Sistema tradicionais de drenagem urbana

Sistema tradicionais de drenagem urbana

A acelerada urbanização, o desmatamento da vegetação natural, o intenso êxodo rural, a falta ou o mau planejamento das cidades têm acarretado problemas no espaço. Sendo alguns deles, a impermeabilização do solo, a erosão e o assoreamento dos rios e as enchentes, principalmente no período de cheias.

Portanto, com o intuito de apresentar soluções aos impasses com a drenagem desenvolve-se um sistema de drenagem urbana, que nada mais é do que o ato de escoar as águas pluviais para precaver inundações, possíveis danos materiais e humanos. O arranjo contempla pavimento das vias, guias e sarjetas, grelhas, galerias de águas pluviais, piscinões, córregos e rios, e outros.

O sistema tradicional de drenagem pode ser considerado por dois sistemas distintos, o Sistema Inicial de Drenagem e o Sistema de Macrodrenagem, ambos planejados e projetados mediante critérios diferenciados. O primeiro é projetado para atender a drenagem de precipitações com risco demorado e, o segundo, para atender precipitações superiores às de microdrenagem com riscos conforme os prejuízos humanos e materiais potenciais.

O Sistema Inicial de Drenagem, ou Microdrenagem, possui em sua composição pavimentos das ruas, guias e sarjetas, bocas de lobo, canais de pequenas dimensões e galerias de águas pluviais. Dimensionado para o escoamento de vazões de 2 a 10 anos de período de retorno, se bem projetado e mantido, praticamente elimina as inconveniências e interrupções decorrentes das inundações e enxurradas.

Já o Sistema de Macrodrenagem é composto, na sua maioria, por canais de maiores dimensões, arquitetados para vazões de 25 a 100 anos de período de retorno. Para o seu correto funcionamento necessita-se de prevenção e/ou minimização dos danos às propriedades, à saúde e perdas de vida das populações atingidas, seja por conseqüência das águas ou doenças de veiculação hídrica.

Esses sistemas, assim como o de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos e resíduos sólidos contribuem para melhorias na qualidade de vida, ambiental e de saúde. Contudo, independente da existência ou não de um sistema de drenagem adequado, o escoamento das águas das tormentas ocorrerá e é a sua qualidade que definirá se o impacto será de maior ou menor alcance na sociedade.

Pensar nas soluções de problemas urbanos é a nossa preocupação. Conheça um pouco mais do MBA Recursos Hídricos e Engenharia Sanitária "Dupla Certificação".

ANTERIOR PRÓXIMA