Público-alvo

Engenheiros civis, arquitetos, geólogos e graduados de áreas afins.

Duração

26 módulos (1 final de semana por mês)

Carga horária total: 520h


Dupla Certificação

360h - Engenharia de Estruturas

360h - Engenharia Geotécnica

Objetivos

Subsidiar os profissionais com conhecimentos em Engenharia Geotécnica e Engenharia de Estrutural, ampliando e acrescentando conhecimentos nestas áreas a profissionais de Engenharia e Arquitetura que atuam em empresas privadas e empresas públicas.

Estrutura

  • Introdução à Engenharia de Estruturas e à Engenharia Geotécnica.
  • Projeto de Estruturas de Contenção.
  • Projeto de Estruturas de Concreto e Fundações Com auxilio de Software I.
  • Projeto de Estruturas de Concreto e Fundações com auxilio de software II.
  • Dimensionamento de Estruturas e Fundações Considerando Interação Solo-Estrutura.
  • Projeto de Estruturas submetidas à Carregamentos Dinâmicos.
  • Projeto de Estruturas de Pontes.
  • Projeto de Fundações de Pontes.
  • Metodologia da pesquisa Científica.
  • Seminário Integrador.

Engenharia de Estruturas

  • Concepção e Análise de Estruturas.
  • Estruturas de Concreto Protendido I.
  • Estruturas de Concreto Protendido II.
  • Estruturas de Concreto Protendido III.
  • Estruturas Metálicas em Perfis Laminados e Soldados.
  • Estruturas Metálicas em Perfis Formados a Frio.
  • Estruturas Mistas e Ligações em Estruturas Metálicas.
  • Projeto de Estruturas em aço.

Engenharia Geotécnica

  • Mecânica dos Solos aplicada à Fundações.
  • Dimensionamento e Detalhamento de Fundações Rasas.
  • Dimensionamento e Detalhamento de Fundações Profundas.
  • Projeto de Reforço de Fundações.
  • Projeto de Reforço de Solos e Taludes.
  • Projeto de Fundações para Silos e outras edificações industriais.
  • Projeto de Fundações para Estruturas pré-moldadas e Estruturas Metálicas.
  • Patologia, Recuperação e Reforço de Estruturas e Fundações.

Corpo Docente

» Paulo Márcio Fernandes Viana › Pós-doutorado em Geotecnia pela Universidade de Brasília (UnB). Doutorado e mestrado em Geotecnia pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC). Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Obteve as seguintes premiações e homenagens: Prêmio Petrobrás de Tecnologia (v. 1998 - Aluno de mestrado e 2006 - Orientador IC), Petrobrás. Homenagem USP e UEG - Referente ao prêmio Petrobrás. Prêmio Tecnologia Social Banco do Brasil, Banco do Brasil. Prêmio Icarahy da Silveira, ABMS. Homenagem USP - Referente ao prêmio Icarahy da Silveira/ABMS, USP. Foi delegado brasileiro da ABMS no YGEC2000 / Southamptom - UK, British Society of Geotecnical Engineering (BSGE). Atualmente é professor efetivo no curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Docente efetivo do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UEG e Colaborador do Programa de Mestrado na área de Geotecnia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Diretor Técnico do Laboratório Técnico e Engenharia Ltda (LTEC) com experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Mecânica dos Solos, atuando principalmente nos seguintes temas: Geossintéticos, fundações, dutos enterrados, obras de terra e drenagem.

» Alessandra Luciano Carvalho › Pós-doutorado pela Universidade de Brasília (UnB). Doutorado em Estruturas e Construção Civil pela UFD. Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduação em Engenharia Civil pela UFG. Atualmente é professora adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Gestora de engenharia civil pela Agência Goiana de Transportes e Obras (AGETOP). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas de Concreto, atuando principalmente nos seguintes temas: concreto armado, lajes cogumelo, concreto protendido, normas e manifestações patológicas.

