Público-alvo

Profissionais com Diploma de Curso Superior nas áreas da Saúde, Humanas e Sociais Reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE).

Duração

19 módulos ( 1 final de semana por mês )
Carga horária total: 380h

Objetivos

Oferecer conhecimento teórico, metodológico e estimular o desenvolvimento de competências técnicas e habilidades para atuação de profissionais junto a indivíduos e/ou populações diante dos processos de morrer, morte, perdas e luto, em diferentes contextos.

Estrutura

  • Estudos sobre a Tanatologia
  • Perdas e Luto
  • A morte e o Luto nos Ciclos do Desenvolvimento: Infância e Adolescência
  • A morte e o Luto nos Ciclos do Desenvolvimento: Adulto e Idoso
  • Saúde Mental nos Ciclos de Vida
  • Saúde Preventiva e Promoção da Saúde
  • Psicopatologia na Morte e no Luto
  • O luto por Suicídio
  • A morte e o Luto nas Instituições: Hospital, Escola, Organizações
  • Cuidados Paliativos: Assistência e Humanização
  • Sexualidade
  • A equipe Multiprofissional nos Cuidados Paliativos e Questões Éticas
  • Cuidando dos Cuidadores
  • Intervenções Terapêuticas no Processo de Luto
  • Psicoterapia de Grupo
  • Técnicas e Atividades no Manejo do Luto e a Relação Terapêutica
  • Psicofarmacologia
  • Metodologia de Pesquisa Científica
  • Seminário Integrador

Corpo Docente

» Carolina Gonçalves de Freitas Fonseca › Mestre em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília, Psicóloga Clínica, Psicopedagoga, Sexóloga, Especialista em Educação Sexual. Atua na área de psicologia clínica com adultos, terapia de casal e terapia sexual há mais de 15 anos e desenvolve trabalhos de palestras, cursos, consultoria e orientação em educação sexual para pais e mestres. Membro associado à Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana. Colaboradora do Primeiro Portal de Orientação em Sexualidade Humana do Brasil Sexosemdúvida.com

» Cláudia de Oliveira Alves › Mestre e doutoranda em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília. Especialista em Terapia Familiar e de Casal. Docente no Curso de Graduação em Psicologia na Universidade Paulista/Brasília. Atua e desenvolve pesquisas em promoção e prevenção em saúde mental, intervenções psicoterapêuticas e psicossociais e relações étnico-raciais.

» Cecilia Rezende da Silva Cunha › Idealizadora, coordenadora, professora e supervisora do Instituto Entrelaços; Level 1 em Complicated Grief pela Columbia School; Aprimoramento em Famílias enfrentam crises: Psicoterapia com base na Teoria do Apego (4 Estações Instituto de Psicologia - SP); Treinamento em Situações de Emergências Pós Desastres (4 Estações Instituto de Psicologia - SP); Aprimoramento em Luto (4 Estações Instituto de Psicologia - SP); Especialista em Psicologia Oncológica pelo INCA; Docente do Curso de Extensão da PUC-Rio: Tanatologia - estudos sobre a morte; Docente do Curso de Extensão em Psico-Oncologia da PUC-Rio; Membro da Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia (SBPO). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psico-oncologia, atuando nos seguintes temas: luto e terminalidade.

» Cristina Marcos de Moura › [p]Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (2001). Atua no Programa de Intervenção em Crise e Prevenção do Suicídio, na Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação do luto, luto advindo de suicídio. Título da dissertação de mestrado: "Uma avaliação da vivência do luto conforme o modo de morte". Especialista em atendimento clínico na área de prevenção do suicídio e familiares enlutados por suicídio.[/p]

» Danillo Rodrigues de Sá Godoi › Mestrado em Atenção à Saúde pela PUC/GO. Especialização em Farmacoterapia e Interações Medicamentosas na Farmácia Clínica pela UNIP. Especialização em Assuntos Regulatórios com Ênfase em Registro de produtos pela FAT/PR. Especialização em Epidemiologia, Vigilância e Gestão de Serviços de Saúde pela FAT/PR. Auditor de Sistemas de Qualidade na Área Farmacêutica. Gestor de Sistemas de Qualidade na Área de Importação de Produtos para Saúde e Distribuição de Medicamentos, Saneantes, Cosméticos e Correlatos. Docente no Ensino Superior. Membro da Comissão de Serviços Clínicos do CRF/GO. Membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Membro da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde.

