Público-alvo

Farmacêuticos, enfermeiros, biomédicos, biólogos e médicos.

Duração

25 módulos (1 final de semana por mês)
Carga horária total: 500h


Dupla Certificação

380h - Hematologia Clínica e Banco de Sangue

360h - Hemoterapia e Terapia Celular

Objetivos

O curso de Hematologia Clínica e Banco de Sangue, Hemoterapia e Terapia Celular, possui um contexto interdisciplinar com vistas a colaborar com os profissionais no desenvolvimento de conhecimentos específicos da área da hematologia clínica, citomorfologia hematológica, assim como processos de trabalho em todo ciclo produtivo do sangue em serviços de hemoterapia,
inclusive no gerenciamento e planejamento laboratorial, hemoderivados e produtos criopreservados, imuno-hematologia laboratorial incluindo transplante de medula óssea, fenotipagem e painel de hemácias.

Estrutura

  • Hematologia Forense
  • Anemias Carenciais
  • Imunohematologia clínica e laboratorial I e II
  • Anemias Hereditárias e Hemolíticas
  • Hemostasia e Coagulação
  • Leucoses e Neoplasias Hematológicas I e II
  • Diagnósticos Moleculares em Hematologia
  • Interpretação Clínica do Hemograma
  • Citometria de Fluxo
  • Gestão e Controle de Qualidade na Hemoterapia
  • Metodologia da Pesquisa Científica
  • Hemoterapia e Urgência e Emergência
  • Ciclo do Sangue e Provas de Compatibilidade
  • Citomorfologia Hematológica I, II, III e IV
  • Aspectos Assistenciais e laboratoriais da terapia transfusional
  • Terapia celular
  • Produção e Armazenamento de Hemocomponentes
  • Diagnóstico de Doenças Transmissíveis por Transfusão de Sangue
  • Captação e Triagem de Candidatos a Doação de Sangue
  • Seminário Integrador

Corpo Docente

» Keila Correia de Alcântara › Doutora em medicina tropical com área de concentração em Imunologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em medicina tropical na mesma área de concentração pela UFG.

» Luciana Pinheiro Vaz › Doutoranda em ciências da saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestrado em genética pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Especialização em anatomia patológica (citologia esfoliativa) pela CBM.

» Telma Ingrid Borges de Bellis Kuhn › Mestre em Análises Clínicas pela Universidade Santo Amaro (Unisa). Especialização em Hematologia e Hemoterapia Laboratorial pela Academia de Ciência e Tecnologia de São José do Rio Preto (AC&T). MBA Gestão em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduação em Farmácia e Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas Oswaldo Cruz. Foi diretora de tecnologia e implantação de novos negócios pelo Centro de tecnologia celular (CordCell). Gerente da qualidade do grupo São Lucas. Coordenadora do laboratório de Imuno-hematologia e da área de educação corporativa do Hemocentro São Lucas. Farmacêutica e gerente da qualidade do Instituto Hematologia e Oncologia (Hemomed.) Atuou também como docente da pós-graduação em Hematologia e Hemoterapia da Faculdade SENAC. Experiência em Hematologia, hemoterapia (Imuno-hematologia, Controle da Qualidade do sangue, Sorologia e Biologia Molecular), Tecnologia Celular e Gestão da Qualidade.

» Rodrigo Luís Taminato › Mestre em Farmacologia, Anestesiologia e Terapêutica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Especialista em Hematologia Clínica e Onco-Hematologia Molecular e Laboratorial pela Academia de Ciências e Tecnologia da Faculdade de Medicina de Rio Preto em São Paulo.

» Jhonathan Gonçalves da Rocha › Mestre em Biologia das Relações Parasito-Hospedeiro com Área de Concentração em Biologia da Relação Parasito-Hospedeiro (Imunologia, Microbiologia e Parasitologia) pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (UFG), sendo bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG) e especialização lato sensu em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Brasileira de Educação e Cultura (FABEC). Atualmente atua como Professor Instrutor I no curso de Medicina da Faculdade Alfredo Nasser (Unifan), ministrando as disciplinas de Tutoria (PBL) e Morfofuncional (Histologia) e nos Cursos de Biomedicina, Farmácia e Enfermagem da mesma instituição, ministrando a disciplina de Imunologia. É Biomédico do Laboratório Clínico da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) atuando como o responsável pelos setores de Liberação de Laudos e Gestão da Qualidade. É integrante da Diretoria do Conselho Regional de Biomedicina da Terceira Região (CRBM/3) onde ocupa o cargo de Secretário na gestão (2019-2022). É membro da Associação de Biomédicos da 3ª Região (ABM/3), onde atua como primeiro secretário e Orientador da Liga Acadêmica de Hematologia e Banco de Sangue da PUC-GO.

» Silvia Leão Bonifácio › Especialista em Análises Clínicas. Possui graduação em Licenciatura e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é Coordenadora de Laboratório da Agência Transfusional do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo e Coordenadora do Departamento de Controle de Qualidade do sangue da Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo. Membro do Grupo de Assessoramento Técnico do Programa Nacional de Qualificação da Hemorrede, organizado pela Coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados - Ministério da Saúde.

