Público-alvo

Graduados em Enfermagem

Duração

26 módulos (1 final de semana por mês)

Carga horária total: 520 h


Dupla Certificação

380h - Enfermagem Urgência e Emergência

380h - Enfermagem em UTI

Objetivos

O objetivo da pós-graduação em Enfermagem e​m Urgência e Emergência e UTI (Dupla certificação) é preparar o enfermeiro para a assistência ao paciente crítico em ambiente pré e intra hospitalar, tendo como eixo central a complexidade que envolve o cuidado a esses pacientes, bem como o desempenho de procedimentos e manejo dos equipamentos essenciais para a manutenção do estado hemodinâmico. A área requer profissionais habilitados, com conhecimento das tecnologias invasivas, minimamente invasivas e não invasivas, diante disso, os alunos participam de aulas teórico-práticas com professores altamente capacitados, sendo, desta forma, qualificados para o mercado de trabalho.


Ao fim do curso o aluno receberá um certificado de Pós Graduação em Urgência e Emergência e um certificado de Pós Graduação em UTI.

Estrutura

  • Gerenciamento do serviço de enfermagem em unidades de urgência e emergência e UTI.
  • Segurança do paciente e do trabalhador e garantia de qualidade em serviços de saúde.
  • Avaliação e monitorização do paciente criticamente enfermo voltada para a sistematização da assistência de enfermagem.
  • Farmacoterapia aplicada.
  • Suporte de vida: básico, avançado e pediátrico avançado.
  • Metodologia da pesquisa científica.
  • Sistema cardiovascular I.
  • Sistema respiratório I.
  • Seminário integrador.
  • Docência do ensino superior.
  • Sistema neurológico e Emergência Psiquiátricas I.
  • Treinamento em punção intraóssea, máscara laríngea e PICC.

Enfermagem Urgência e Emergência

  • Biomecânica e cinemática do trauma/ Resgate veicular/ Assistência ao politraumatizado.
  • Fisiologia aeroespacial e resgate aeromédico.
  • Emergências obstétricas e pediátricas clínicas e traumáticas.
  • Proteção e salvamento de vidas humanas/ Resgate aquático.
  • Resgate na mata e ambientes de difícil acesso.
  • Vivências – Urgência e emergência I.
  • Vivências – Urgência e emergência II.

Enfermagem em UTI

  • Sistema neurológico e Emergência Psiquiátricas II.
  • Sistema renal/ nutricional/ gastrointestinal/ Endócrino.
  • Sistema cardiovascular II.
  • Sistema respiratório II.
  • Sistema hematológico/ Interpretação de exames.
  • Vivências – UTI I
  • Vivências – UTI II

Corpo Docente

» Marcelo Henrique da Costa › Doutor em Arte e Cultura Visual e Mestre em Cultura Visual pela FAV/UFG. Publicitário, Coordenador Geral de Comunicação da UEG, Professor titular do bacharelado em Cinema e Audiovisual da UEG, membro da SOCINE e sócio do INTERCOM. É pesquisador e extensionista da produção audiovisual com mídias móveis e de cunho experimental. Possui experiência em assessoria de comunicação, elaboração e gestão de projetos culturais.

» Christiane Moreira Souza › Doutora e Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da PPGENF/UFG. Possui Graduação em Enfermagem - Licenciatura e Bacharelado pela Faculdade de Enfermagem da FEN/UFG. Atualmente atua como Enfermeira na Rede de Emergência da Secretaria Municipal de Saúde - SMS/Goiânia, e é fiscal no Conselho Regional de Enfermagem de Goiás - COREN-GO.

» Fernanda Alves Ferreira Gonçalves › Doutora e mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da (PPGENF/UFG). Especialização em UTI pela UFG. Especialização em Cardiologia pelo Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrição da (CEEN/PUC-GO). Especialização em Ventilação mecânica pelo Centro de Estudos Avançados e Formação Integrada da Universidade de São Marcos em São Paulo (CEAFI-USM-SP). Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela UFG. Atuou como presidente do departamento de Enfermagem da SOTIEGO/AMIBAMIB. Atualmente é membro da Diretoria do Departamento de Enfermagem da AMIB. Líder do grupo de Pesquisa da Universidade Salgado de Oliveira (Universo) "Rede de Cuidados Críticos". Professora da Universo e de cursos de Pós-graduação, Supervisora de Enfermagem da UTI pós-operatória do Hospital das Clínicas da UFG (HC-UFG), Preceptora da Terapia Intensiva na Residência Multiprofissional em Saúde (HC-UFG).