» Edirrah Gorett Bucar Soares › Psicóloga Esp. em Psicologia Hospitalar pela CEPAM – Goiás. Psicóloga Esp. em Psico-Sócio-Oncologia e Cuidados Paliativos pela Univ. de Oxford Inglaterra e El Salvador Argentina. Curso de Extensão sobre luto ( 4 Estações-Instituto de Psicologia, São Paulo.) Psicóloga em Clínica Privada e Atendimento Domiciliar. Terapeuta em EMDR. Profa. coordenadora do curso " Morte e Luto" na APUC( Associação dos Professores da Apuc- Go) Profa. coordenadora do curso " Extensão em Cuidados Paliativos" da ACCG. Membro fundador da Sociedade Brasileira de Psico-oncologia. Membro fundador e coordenadora do " Gappo" (Grupo de Apoio Paliativo ao Paciente Oncológico do Hospital Araújo Jorge) – (2010 a 2017). Atuou como psicóloga na ACCG-Hospital Araújo Jorge.(1987 a 2017) Idealizadora do Grupo Acalanto ( Grupo de Luto na Natureza) Co-Autora do Livro Psico-Oncologia "Resgatando o Viver". Autora do Livro Conversando Sobre o Luto.

» Erika Rafaella da Costa Neto Pallottino › Psicóloga clínica, Sócia fundadora do Instituto Entrelaços; Coordenadora do Ambulatório de Intervenções e Suporte ao Luto; Coordenadora da Pós Graduação em Psico-oncologia e do curso de extensão em Tanatologia: estudos sobre a morte, ambos pela PUC-Rio; Professora do Instituto Paliar; Certificada no Level 2 em Complicated Grief pela Columbia University School of Social Work – NY; tem Aprimoramento em Famílias enfrentam crises: Psicoterapia com base na Teoria do Apego pelo 4 Estações Instituto de Psicologia; tem Treinamento em Situações de Emergências Pós Desastres. É Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Rio; Especialista em Psicologia Médica pela Faculdade de Ciências Médicas da UERJ; Especialista em Psicologia Oncológica pelo INCA. É membro da Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia (SBPO). Realiza assessoria, consultoria e treinamentos para empresas com ênfase em gestão emocional de Resposta de Emergência, Catástrofes e Desastres.

» Jordana Calil Lopes de Menezes de Oliveira › [p]Possui graduação em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2007), especialização em Gestalt-terapia pelo ITGT (2010) mestrado em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (2013) e doutorado em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília (2017). Atualmente é pesquisador da Universidade Federal de São Carlos, professora orientadora do Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt Terapia e pesquisadora associada da Universidade de Brasília. Atuando principalmente nos seguintes temas: habilidades sociais, prevenção, habilidades de vida, gestalt-terapia e promoção de saúde. Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Prevenção e Promoção da Saúde (Brapep), Membro do GT-ANPEPP "Relações Interpessoais e Competência Social" e pesquisadora do Grupo de Estudos em Prevenção e Promoção de Saúde no Ciclo de Vida ? GEPPSVida.[/p]

» Katy Conceição Cataldo Muniz Domingues › Doutoranda do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde – NUTES – UFRJ, Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery – EEAN/UFRJ, Enfermeira especialista em Oncologia e Clínica Médica Cirúrgica, Professora da Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ, Coordenadora Científica do Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares da Universidade Federal de Goiás – UFG, Membro da ANCP - Academia Nacional de Cuidados Paliativos, Membro da Comissão de Cuidado Paliativo do COREN – GO, Reikiana, Auriculoterapeuta, terapêuta em ynsa e Presidente da Comissão Científica da Associação Brasileira de Enfermeiros Acupunturistas e Enfermeiros de Práticas Integrativas - ABENAH.

