Objetivos
Oferecer um curso básico de Libras (Língua Brasileira de Sinais) se justifica por envolver vários aspectos sociais, educacionais e legais, latentes na sociedade brasileira atual, e a seguir elencamos alguns dos principais pontos que fundamentam a sua importância.
Em primeiro lugar a promoção da inclusão Social. A Libras é a língua natural das pessoas surdas do Brasil, e promover o seu aprendizado contribui para a inclusão social dos surdos, permitindo que se comuniquem mais efetivamente com ouvintes e participem democraticamente da sociedade. Além disso, garante o direito e acesso à comunicação que é básico a todo cidadão.
No Brasil, a Lei nº 10.436/2002 reconhece Libras como uma língua oficial, sendo a segunda língua oficial do país, e o Decreto nº 5.626/2005 regulamenta sua inclusão como disciplina curricular em escolas e universidades. Assim oferecer cursos de Libras também ajuda instituições e organizações a se adequarem legalmente a esse marco linguístico nacional. Os Cursos de Libras, também promovem maior conscientização sobre a cultura surda e as questões enfrentadas por essa comunidade, reduzindo o preconceito e promovendo uma sociedade mais justa e igualitária, gerando consciência e empatia por essas pessoas. Além disso, profissionais de várias áreas, como educação, saúde, serviços públicos e privados, podem se beneficiar do aprendizado de Libras para melhor servir ao público surdo. Isso melhora a qualidade dos serviços oferecidos e facilita o acesso de todos cidadãos à todos esses serviços. Finalmente, aprender uma segunda língua, como Libras, pode proporcionar benefícios cognitivos e abrir novas oportunidades de carreira, além de enriquecer pessoalmente ao permitir a comunicação com um novo grupo de pessoas, e oferece uma fundamentação essencial para promover uma comunicação eficaz e respeitosa com a comunidade surda, cumprindo com obrigações legais e éticas, e fomentando uma sociedade mais inclusiva.