
Marketing Pessoal
Com a competitividade no mercado de trabalho e o aumento da exigência torna-se ainda mais necessário os diferenciais do profissional, tanto nas suas competências quanto em suas habilidades, colaborando para o alcance de uma carreira de sucesso. Em uma constante atenção às demandas e na busca da contínua atualização profissional, o marketing pessoal surge como um ponto crucial no processo.
Além de ser considerado uma exigência no mercado de trabalho, o marketing pessoal é uma ferramenta para a pessoa desenvolver a sua marca pessoal. Assim, ele agrega três inteligências com motivações fundamentais - o instinto, a emoção e o intelecto, tornando-o um profissional elevado com um padrão de percepção e ação.
Para Sampaio, "o Marketing Pessoal define-se como um conjunto de ações e objetivos estratégicos para alcançar o sucesso pessoal e profissional, sem perder de vista as atitudes e comportamentos que conduzem a uma trajetória, que vai caracterizar tanto o âmbito pessoal, quanto o profissional e as qualidades e habilidades do indivíduo é que irão promover atitudes favoráveis à realização dos seus próprios objetivos de vida. (SAMPAIO, 2015 apud SILVA; GALINSKI, 2019).
Porém, para aperfeiçoar o marketing pessoal é necessário ter delineado um caminho preciso de sua carreira ou profissão.e onde se pretende chegar. O autoconhecimento é, portanto, o ponto de partida para o autodesenvolvimento. Portanto, não interessa apenas estar no local certo, mas sim saber aonde chegar, quais os objetivos a serem alcançados, ter ciência de como quer ser visto e planejar sua personalidade, relacionamentos e itens importantes para o andamento da carreira.
Outro ponto fundamental nesse processo é construir e manter relacionamentos pessoais e profissionais, isso por meio do networking. Como salienta Chiavenato (2006 apud Silva e Galinski, 2019), ""obviamente, além da própria empresa onde trabalha, a pessoa deve tornar-se conhecida no ambiente externo, seja com fornecedores, seja com clientes, e ampliar horizontes de sua agenda de conhecidos".
Em síntese, você é o vendedor da sua mão de obra e precisa mostrar seus pontos fortes e vantagens competitivas. Além disso, exige-se analisar o mundo exterior e identificar as ameaças do mercado, bem como os obstáculos que podem comprometer o sucesso profissional.
Conheça a Especialização em Liderança, Inteligência e Percepção Empresarial.
Referências:
SILVA, Ricardo Cauê da; GALINSKI, Márcia Célia. Marketing Pessoal: Planejamento e Estratégia para o Desenvolvimento Profissional. Disponível em. Acesso em: 29 out. 2019.