» Lêda Cristina Pinheiro Milazzo › Pós-graduanda em Psico-oncologia; Psicóloga graduada pela Universidade Paulista - UNIP. Especialista em Psicoterapia Analítico-Comportamental, pelo Instituto Goiano de Análise do Comportamento. Possui especialização em Tanatologia: Sobre a Morte e o Morrer, pela Faculdade UnyLeya. Formação em Orientação Profissional e Atendimento de Grupos. Atua como Psicóloga Clínica. Especial interesse pelos estudos sobre o processo de perdas, morte e luto.

» Livia Diederichsen de Brito › Psicóloga formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010). Especialista em Adulto Crítico pela Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (2013), Especialista em Situações de Luto pelo Centro de Estudos da Família e do Indivíduo de Porto Alegre (2014) e Aluna do curso de pós graduação em Avaliação Psicológica pelo IPOG SP. Tem experiência em Psicoterapia Breve e Terapia do Luto, em atendimentos na CTI, Emergência e Internação Adulto a pacientes e familiares em situação de internação hospitalar em Hospital Público, bem como experiência em Internação Oncológica em Hospital Particular.

» Lucia Worma › Mestre em Desenvolvimento Organizacional - Gestão das Organizações e Desenvolvimento pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ - RS. Especializações em: Gestão de Pessoas em Ambiente Organizacional e em Administração Hospitalar e Negócios em Saúde. Graduada em Enfermagem pela Universidade de Caxias do Sul (2004). Docente e Coordenadora do Núcleo de Apoio a Pós Graduação Pesquisa e Extensão Acadêmica Instituto Educacional Santa Catarina - IESC. Docente do Curso Lato Sensu em Gestão Pública em Saúde da Universidade Aberta do Brasil - UAB. Sócia Diretora Administrativa da CCD Ciência Conhecimento & Desenvolvimento. Pesquisadora e Consultora na área de Gestão de Organizações e Negócios.

» Marcelo Marques Assis › [p]Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GOIÁS), com ênfase em Pesquisa em Psicologia. Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Goiás (PPGP-UFG). Possui curso de Capacitação em Gênero pela Secretaria Cidadão e Secretaria de Politicas para Mulheres (Goiânia-GO). Atua enquanto Docente no Centro Universitário Alves Faria (UNIALFA - Professor I). Diretor da Rede de Psicologia. Coordenador e Idealizador do Programa Florescer Gênero e Sexualidade. Cursa especialização em Gestalt-Terapia, pelo Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-Terapia de Goiânia (ITGT). Psicólogo Clínico com ênfase na abordagem gestáltica. Tem interesses nos estudos referentes à prática gestalt-terapêutica e a articulação acadêmica e profissional entre Psicologia-Gênero-Sexualidade-Feminismo. [/p]

» Marina Magalhães David › Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (Brasil), com ênfase na formação em Psicologia Escolar. Mestre em Processos do Desenvolvimento Humano e Saúde na Universidade de Brasília (UnB). Cursa especialização em psicologia clínica pela Sociedade Goiana de Psicodrama (SOGEP). Foi Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq (2011-2014) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Possui experiências em formação continuada em desenvolvimento humano, gestão de pessoas, psicologia escolar e educação. Docente de graduação na UniAlfa.