» José de Arimatéa Cunha Filho › Doutor em Terapia Intensiva pela (SOBRATI-SP). Mestrado Profissional em UTI pela SOBRATI-SP. Especialização em UTI, Auditoria em Serviços de Saúde, Rede de Gestão ao Paciente Crítico pelo Hospital Sírio Libanês em São Paulo. Especialização em Fisioterapia Respiratória Pan pela (UnB). Especialização em Ventilação Mecânica pela Universidade Católica de Goiás (UCG). Graduação em Enfermagem e Fisioterapia. É servidor público efetivo pela Secretaria Estadual de Saúde de Goiás desde 1998, tendo atuado em Unidade de Terapia Intensiva e professor da Telessaúde UFG. É Membro da Sociedade Brasileira de Fisioterapia Respiratória e Terapia Intensiva do Estado de Goiás (ASSOBRAFIR) e Membro fundador da Associação Brasileira de Medicina Urgência e Emergência da Regional de Goiás (ABRAMURGEM-GO) e da Associação de Ensino e pesquisa do Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO).

» Linamar Teixeira de Amorim › Doutora em Sociologia (UFG). Mestrado em Sociologia pela UFG. Especialização em Formação Socioeconômica do Brasil. Graduação em Ciências Sociais pela (UFU). Tem experiência em docência e pesquisa em Sociologia, com ênfase em Políticas públicas. Atualmente é docente na UFG.

» Ludimila Cristina Souza Silva › Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da FM/UFG (FM/UFG). Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da (PPGENF/UFG). Especialização em Unidade de Terapia Intensiva pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), com Aperfeiçoamento em Ventilação Mecânica pelo Centro de Estudos Avançados e Formação Integrada da PUC (CEAFI/PUC). Atualmente é docente nos cursos de graduação em Enfermagem e Medicina da Faculdade Alfredo Nasser (Unifan).

» Maiana Regina Gomes de Sousa › Doutoranda na área temática de Segurança do Paciente, com realização de doutorado sanduíche na University of Montreal no Canadá. Mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da (PPGENF/UFG). Atualmente é Analista da Qualidade no Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER). Coordenadora da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (REBRAENSP) em Goiás. Membro fundador da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP). Membro do Núcleo de Estudos de Enfermagem em Gestão de Instituições de Saúde e Segurança do Paciente (NEGISP). Atuou como coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital de Urgências de Goiânia. Possui certificação de Avaliadora do Sistema Brasileiro de Acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA).

» Jhonathan Gonçalves da Rocha › Mestre em Biologia das Relações Parasito-Hospedeiro com Área de Concentração em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (Imunologia, Microbiologia e Parasitologia) pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde defendeu a dissertação intitulada "Efeitos do Laser de Baixa Potência na Leishmaniose Experimental: Avaliação sobre a lesão cutânea (in vivo) e efeitos sobre a leishmania (in vitro), sendo bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) e especialização lato sensu em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura (2012). Atualmente atua como Professor Instrutor I no curso de Medicina do Centro Universitário Alfredo Nasser, ministrando as disciplinas de Tutoria (PBL) e morfofuncional (Histologia) e nos Cursos de Biomedicina e Farmácia da mesma instituição, ministrando as disciplinas de Imunologia Básica e Clínica. É Biomédico do Laboratório Clínico da Pontifícia Universidade Católica de Goiás atuando como o responsável pelos setores de Liberação de Laudos e gestão da Qualidade. É integrante da Diretoria do Conselho Regional de Biomedicina da Terceira Região (CRBM/3) onde ocupa o cargo de Secretário na gestão (2019-2022). É diretor da Associação de Biomédicos da 3ª Região (ABM/3), onde atua como primeiro secretário e Orientador das Ligas Acadêmica de Hematologia e Banco de Sangue da PUC Goiás e de Hematologia do Centro Universitário Alfredo Nasser.

» Ana Cássia Mendes Ferreira › Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da PPGENF/UFG; formada em Enfermagem pela UNIRIO. Tem experiência em diversas áreas na Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, ensino, qualidade de vida, satisfação no trabalho, bioética, cuidados paliativos, obstetrícia e neonatologia, feridas complexas, tratamento de feridas. Professora universitária por 8 anos. Enfermeira em maternidade por 6 anos. Atualmente é Enfermeira do Governo do Distrito Federal, atuando na Coordenação da Comissão de Prevenção e Cuidados com a Pele e Estomas do Hospital Regional de Santa Maria/IGESDF.

» Cleiciane Vieira de Lima › Mestre em enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da (PPGENF/UFG). Especialização lato sensu em Docência do Ensino Superior, Urgência e Emergência e UTI. Graduação em Enfermagem e Terapia Ocupacional. Atualmente é Oficial Enfermeira do Comando de Operações Especiais do Exército Brasileiro. Integra o Comitê de Prevenção e Controle de HIV/Aids das Forças Armadas no Brasil (COPRECOS Brasil). Coordena o curso de Urgência e Emergência e UTI do INCURSOS. Tem experiência na área da enfermagem, com ênfase nos seguintes temas: Doenças infecciosas, Biossegurança, Gerenciamento de resíduos, Urgência e Emergência e Saúde mental. É membro do Núcleo de Ações Interdisciplinares em DST/HIV (NUCLAIDS).