» Rodrigo Carvalho da Mata › Doutor em Engenharia de Estruturas pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em projeto e execução de edifícios em Alvenaria Estrutural, Paredes de Concreto, Estruturas de Concreto pré-fabricados e Controle Tecnológico de obras civis.

» Alaor Leandro Rosa › Doutor em Engenharia de Estruturas pela Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com Doutorado Sanduíche na E.T.S.I. de Caminos, Canales y Puertos da Universidad de Castilla-La Mancha (UCLM) na Espanha. Mestrado e graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Atualmente colabora com o Programa de Pós-Graduação em Projeto e Produção de Estruturas Metálicas e Mistas com Ferramentas da Indústria 4.0 do Instituto de Tecnologia para Industrialização das Edificações (ITIE), no âmbito do conceito pedagógico em Inteligências Multiconstrutivas (IMC2). Tem interesse no Desenvolvimento de Sistemas Estruturais Modulares para Industrialização das Construções; Projeto Mecânico e Estrutural de Máquinas de Elevação e Transporte de Cargas; Estudo da Resposta Mecânica de Materiais Estruturais e Métodos Numéricos em Mecânica Computacional atuando, principalmente, nos seguintes temas: Análise das Deformações e dos Processos de Dano-Fratura na Ruptura Frágil, Quase-Frágil, Fratura Elastoplástica e Fadiga; Modelagem Numérica de Descontinuidades Através do Método dos Elementos Finitos; Simulação Numérica das Respostas Não-Linear Física e Não-Linear Geométrica de Elementos Estruturais; Estudo da Resposta em Fratura Devido às Solicitações Dinâmicas; Caracterização das Propriedades Mecânicas dos Compósitos de Cimento e Fibras.

» Angelo Rubens Migliore › Doutor em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSC). Mestrado em Engenharia de Estruturas pela Universidade de São Paulo (USP). Especialização em Estruturas de Concreto. Graduação em Engenharia Civil pelo Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (UNIFEB). Atualmente é docente em cursos de pós-graduação ligados à Engenharia de Estruturas (Unilins, Sociesc, Incursos, Metrocamp, Unidavi, Idd e FAG). Sócio-proprietário da empresa Migliore & Pastore Engenharia Ltda. Diretor Regional da ABECE São José do Rio Preto. Tem experiência na área de Engenharia Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: Estruturas de Concreto armado, protendido e pré-moldado e Ensino superior. Atua profissionalmente na área de projetos de estruturas de concreto armado, protendido e pré-moldado, tendo realizado mais de 1.800 serviços de Engenharia Civil desde 1981.

» Ademar de Azevedo Cardoso › Doutor pela Universidade de São Paulo (USP). Professor titular da Faculdade de Engenharia da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Atua na área de Engenharia de Estruturas, com ênfase em estruturas metálicas e nas indústrias automobilística e sucroenergética. Temas de interesse: análise de componentes e estruturas através do método dos elementos finitos; treinamentos teoria e prático no uso do método dos elementos finitos; treinamento em Análise de Fadiga; análise de estruturas metálicas; análise de componentes pela norma ASME; desenvolvimento de programas de computador para cálculo de durabilidade de componentes.

» Eder Chaveiro Alves › Doutorando em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestrado em Engenharia Civil pela UFG. Graduação em Engenharia Civil pela UFG.

» Breno Breseghelo do Nascimento › › Mestre em andamento em Geotecnia e Construção Civil pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialização em Estruturas de Concreto e Fundações pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

» Byl Farney Rodrigues da Cunha Junior › Mestre em Engenharia Civil (Estruturas) pelo PPG-GECON da Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Coordenador de Pós-Graduação em Engenharia no Instituto Nacional de Cursos (INCURSOS). Tem experiência na área de Engenharia Civil. Atualmente é Engenheiro Civil Sênior (Estruturas/Fundações) na Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO). Tem experiência na área de Engenharia Civil, atuando nos seguintes temas: Análise Dinâmica de Estruturas, Análise e Dimensionamento de Estruturas de Concreto Armado e Estruturas Metálicas.

