Os Nutricosméticos do Sol

Os Nutricosméticos do Sol

A vitamina D é essencial a saúde do organismo, isso pelo seu papel na absorção do cálcio pelos ossos, porém nem sempre é possível se expor de forma moderada ao sol. Agora, por outro lado, o excesso de contato à radiação ultravioleta do sol pode acarretar em sérios problemas a pele, ocasionando em graves alterações cutâneas, sendo algumas o envelhecimento precoce, a atrofia da epiderme, as doenças de pele, além de propiciar a redução da imunidade da pele e de todo o corpo.

Embora em diferentes momentos da história o corpo bronzeado seja interligado à saúde e a beleza, isso nem sempre é a realidade. É imprescindível lembrar que a pele precisa de cuidados e eis a importância  da prevenção e uso de fotoprotetores externos e internos, os nutricosméticos. 

Como sublinha a Cosméticos & Perfumes, "segundo as mais recentes pesquisas publicadas, o uso da terapia combinada – fotoprotetor externo e interno – é a nova alternativa para o combate dos malefícios da exposição excessiva, especialmente para a população que já apresenta algum risco".

No cenário dos países desenvolvidos, a efetividade dos filtros solares em cápsulas é de uma proporção tão grande que tem se tornado obrigatório o seu emprego a aqueles que se expõe demasiadamente aos raios solares. 

Em síntese, a radiação ultravioleta emitida pelo sol se articula em três tipos:

- Radiação UVC: Filtrada e bloqueada por meio da camada de ozônio e a que menos precisamos nos preocupar.

- Radiação UVB: Tipo de radiação com a energia demasiadamente alta e responsável pelas queimaduras solares, inflamação, vermelhidão e descamação. Também tem responsabilidade no envelhecimento precoce da pele e nos casos de câncer de pele.

- Radiação UVA: Talvez seja essa a mais perigosa para o ser humano. Ela penetra profundamente a pele, gerando uma enorme quantidade de radicais livres e ocasionando em profundos danos às células.

Saiba mais na Especialização em Estética Funcional "Tendências e Harmonização Facial e Corporal". 

Referências:

Cosméticos & Perfumes. Nutrir a pele de dentro para fora! Disponível em: http://insumos.com.br/cosmeticos_e_perfumes/artigos/nutricosmeticos_n%2043.pdf. Acesso em: 26 set. 2019.
 

ANTERIOR PRÓXIMA