A Radiologia Veterinária

A Radiologia Veterinária

A radiologia veterinária é uma das áreas da medicina veterinária que mais tem crescido nos últimos anos. Os seus instrumentos tem proporcionado ao profissional da área informações e possibilidade de diagnósticos para tratar doenças que antes eram inviáveis. O sucesso dos métodos, inclusive, se dá por aplicações diversas, como é o caso o Diagnóstico por Imagem (Raios-X, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Ultrassonografia) além da Radioterapia e a Medicina Nuclear, na viabilidade de serem executados com rapidez, eficiência e custo reduzido.

A medicina veterinária não se distingue da medicina humana, inclusive em relação às questões de de radioproteção, como é o caso do uso de acessórios plumbíferos, dosimetria, baritagem da sala, grade difusora e análise a cada seis meses do aparelho em uso, por empresas especializadas que irão atestar as condições de funcionamento do aparelho.

"A avaliação radiográfica é muito importante para determinar a extensão do desenvolvimento ósseo e para distinguir as neoplasias ósseas de outras condições não neoplásicas tais como fraturas, tais como osteomielite, doenças ósseas metabólicas, processos degenerativos, anomalias de desenvolvimento e luxações" (ANDRADE, 2007, p.25).  

Por meio dos exames radiológicos é possível acompanhar a evolução, a remissão e a cura de muitas patologias, evitando o sacrifício do animal. Para alcançar um diagnóstico preciso, os exames necessitam também de um acompanhamento com profissionais devidamente habilitados para concluir o tratamento adequado.

Saiba mais sobre a Especialização em Imagem e Radiodiagnóstico

Referências:

ANDRADE, Simone Aparecida Fernandes de. Atuação do Tecnólogo em Radiologia na Área da Medicina Veterinária. In: Revista UNILUS Ensino e Pesquisa, v.4, n.7, jul./dez. 2007. p.23-28. 

ANTERIOR PRÓXIMA