» Cleverson Gomes Cardoso › Mestre em Estruturas e Construção Civil pela Universidade de Brasília (UNB). Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Gestor de engenharia da Agência Goiana de Obras e Transporte e docente da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Docente do curso de Pós-Graduação em Projetos de Estruturas e Fundações do Instituto Monte Pascoal. Tem experiência na área de Engenharia Civil, Estruturas Metálicas - Projeto e Consultoria. Experiência em dinâmica da estrutura.

» Danillo Rodrigues de Sá Godoi › Mestre em Atenção à Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. (PUC-GO). Especialização em Farmacoterapia e Interações Medicamentosas na Farmácia Clínica pela Universidade Paulista (UNIP). Especialização em Assuntos Regulatórios com Ênfase em Registro de produtos pela Faculdade Arthur Thomas (FAT/PR). Especialização em Epidemiologia, Vigilância e Gestão de Serviços de Saúde pela Faculdade Arthur Thomas (FAT/PR) Especializando em Saúde Estética Interdisciplinar Avançada pela CENSUPEG/RJ. Auditor de Sistemas de Qualidade na Área Farmacêutica. Gestor de Sistemas de Qualidade na Área de Importação de Correlatos e Distribuição de Medicamentos, Saneantes, Cosméticos e Produtos para Saúde. Consultor em Assuntos Regulatórios Junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Coordenador e Docente em Pós-Graduações. Pesquisador em Ciências da Saúde. Membro da Comissão de Serviços Clínicos do CRF/GO. Membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Membro da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde SBRAFH.

» Edilene Muniz de Oliveira › Mestre em Engenharia de Estruturas pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui experiência em Análise e Dimensionamento de Estruturas de Concreto Pré-Moldadas atuando em projeto e em pesquisa.

» Fábio Pessoa da Silva Nunes › Mestre em Estruturas e Construção Civil pela Universidade de Brasília (UnB). Graduação em Engenharia pela Universidade Católica de Salvador (UCSal).

» Rangel Costa Lage › Mestrando em Engenharia de Estruturas pela Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Campinas (FEC-UNICAMP). Diretor e Engenheiro Estrutural na Somma Cálculo Estrutural (escritório de cálculo estrutural localizado em Campinas-SP), com ampla experiência em gerenciamento e cálculo de projetos estruturais de empreendimentos habitacionais, comerciais e industriais em Alvenaria Estrutural e Concreto Armado. Especialização em Projetos de Estruturas pela FEC-UNICAMP. Diretor-adjunto da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE), regional de São Paulo. Professor no Instituto Monte Pascoal, nos cursos de MBA em Projetos de Estruturas e Fundações e MBA em Gerenciamento, Planejamento e Execução de Obras.

» José Afonso Gayoso de Sousa Neto › Especialista em Saúde e Segurança no Trabalho pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Projeto de Estruturas de Aço e Mistas para Edifícios pela (FATESG/SENAI-GO). Especialista em Projetos de Estruturas de concreto, fundações e Pontes pela DALMASS. Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Goiás (UCG). Atua principalmente nos seguintes temas: estruturas de aço, estruturas mistas aço e concreto, perícias, reforços e recuperações estruturais e estruturas de aço em situação de incêndio. Possui experiência profissional na área de projetos de estruturas aço desde 2003, tendo participado de projetos de edifícios de múltiplos andares, galpões, hangares, ampliações industriais, comerciais e coberturas de estádios de futebol, dentre outras. Trabalhou como Chefe do Departamento de Projetos de uma grande empresa de estruturas metálicas, participando ativamente dos processos de fabricação e montagem dos mais variados tipos de estruturas. Atuou como engenheiro residente em obras de concreto pré-fabricado e nas obras do Centro de Tiro Esportivo e Complexo de Hipismo dos Jogos Pan-americanos de 2007. Atua com professor de Estruturas no curso de Graduação em Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo da Uni-Araguaia. Compõe o quadro docente de diversos cursos de Pós-Graduação em Estruturas, gerenciamento de obras e perícias em engenharia.