» Giane Leandro de Araujo › Mestre em Enfermagem pela (UNIFESP). Especialização em Urgência e Emergência e em UTI, com aperfeiçoamento em Processos Educacionais na Saúde pelo Hospital Sírio Libanês. Enfermeira graduada pela Escola de Enfermagem da (USP). Atualmente é Enfermeira Sênior da Unidade de Terapia Intensiva Geral e Neurológica do Hospital Sírio Libanês em São Paulo. Enfermeira assistencial da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Vila Nova Star em São Paulo. Docente da Pós-graduação em Urgência e Emergência com ênfase em Atendimento Pré-Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em UTI, atuando principalmente nos seguintes temas: escala de coma de glasgow, assistência de enfermagem, trauma crânio-encefálico, trauma craniano e hipertensão intracraniana.

» Marcelo Elias Pereira › Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui pós-graduação em Farmácia Clínica - Pharmacológica e graduação em Farmácia e Bioquímica. Foi professor do curso de Farmácia da Faculdade Montes Belos ministrando as disciplinas de química geral, química analítica, físico-química, química orgânica, farmacocinética, Farmacologia I e Toxicologia. Coordenou a Pós-Graduação em Farmácia Clínica pela Faculdade Montes Belos. Também foi professor da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), ministrando as disciplinas de Química analítica I, Química analítica II, Físico-química e Farmacodinâmica e farmacocinética I para o curso de Farmácia e Farmacologia para o curso de Psicologia. É professor da Faculdade Alfredo Nasser (Unifan), ministrando as disciplinas de Química Analítica, Físico-química, Toxicologia no curso de Farmácia, Farmacologia clínica no curso de Enfermagem, Análises Toxicológicas no curso de Biomedicina e Habilidades Terapêuticas I, Habilidades Terapêuticas II e Tutoria no curso de Medicina. Farmacêutico e Bioquímico. Atualmente é docente na Universo e Unifan.

» Aparecido Eduardo Araujo de Sousa › Especialista em Enfermagem em Urgência e Emergência com ênfase no Atendimento Pré-Hospitalar (APH) pela Faculdade de Ciências Médicas do Hospital Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Especialização em Enfermagem em Cuidados Intensivos e de Emergência ao Recém-nascido, Criança e Adolescente pela Faculdade de Medicina da span style="cursor:help;" title="Faculdade de Medicina da Cidade de São Paulo"> FMUSP). Atualmente é Enfermeiro Assistencial do Suporte Básico e Avançado de Vida Inter Hospitalar; Enfermeiro do resgate aéreo para pacientes de baixa a alta complexidade; Enfermeiro Assistencial da UTI móvel Neonatal e Pediátrica. Enfermeiro Responsável Técnico em Serviço APH do Grupo Jardim Paulista Emergências Médicas (JP-SALVA) e professor de Urgência e Emergência com ênfase no Atendimento Pré-Hospitalar (APH) na Faculdade Ciências Médicas Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).

» Carolina Costa e Silva › Especialização em Enfermagem Cardiológica com Aperfeiçoamento em Ventilação Mecânica para Enfermeiros pelo Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrição da (CEEN/PUC-GO). Graduação em enfermagem pela (UFG). Atualmente é servidora pública na Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) atuando como Enfermeira na área de Atendimento Pré-

» Dilmy de Oliveira Rangel › Enfermeiro. Especialização em Urgência e Emergência pelo Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrição da (CEEN/PUC-GO). Possui ampla experiência em serviços de Urgência e Emergência e transporte aeromédico, tendo atuado no Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO), Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (HUGOL) e em empresas de transporte aeromédico. Atualmente é Professor, Enfermeiro do Pronto-Socorro do Hospital das Clínicas (HC-GO), Presidente da Cooperativa Personalitty Serviços em Saúde e Diretor Aeromédico CTA Aviação.

» Hárisson de Abreu Pancieri › Especialização em gestão e segurança ambiental pela (UFG). Graduação em Direito pela UFG e em Educação Física pela Escola Superior de (ESEFEGO). É Coronel da reserva do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, com 30 anos de atuação. Chefiou o Grupamento de Resgate, o Segundo Grupamento dos Bombeiros, a Academia de Formação dos Bombeiros, o Serviço de Relações Públicas dos Bombeiros e o Comando Regional das Regiões Sul e Sudoeste do Estado. Possui vasta experiência em resgate e gerenciamento de catástrofes.

