Indicadores de Produção na Construção Civil

Indicadores de Produção na Construção Civil

Já dizia o pai da administração moderna, Peter Drucker "o que pode ser medido pode ser melhorado", assim ele deixa claro que o controle de uma operação passa pela gestão de indicadores. E não é diferente na construção civil.

O setor da construção civil tem uma rotina bastante peculiar se comparado a outras áreas - como a indústria, por exemplo. Mesmo assim, ainda não utiliza indicadores em escala como um aliado para melhorar continuamente a performance de um processo. Um parque fabril, por exemplo, conta com a planta industrial - que não tem a capacidade de se mover/deslocar de um lugar por vontade própria e que, depois de anos operando, segue uma rotina similar. Já na construção, esse trabalho está em constante transformação.

Seja em virtude do próprio canteiro (em constante transformação) ou mesmo dos envolvidos e do tipo de serviço executado, a criação de indicadores e a coleta de informações que servirão como base são dois passos complexos. No entanto, gerir o negócio só é possível se a construtora criar formas de mensurar a eficiência e o modus operandi da equipe. Porém, apenas a criação de indicadores não será suficiente para resolver o problema da sua empresa. Os indicadores são, na verdade, o primeiro passo para a gestão eficaz.

Um dos grandes desafios é justamente criar e selecionar estes indicadores. Antes de definir quais deles farão parte da sua rotina de trabalho, é preciso selecionar os que realmente são importantes e que podem resultar em alguma ação ou melhoria.

Gerenciar indicadores indicadores também significa lidar de forma eficaz com uma série de desafios que o setor enfrenta. Dentre eles:
- Garantir a segurança da equipe e do trabalho executado, mesmo com frequentes reduções de orçamento;
- Planejar e organizar todas as normas de segurança do trabalho implementadas;
- Fornecer ao trabalhador qualidade de vida e tranquilidade para o exercício da função, seguramente gerando aumento de produtividade;
- Manter programas de educação com os colaboradores, criando um ambiente de atuação onde todos conhecem seu papel para a garantia de segurança das equipes;
- Adotar uma política preventiva e imparcial, contando com um time de gestão comprometido com a segurança e a saúde ocupacional.

Já para o engenheiro, que habitualmente é o responsável pela rotina da obra, existem diversas cobranças que podem ser substituídas por resultados efetivos através do uso e da gestão de indicadores. Por exemplo:
- Mais produtividade da equipe;
- Orçamento mais enxuto e finalização da obra dentro dos valores previstos;
- Controle de processos, garantindo que haja cumprimento das normas estabelecidas e entregas dentro dos prazos;
- Cronogramas reduzidos e com tempo sempre curto para execução das atividades, que precisam ser finalizadas no tempo previsto.

Com isso, os benefícios de uma gestão de indicadores eficiente serão:
- Informações antecipadas sobre a obra;
- Conhecimento sobre o processo construtivo;
- Planejamento prévio da obra;
- Principais indicadores do mercado;
- Gestão de pessoas e RH;
- Segurança do trabalho;
- Gestão da qualidade.

ANTERIOR PRÓXIMA