Importância da nutrição no tratamento do câncer

Importância da nutrição no tratamento do câncer

Uma boa nutrição é fundamental para uma boa saúde. E a nutrição se baseia na absorção e utilização dos nutrientes dos alimentos ingeridos para realização das funções vitais do organismo.

No tratamento do câncer, comer determinados tipos de alimentos antes, durantes e depois do tratamento, faz com que o paciente tenha uma melhor qualidade de vida, se sinta mais disposto e fortalece ainda mais seu organismo.

O câncer e seus tratamentos podem provocar efeitos colaterais que afetam diretamente na nutrição do paciente. A quimioterapia, hormonioterapia, radioterapia, cirurgia, imunoterapia e o transplante de medula óssea são terapias que afetam diretamente a nutrição dos pacientes. Órgãos afetados pela doença também pode acabar se tornando mais difícil a absorção de nutrientes para o organismo, podendo provocar a desnutrição do paciente. 

Neste contexto, se torna fundamental uma boa dieta, uma boa alimentação para auxiliar o tratamento, dar uma melhor qualidade de vida para o paciente durante o tratamento. Existe uma especialização que aborda exatamente esse assunto: a Terapia Nutricional Oncológica. Para saber mais sobre esse curso acesse

ANTERIOR PRÓXIMA