» Luiz Otávio Guedes › MBA em Gestão de Projetos em Engenharia e Arquitetura pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG). Especialização em Engenharia da Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialização em Gestão e Gerenciamento de Obras pela UFG. Pós-graduação em Projeto de estruturas Metálicas Prediais pela FATESG. Graduação em Engenharia Civil pela UFG. Técnico em Edificações pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET).

» Ricardo Veiga › Especialista em Docência Universitária pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Mais de 35 anos de carreira. Possui Experiência na área de estruturas de concreto. Delegado da Regional Goiânia da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE).

Coordenação

Byl Farney Rodrigues da Cunha Junior
CREA 13.260/D-GO

Mestre em Engenharia Civil (Estruturas) pelo PPG-GECON da Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Coordenador de Pós-Graduação em Engenharia no Instituto Nacional de Cursos (INCURSOS). Tem experiência na área de Engenharia Civil. Atualmente é Engenheiro Civil Sênior (Estruturas/Fundações) na Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO). Tem experiência na área de Engenharia Civil, atuando nos seguintes temas: Análise Dinâmica de Estruturas, Análise e Dimensionamento de Estruturas de Concreto Armado e Estruturas Metálicas.

PRINCIPAIS DIFERENCIAIS

Corpo docente extremamente experiente e qualificado, parcerias com as grandes empresas de softwares de cálculo estrutural como TQS e AltoQi, aulas práticas em sala de aula com os alunos elaborando projetos estruturais e de fundações com a orientação de profissionais com larga experiência acadêmica e de campo e utilizando os mais modernos softwares de cálculo estrutural no brasil. Outro diferencial importantíssimo para o mercado competitivo moderno: o curso aborda concreto armado, concreto protendido, estruturas metálicas, alvenaria estrutural e estruturas pré-moldadas, ou seja, o profissional não precisa fazer 3 ou 4 pós graduações distintas pois o nosso curso oferta tudo isso de forma integrada.

Recomendamos este curso a todos os profissionais de engenharia civil que desejam se aprofundar nos conceitos e na pratica de elaboração de projetos estruturais, pois esta área permite ao profissional uma atuação autônoma. É uma bela oportunidade para que o engenheiro civil tenha contato com estes softwares (a instituição, através de suas parcerias, possui as licenças para usar nas aulas) e orientados por grandes profissionais que trabalham diariamente com grandes projetos no brasil.

INVESTIMENTO

Para saber o valor do investimento, ou saber mais informações sobre este curso, preencha o formulário abaixo e fale com um de nossos consultores.

SAF - Sistema de avaliação de frequência

Para obter o Certificado Final do Programa, o participante deve ser aprovado tanto nos trabalhos e/ou provas presenciais realizados em cada módulo do curso quanto no Trabalho de Conclusão de Curso.

Assim sendo, será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências:

  • Aproveitamento de, no mín., 70% do curso, isto é, nota final igual ou superior a 7,0 em cada uma das disciplinas;
  • Frequência mínima de 75% da carga horária total de cada disciplina;
  • Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.

Pré-requisitos para inscrição

Através de formulário próprio acompanhado de:

  • Cópia Autenticada do diploma de graduação;
  • Cópia Autenticada do RG;
  • Cópia Autenticada do CPF;
  • Duas fotos 3x4.

#EUESPECIALISTA

Mais que um plano de carreira. Um plano de vida.
Não perca tempo! Inscreva-se agora mesmo nesta turma.

* A instituição se reserva o direito de alterar qualquer uma das informações acima, de acordo com sua necessidade, a qualquer momento, sem aviso prévio.

Saiba mais...

  Aguarde!!! Carregando Dados.
 
Código de segurança:   JOOTG
Aguarde!!! Enviando dados...