» Pedro Henrique Gonçalves Nabuth › Médico graduado pelas Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central –DF, em 2009, com residência em Psiquiatria, pelo Instituto Philippe Phinel do Rio de Janeiro Membro da Sociedade Brasileira de Psiquiatria e médico pioneiro no atendimento em CAPS – AD III (Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas 24 h) da região CentroOeste

» Roberta Maia Marcon de Moura › Psicóloga, Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2014). Graduou-se em Psicologia em 2007, especialização em Psicopatologia: subsídios para atuação clínica em 2008 e mestrado em Psicologia em 2010 pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Atua como psicóloga clínica e como professora do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás nos programas de graduação Lato Sensu e pós-graduação Stricto Sensu. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa da PUC Goiás desde 2016. Tem experiência na área de pesquisa aplicada, atuando principalmente na avaliação funcional de comportamentos-problema. Possui trabalhos publicados em livro, capítulos de livros e em periódicos nacionais.

Coordenação

Lêda Cristina Pinheiro Milazzo
CRP 09/10898

Pós-graduanda em Psico-oncologia; Psicóloga graduada pela Universidade Paulista - UNIP. Especialista em Psicoterapia Analítico-Comportamental, pelo Instituto Goiano de Análise do Comportamento. Possui especialização em Tanatologia: Sobre a Morte e o Morrer, pela Faculdade UnyLeya. Formação em Orientação Profissional e Atendimento de Grupos. Atua como Psicóloga Clínica. Especial interesse pelos estudos sobre o processo de perdas, morte e luto.

PRINCIPAIS DIFERENCIAIS

Os conteúdos priorizam pela interdisciplinaridade, visto que as questões da morte, das
perdas e o luto necessitam uma abordagem dentro múltiplas visões, gerando um
conhecimento crítico e ampliado, proporcionando uma visão do ser humano como um ser
biopsicossocial e espiritual.
No conteúdo programático abarcamos disciplinas diferenciadas (como, p.ex. Sexualidade)
que contribuirão para uma formação mais ampla do profissional, que poderá intervir de
maneira mais global junto ao enlutado.
O corpo docente é composto por Psicólogos, Médicos, Enfermeiras, compondo uma equipe
com conhecimento multiprofissional. Assim, ampliando a visão nos vários contextos em que a
morte, o morrer, as perdas e o luto se fazem presentes.
A possibilidade de troca de experiências e conhecimento entre os discentes será bastante
ampla e rica, uma vez que o curso engloba o público de diversas áreas: saúde, humanas e
sociais.

Mercado de Trabalho

Atentos às demandas sociais e a escassez de cursos presenciais referente à temática, idealizamos o Curso "Cuidados interpessoais em situações de morte, perdas e luto" para estimular a reflexão e tomada de consciência a respeito de tais processos, desenvolvendo senso crítico e sensibilidade frente a inevitabilidade da finitude e, qualificando profissionais teórica e tecnicamente para atuarem em diversas situações que envolvam, direta ou indiretamente, os processos de morte e morrer, perdas e luto.

INVESTIMENTO

Para saber o valor do investimento, ou saber mais informações sobre este curso, preencha o formulário abaixo e fale com um de nossos consultores.

SAF - Sistema de avaliação de frequência

Para obter o Certificado Final do Programa, o participante deve ser aprovado tanto nos trabalhos e/ou provas presenciais realizados em cada módulo do curso quanto no Trabalho de Conclusão de Curso.

Assim sendo, será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências:

  • Aproveitamento de, no mín., 70% do curso, isto é, nota final igual ou superior a 7,0 em cada uma das disciplinas;
  • Frequência mínima de 75% da carga horária total de cada disciplina;
  • Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.

Pré-requisitos para inscrição

Através de formulário próprio acompanhado de:

  • Cópia Autenticada do diploma de graduação;
  • Cópia Autenticada do RG;
  • Cópia Autenticada do CPF;
  • Duas fotos 3x4.

#EUESPECIALISTA

Mais que um plano de carreira. Um plano de vida.
Não perca tempo! Inscreva-se agora mesmo nesta turma.

* A instituição se reserva o direito de alterar qualquer uma das informações acima, de acordo com sua necessidade, a qualquer momento, sem aviso prévio.

Saiba mais...

  Aguarde!!! Carregando Dados.
 
Código de segurança:   EDKQE
Aguarde!!! Enviando dados...