» Alex David Pietro › Pós-graduação de Enfermagem em Cardiologia pela (UNIFESP). Pós-graduação em Administração Hospitalar pela (UNICID/IPESSP). Pós-graduação de Enfermagem em Terapia Intensiva pela UNIFESP. Pós-graduação E.A.D. em Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Graduação em Enfermagem pela Universidade de Marília (Unimar). Cursando Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária em Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). Método de Análise e Solução de Problemas (MAPS) na qualidade de aluno especial pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Iniciando suas atividades em 2009 como Enfermeiro assistencial, posteriormente Gerente do AMA Vila Piauí pelo Instituto de Responsabilidade Social Sírio Libanês. Em 2012 começou suas atividades assistenciais pelo SBIB Albert Einstein no Ama 24h Paraisópolis. Atualmente atua como gerente de Enfermagem pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) pelo Pronto Socorro Municipal Dr Caetano Virgílio Netto em São Paulo.

Coordenação

Cleiciane Vieira de Lima
Nº COREN: 000.242.262

Mestre em enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da (PPGENF/UFG). Especialização lato sensu em Docência do Ensino Superior, Urgência e Emergência e UTI. Graduação em Enfermagem e Terapia Ocupacional. Atualmente é Oficial Enfermeira do Comando de Operações Especiais do Exército Brasileiro. Integra o Comitê de Prevenção e Controle de HIV/Aids das Forças Armadas no Brasil (COPRECOS Brasil). Coordena o curso de Urgência e Emergência e UTI do INCURSOS. Tem experiência na área da enfermagem, com ênfase nos seguintes temas: Doenças infecciosas, Biossegurança, Gerenciamento de resíduos, Urgência e Emergência e Saúde mental. É membro do Núcleo de Ações Interdisciplinares em DST/HIV (NUCLAIDS).

PRINCIPAIS DIFERENCIAIS

O Instituto Monte Pascoal é uma empresa reconhecida no oferecimento de Pós-graduação e de cursos de extensão, com ênfase na área da saúde, vindo de uma história com mais de 10 anos, inicialmente em Goiânia. As atividades do Instituto Monte Pascoal obtiveram tamanho sucesso que permitiu sua expansão para novas unidades de negócios em vários Estados. Dessa forma, tem um nome forte em todo o Brasil, facilitando a empregabilidade dos alunos nas diversas regiões do País.

A Pós-graduação em "Urgência e Emergência e UTI" foi pioneira na área, tendo se destacado pelo formato de dupla certificação e pelas aulas práticas revolucionárias, conforme mencionado abaixo; é, portanto, reconhecida como uma das melhores do País.

Nosso curso oferece módulos teóricos e práticos, além de estágio em ambas as áreas (Urgência e Emergência e UTI).

Dentre as aulas práticas, o curso oportuniza a realização de módulos de:

  • Resgate na mata e ambientes de difícil acesso - com prática de rapel;
  • Monitorização hemodinâmica, com prática de PVC, PAM e PIA;
  • Resgate aquático - realizada com Coronel do corpo de Bombeiros;
  • Treinamento em punção intraóssea, máscara laríngea e PICC – geralmente são oferecidos como cursos de extensão e aqui você terá a oportunidade de adquirir essas habilidades dentro do curso, sem precisar pagar a mais por isso.
  • Resgate veicular;
  • Transporte aeromédico (aeroremoção);
  • Suporte básico, avançado e pediátrico avançado de vida, entre outros.

Além disso, os professores do Instituto Monte Pascoal são altamente capacitados (ver quadro de professores aqui) e a instituição oferece estrutura física e organizacional diferenciadas, venha fazer-nos uma visita.

INVESTIMENTO

Para saber o valor do investimento, ou saber mais informações sobre este curso, preencha o formulário abaixo e fale com um de nossos consultores.

SAF - Sistema de avaliação de frequência

Para obter o Certificado Final do Programa, o participante deve ser aprovado tanto nos trabalhos e/ou provas presenciais realizados em cada módulo do curso quanto no Trabalho de Conclusão de Curso.

Assim sendo, será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências:

  • Aproveitamento de, no mín., 70% do curso, isto é, nota final igual ou superior a 7,0 em cada uma das disciplinas;
  • Frequência mínima de 75% da carga horária total de cada disciplina;
  • Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.

Pré-requisitos para inscrição

Através de formulário próprio acompanhado de:

  • Cópia Autenticada do diploma de graduação;
  • Cópia Autenticada do RG;
  • Cópia Autenticada do CPF;
  • Duas fotos 3x4.

#EUESPECIALISTA

Mais que um plano de carreira. Um plano de vida.
Não perca tempo! Inscreva-se agora mesmo nesta turma.

* A instituição se reserva o direito de alterar qualquer uma das informações acima, de acordo com sua necessidade, a qualquer momento, sem aviso prévio.

Saiba mais...

  Aguarde!!! Carregando Dados.
 
Código de segurança:   BAWEV
Aguarde!!! Enviando dados...