» Marcia Bernadino de Carvalho Polite › Especialização em Sorologia pela Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH). Pós-graduação em Hemoterapia pelo SENAC de São Paulo. Graduação em Biomedicina pela Universidade Santo Amaro (UNISA). Atuou como Coordenadora do Laboratório de Sorologia e Diagnóstico Molecular de Doenças Transmissíveis pelo Sangue do Banco de Sangue do Hospital Albert Einstein em São Paulo por mais de 20 anos. Inúmeras publicações científicas e participações em Congressos da especialidade no Brasil e Exterior.

» Ana Lúcia Girello › Mestre-profissionalizante em Análises Clínicas pela Universidade de Santo Amaro de São Paulo (Unisa-SP). Graduação em Propaganda e Marketing pela Escola Superior de Propaganda de Marketing (ESPM). Graduação em Biomedicina pela Unisa. Especialização em Desenho Artístico e Publicitário pela Escola Panamericana de Artes. Ampla vivência como docente e coordenadora de cursos da área de Hematologia e Hemoterapia em níveis Técnico, Graduação, Pós-Graduação. Autora do livro: Fundamentos da Imuno-hematologia laboratorial, 4ª ed. Ed. Senac SP, 2016. Consultora em Imuno-hematologia para a Empresa Bio-Rad Laboratórios Brasil. Diretora de Marketing Científico da empresa Byoline Corporation.

» José Carlos Rodrigues › Especialização em hematologia clínica e oncohematologia molecular pela Academia de Ciências e Tecnologia da CBM.

Coordenação

Luciana Pinheiro Vaz

Doutoranda em ciências da saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestrado em genética pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Especialização em anatomia patológica (citologia esfoliativa) pela CBM.

Telma Ingrid Borges de Bellis Kuhn
CRF-SP 20807

Mestre em Análises Clínicas pela Universidade Santo Amaro (Unisa). Especialização em Hematologia e Hemoterapia Laboratorial pela Academia de Ciência e Tecnologia de São José do Rio Preto (AC&T). MBA Gestão em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduação em Farmácia e Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas Oswaldo Cruz. Foi diretora de tecnologia e implantação de novos negócios pelo Centro de tecnologia celular (CordCell). Gerente da qualidade do grupo São Lucas. Coordenadora do laboratório de Imuno-hematologia e da área de educação corporativa do Hemocentro São Lucas. Farmacêutica e gerente da qualidade do Instituto Hematologia e Oncologia (Hemomed.) Atuou também como docente da pós-graduação em Hematologia e Hemoterapia da Faculdade SENAC. Experiência em Hematologia, hemoterapia (Imuno-hematologia, Controle da Qualidade do sangue, Sorologia e Biologia Molecular), Tecnologia Celular e Gestão da Qualidade.

Ana Lúcia Girello

Mestre-profissionalizante em Análises Clínicas pela Universidade de Santo Amaro de São Paulo (Unisa-SP). Graduação em Propaganda e Marketing pela Escola Superior de Propaganda de Marketing (ESPM). Graduação em Biomedicina pela Unisa. Especialização em Desenho Artístico e Publicitário pela Escola Panamericana de Artes. Ampla vivência como docente e coordenadora de cursos da área de Hematologia e Hemoterapia em níveis Técnico, Graduação, Pós-Graduação. Autora do livro: Fundamentos da Imuno-hematologia laboratorial, 4ª ed. Ed. Senac SP, 2016. Consultora em Imuno-hematologia para a Empresa Bio-Rad Laboratórios Brasil. Diretora de Marketing Científico da empresa Byoline Corporation.

INVESTIMENTO

Para saber o valor do investimento, ou saber mais informações sobre este curso, preencha o formulário abaixo e fale com um de nossos consultores.

SAF - Sistema de avaliação de frequência

Para obter o Certificado Final do Programa, o participante deve ser aprovado tanto nos trabalhos e/ou provas presenciais realizados em cada módulo do curso quanto no Trabalho de Conclusão de Curso.

Assim sendo, será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências:

  • Aproveitamento de, no mín., 70% do curso, isto é, nota final igual ou superior a 7,0 em cada uma das disciplinas;
  • Frequência mínima de 75% da carga horária total de cada disciplina;
  • Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.

Pré-requisitos para inscrição

Através de formulário próprio acompanhado de:

  • Cópia Autenticada do diploma de graduação;
  • Cópia Autenticada do RG;
  • Cópia Autenticada do CPF;
  • Duas fotos 3x4.

#EUESPECIALISTA

Mais que um plano de carreira. Um plano de vida.
Não perca tempo! Inscreva-se agora mesmo nesta turma.

* A instituição se reserva o direito de alterar qualquer uma das informações acima, de acordo com sua necessidade, a qualquer momento, sem aviso prévio.

Saiba mais...

  Aguarde!!! Carregando Dados.
 
Código de segurança:   WXGYA
Aguarde!!! Enviando dados...