Planejamento estratégico em tempos de crise

Planejamento estratégico em tempos de crise

Cenários de incerteza são tempos difíceis para decisões principalmente no campo empresarial, onde decisões erradas podem trazer prejuízos fatais a empresa. No entanto, não há como deixar o vento levar a empresa; o gestor não pode abandonar suas responsabilidades pelo receio das incertezas. 

Tendo isso em vista, é necessário buscar compreender o cenário e planejar as decisões com base no cenário, mesmo sendo este incerto. É aí que o planejamento estratégico entra como ferramenta para auxiliar no direcionamento empresarial. 

Oferta e demanda

Promova uma análise de como seu produto pode ser útil naquele momento em específico e desenvolva seus atributos para que o público enxergue sua necessidade naquele momento. Em tempos de crise, a compra de produtos supérfluos tende a cair, então desenvolva o potencial do seu produto para que ele se mostre indispensável.

Essa promoção se dá com a identificação das necessidades do público, e a partir disso você pode determinar como seu produto supre tais necessidades.

Fazer a análise dos dados e métricas é imprescindível para acompanhar o desenvolvimento do produto em relação às expectativas do cliente, além de também retornar informações a respeito da concorrência. Os números são importantes ainda para o planejamento das negociações, ter em mente os preços vigentes no mercado e o valor agregado a marca e ao produto de acordo com as respostas mercadológicas.

Planejar no escuro

O princípio do planejamento estratégico é essencialmente a visão periférica e análise de questões mais profundas que impactam o dia-a-dia do negócio, no entanto, tratando-se de cenários desconhecidos os quais as crises se instalam é bastante dificultoso o processo de planejamento, principalmente pela falta de previsões e pela incerteza das poucas que são possíveis de serem feitas.

Por mais que sejam momentos difíceis, as crises na verdade podem incentivar o gestor a procurar caminhos muito bons para o negócio que não eram solicitados anteriormente. Esse é um período perfeito para a inovação! 

Os planos neste momento são feitos com um maior dinamismo e sendo atualizados com maior agilidade, o que propicia o melhor conhecimento do público e do mercado. O senso de urgência também incita novas metas e a preocupação a flor da pele em verificar o retorno da empresa.

Atualize seus conhecimentos e aprenda a gerir os negócios com sabedoria perante as crises. Conheça as especializações oferecidas pelo Instituto Monte Pascoal 

ANTERIOR PRÓXIMA