graduado Psicologia

Duração

20 módulos (1 final de semana por mês)

Carga horária total: 400 h

Objetivos

A área da Avaliação Psicológica está alicerçada em pressupostos científicos que norteiam a investigação e o entendimento de fenômenos psicológicos complexos.

O profissional com consistente formação em avaliação psicológica poderá avaliar precocemente psicopatologias, recursos internos para lidar com as diversas situações da vida, relações interpessoais, interesse pelo ambiente, dentre outras dimensões que podem afetar a saúde mental das pessoas.

O curso irá subsidiar o profissional da Psicologia a realizar avaliação psicológica a partir de fundamentos teóricos e capacitação prática para procedimentos de aplicação, correção e interpretação dos testes

Os conteúdos dos módulos permitirão a compreensão da importância da avaliação psicológica em contextos diversificados. Dessa forma, serão discutidas as aplicações dos instrumentos na clínica, escola, organizações de trabalho, instituições de saúde, instâncias jurídicas e prisionais, centros de apoio e recuperação contemplando a demanda social da Psicologia.

Estrutura

  • Temas Atuais em Avaliação Psicológica: Intervenção e Pesquisa da Clínica às Organizações
  • Instrumento de Avaliação da inteligência para crianças I e II
  • Instrumentos de avaliação da inteligência III – Adolescentes e Adultos
  • Psicodiagnóstico Infantil
  • Avaliação Neuropsicológica
  • Avaliação Clínica do Adolescente: personalidade, habilidades sociais, habilidades cognitivas e motivação
  • Avaliação Clínica do Adulto e do idoso: Personalidade, Transtornos de Ansiedade, Depressão e Bem-estar Subjetivo
  • Avaliação nos contextos Hospitalar e da Saúde
  • Avaliação Psicológica pelo Teste de Rorschach I e II
  • Avaliação Psicológica pelo Teste de Zuliger
  • Metodologia de Pesquisa
  • Avaliação Psicológica aplicada a Psicologia Positiva
  • Avaliação nas Organizações de Trabalho: Processos Seletivos e Saúde Mental do Trabalhador
  • Avaliação em Orientação Profissional e de Carreira
  • Avaliação nas Instituições de Ensino: Educação Básica, Ensino Médio e Ensino Superior
  • Avaliação em Organizações Forenses e Unidades Prisionais
  • Avaliação em Saúde Pública: Possibilidades e Limitações da Atuação do Psicólogo nos CRAS, CREAS e CAPS
  • Seminário Integrador

Corpo Docente

» Daniel Bartholomeu › Doutor e Mestre na área de Avaliação Psicológica pela span style="cursor:help;" title="Universidade São Francisco">(USF)>/span>. Graduação em Psicologia pela USF. Leciona no Centro Universitário Salesiano (Unisal) e tem experiência na orientação de mestrado em Psicologia Educacional. Atua como psicólogo clínico e esportivo com atletas de Jiu Jitsu. Foi editor do Encontro: Revista de Psicologia e da Revista Sul Americana de Psicologia. Tem experiência na área de Fundamentos e Medidas da Psicologia, pesquisando principalmente nos seguintes temas: dificuldades de aprendizagem, emoções, relações sociais, inteligência, psicologia do esporte, traços de personalidade, psicometria, construção de instrumentos de avaliação psicológica e educacional. Tem experiência com avaliação educacional em larga escala. Seus interesses de pesquisa atuais recaem sobre a aceitação e rejeição social, sobretudo em contextos educacionais.

» Carolina Cardoso de Souza › Mestre em Psicologia (2013) pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Especialista em Avaliação Psicológica (2014). Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2010). Docente do curso de graduação em Psicologia da PUC Goiás. Atualmente, é Psicóloga do Programa de Extensão da PUC Goiás: Escola de Circo Dom Fernando. Tem experiência na área da avaliação psicológica, atuando especialmente com avaliação em contexto jurídico, avaliação clínica, área organizacional, orientações e supervisões de profissionais

» Camélia Santina Murgo › Pós-doutorado em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco (USF). Pós-Doutorado em Educação para Saúde na Universidade de Lisboa (ULisboa). Doutorado em Psicologia Ciência e Profissão, Mestrado em Psicologia Escolar, ambos pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Possui graduação e licenciatura em Psicóloga pela Universidade do Sagrado Coração (USC). É docente e Coordenadora do Programa de Pesquisa e Iniciação Cientifica do Curso de Psicologia da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação da Unoeste no quadriênio de 2013 a 2016. Líder do Grupo de pesquisa Formação de Professores e Construção dos Processos de Subjetividade pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Membro do Grupo de Trabalho (GT) de Avaliação da Criatividade e Psicologia Positiva da Associação Nacional de Pesquisa em Psicologia (ANPEPP). Tem experiência na área de Orientação Profissional, e Avaliação Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: testes psicológicos, avaliação psicológica, psicologia positiva em contextos educativos, auto eficácia, bem-estar subjetivo, orientação profissional e de carreira.

» Alex Sandro Gomes Pessoa › Pós-doutorado em Psicologia pelo Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Vinculado ao Departamento de Psicologia da (UFSCar). Doutorado e Mestrado em Educação pela (UNESP). Realizou estágio de doutorado sandwich na Faculdade de Educação e Serviço Social da Universidade de Sydney na Austrália. Licenciado em Educação Física. Graduação em psicologia pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFSCar em Mestrado e Doutorado. Representante Latino-americano no Conselho da International Association for the Promotion and Dissemination of Research on Resilience (Resilio). Desenvolve projetos de pesquisa e intervenção na área de proteção à criança e ao adolescente. Participou de eventos científicos no Brasil e no exterior, apresentando trabalhos completos e resultados de pesquisa. Seus temas de interesse são: processos de resiliência; desenvolvimento psicológico em situações adversas; fatores de risco e proteção; violência contra crianças e adolescentes; adolescentes em conflito com a lei.

Coordenação

Camélia Santina Murgo
- CRP 06/51562

Pós-doutorado em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco (USF). Pós-Doutorado em Educação para Saúde na Universidade de Lisboa (ULisboa). Doutorado em Psicologia Ciência e Profissão, Mestrado em Psicologia Escolar, ambos pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Possui graduação e licenciatura em Psicóloga pela Universidade do Sagrado Coração (USC). É docente e Coordenadora do Programa de Pesquisa e Iniciação Cientifica do Curso de Psicologia da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação da Unoeste no quadriênio de 2013 a 2016. Líder do Grupo de pesquisa Formação de Professores e Construção dos Processos de Subjetividade pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Membro do Grupo de Trabalho (GT) de Avaliação da Criatividade e Psicologia Positiva da Associação Nacional de Pesquisa em Psicologia (ANPEPP). Tem experiência na área de Orientação Profissional, e Avaliação Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: testes psicológicos, avaliação psicológica, psicologia positiva em contextos educativos, auto eficácia, bem-estar subjetivo, orientação profissional e de carreira.

PRINCIPAIS DIFERENCIAIS

Diversidade de instrumentos utilizados no curso. O curso possibilita o acesso durante os módulos a uma diversidade de testes, O profissional será preparado para aplicar, corrigir e analisar os resultados de instrumentos utilizados nos mais diversos processos de avaliação. Entre os instrumentos destacam-se WISC IV, WAIS, Rorschach, Zulliger, BFP (Bateria Fatorial de Personalidade), CAT / TAT, Human Guide. Teste dos Cinco Dígitos, TIG NV, BETA III. Essa relação de testes é atualizada de acordo com a situação dos instrumentos (somente são utilizados instrumentos favoráveis) pelo SATEPSI (Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos do Conselho Federal de Psicologia).


Mercado de trabalho para o especialista em avaliação psicológica. A diversidade de construtos que podem ser avaliados por meio dos testes trabalhados durante a formação, a saber, inteligência, personalidade, depressão, ansiedade, habilidades sociais, memória, atenção favorece que os psicólogo possa atuar no mercado de trabalho em clinicas, escolas, organizações, hospitais permite o atendimento de demandas atuais referentes a avalição para trânsito, para porte de armas, para concursos públicos, cirurgia bariátrica, readequação genital, transplante de órgãos e até mesmo aviação civil. Todas essas áreas tem se configurado como novas possibilidades de trabalho para o profissional da psicologia especialista em avaliação psicológica.


Nível de qualificação do corpo docente. Todos os professores são doutores ou doutorandos na área de Avaliação psicológica. Além disso, possuem vasta experiência em intervenção nos diversos contextos nos quais a avaliação psicológica é aplicada, o que favorece a dinamização das aulas e amplia a possibilidade de discussão entre alunos e professores sobre a aplicabilidade dos conteúdos trabalhados nos módulos.


Atualização das temáticas abordadas nos módulos. A coordenação do curso em parceria com a instituição atualiza e/ou amplia com a devida frequência as temáticas dos módulos e consequentemente adquiri novos instrumentos de avaliação psicológica que atendam as demandas emergentes na área.


Orientações para elaboração de documentos solicitados em processos de avaliação psicológica em consonância com o Conselho Federal de Psicologia. Este diferencial proporciona aos alunos a segurança de estar respaldado na elaboração adequada de documentos o que em diversos contextos de realização da avaliação psicológica seja em caráter compulsório ou não é uma tarefa que exige do profissional conhecimentos minuciosos e específicos.


Especialistas em avaliação psicológica terão reconhecimento do Conselho Federal de Psicologia. Em dezembro de 2018 a avaliação psicológica foi reconhecida como especialidade pelo Sistema Conselhos de Psicologia durante a Assembleia das Políticas da Administração e das Finanças (APAF). Está sendo preparada a resolução que estabelecerá os critérios para o reconhecimento do especialista em Avaliação Psicológica no Conselho Federal de Psicologia.

INVESTIMENTO

Para saber o valor do investimento, ou saber mais informações sobre este curso, preencha o formulário abaixo e fale com um de nossos consultores.

SAF - Sistema de avaliação de frequência

Para obter o Certificado Final do Programa, o participante deve ser aprovado tanto nos trabalhos e/ou provas presenciais realizados em cada módulo do curso quanto no Trabalho de Conclusão de Curso.

Assim sendo, será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências:

  • Aproveitamento de, no mín., 70% do curso, isto é, nota final igual ou superior a 7,0 em cada uma das disciplinas;
  • Frequência mínima de 75% da carga horária total de cada disciplina;
  • Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.

Pré-requisitos para inscrição

Através de formulário próprio acompanhado de:

  • Cópia Autenticada do diploma de graduação;
  • Cópia Autenticada do RG;
  • Cópia Autenticada do CPF;
  • Duas fotos 3x4.

#EUESPECIALISTA

Mais que um plano de carreira. Um plano de vida.
Não perca tempo! Inscreva-se agora mesmo nesta turma.

* A instituição se reserva o direito de alterar qualquer uma das informações acima, de acordo com sua necessidade, a qualquer momento, sem aviso prévio.

Saiba mais...

  Aguarde!!! Carregando Dados.
 
Código de segurança:   QQKIS
Aguarde!!! Enviando dados...