Público-alvo

Profissionais de nível superior com graduação em engenharia civil, engenharia de produção, arquitetura, tecnologia em construção de edifícios ou em cursos de áreas afins.

Duração

12 módulos ( 1 final de semana por mês )
Carga horária total: 360h

Objetivos

Subsidiar os profissionais com conhecimentos específicos da área, ampliar e reciclar conhecimentos em projetos e planejamento em construção civil dos profissionais de Engenharia, Arquitetura e Tecnologia de Edifícios que atuam em construção civil ou áreas afins. O curso de Especialização em Compatibilização de Projetos e Planejamento de Obras em Ambiente BIM foi idealizado para oferecer um programa sólido que defina uma nova forma de tratar a pós-graduação, já que propõe uma abordagem diferenciada, com foco exclusivo no conhecimento e que permite obter certificação que proporcione maior competitividade no mercado de trabalho.

Estrutura

  • BIM - Conceitos e Aplicações em projeto e em obras.
  • BIM 3D - Projeto Arquitetônico com a filosofia Bim I
  • BIM 3D - Projeto Arquitetônico com a filosofia Bim II.
  • BIM 3D - Projeto de Instalações Prediais com a Filosofia BIM.
  • Integração de Equipes e Compatibilização de Projetos I.
  • BIM 4D - Planejamento de Obras.
  • BIM 5D - Elaboração de Orçamentos.
  • BIM 6D - Desempenho de Edificações e Sustentabilidade.
  • BIM 7D - Gestão da Manutenção.
  • BIM 8D - Gestão de riscos e controle de obras.
  • BIM 9D - Lean Construction.
  • Elaboração do Plano de Implementação BIM em empresas.

Corpo Docente

» Eder Chaveiro Alves › Doutorando em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestrado em Engenharia Civil pela UFG. Graduação em Engenharia Civil pela UFG.

» Antônio Claret de Almeida Gama Junior › Mestre em Construção Civil pelo Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, Construção Civil e Estruturas da Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduação em Engenharia Civil pela UFG. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Processos Construtivos, tendo atuando em obras de alvenaria estrutural, concreto armado e obra industrial. Atualmente atua como professor assistente nas disciplinas Planejamento e Controle de Obras, Construção Civil I e Construção Civil II na Pontifíca Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Também atua como consultor na área de patologias, impermeabilização e gestão de mão-de-obras.

» Byl Farney Rodrigues da Cunha Junior › Mestre em Engenharia Civil (Estruturas) pelo PPG-GECON da Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Coordenador de Pós-Graduação em Engenharia no Instituto Nacional de Cursos (INCURSOS). Tem experiência na área de Engenharia Civil. Atualmente é Engenheiro Civil Sênior (Estruturas/Fundações) na Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO). Tem experiência na área de Engenharia Civil, atuando nos seguintes temas: Análise Dinâmica de Estruturas, Análise e Dimensionamento de Estruturas de Concreto Armado e Estruturas Metálicas.

» Breno Breseghelo do Nascimento › › Mestre em andamento em Geotecnia e Construção Civil pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialização em Estruturas de Concreto e Fundações pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

» Danillo Rodrigues de Sá Godoi › Mestre em Atenção à Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. (PUC-GO). Especialização em Farmacoterapia e Interações Medicamentosas na Farmácia Clínica pela Universidade Paulista (UNIP). Especialização em Assuntos Regulatórios com Ênfase em Registro de produtos pela Faculdade Arthur Thomas (FAT/PR). Especialização em Epidemiologia, Vigilância e Gestão de Serviços de Saúde pela Faculdade Arthur Thomas (FAT/PR) Especializando em Saúde Estética Interdisciplinar Avançada pela CENSUPEG/RJ. Auditor de Sistemas de Qualidade na Área Farmacêutica. Gestor de Sistemas de Qualidade na Área de Importação de Correlatos e Distribuição de Medicamentos, Saneantes, Cosméticos e Produtos para Saúde. Consultor em Assuntos Regulatórios Junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Coordenador e Docente em Pós-Graduações. Pesquisador em Ciências da Saúde. Membro da Comissão de Serviços Clínicos do CRF/GO. Membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Membro da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde SBRAFH.

» Erika Sakai › Mestre em Geotecnia e Construção Civil pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduação em Engenharia Civil pela Faculdades Objetivo. Graduação em Tecnologia da Construção Civil pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Tem experiência na área de Engenharia Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento, consequências de custo, prazo e qualidade, patologia, método dos elementos finitos e bloco sobre estacas.

» Marcelo Augusto Sales da Silva › Mestre em Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). MBA em Gestão e Planejamento de Projetos em Engenharia e Arquitetura. Especialização em Engenharia e Segurança do Trabalho. Especialização em Estatística Aplicada. Especialização em Docência no Ensino Superior. Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental pela UFMT. Certificado como PMP pelo Project Management Institute nos Estados Unidos. Atuação profissional em planejamento, execução e gerenciamento de projetos de: conservação e recuperação ambiental de áreas degradadas com lodo de esgoto; implantação e expansão de sistema informatizado para controle de demandas departamentais - biblioteca ITIL - CITSMART; eventos e seminários; integrações de Geographic Information System - GIS - em projetos voltados à manutenção de redes de água e esgoto. Atuação docente nos cursos de graduação presencial e à distância de engenharia civil, elétrica e mecânica, arquitetura, administração, análise e desenvolvimento de sistemas, contabilidade, pedagogia e tecnologia da informação em disciplinas voltadas à gestão de projetos, bem como, gerenciamento da construção civil e gestão da manutenção no UDF Centro Universitário. Professor nos cursos de Pós-graduação - MBA Gestão, Planejamento e Execução de Obras e MBA em Engenharia Sanitária e Recursos Hídricos. Disciplinas - Introdução à Gestão a Gestão e Planejamento de Obras, Gestão de Projetos 1 e 2, Orçamento de Obras, gestão de projetos Voltados a Saneamento Básico, Ms Project voltado à Construção Civil. Assessora empresas projetistas e construtoras na área de planejamento de projetos e obras no ramo civil e ambiental.

» Rangel Costa Lage › Mestrando em Engenharia de Estruturas pela Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Campinas (FEC-UNICAMP). Diretor e Engenheiro Estrutural na Somma Cálculo Estrutural (escritório de cálculo estrutural localizado em Campinas-SP), com ampla experiência em gerenciamento e cálculo de projetos estruturais de empreendimentos habitacionais, comerciais e industriais em Alvenaria Estrutural e Concreto Armado. Especialização em Projetos de Estruturas pela FEC-UNICAMP. Diretor-adjunto da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE), regional de São Paulo. Professor no Instituto Monte Pascoal, nos cursos de MBA em Projetos de Estruturas e Fundações e MBA em Gerenciamento, Planejamento e Execução de Obras.

» Ana Cristina Rodovalho Reis › Especialista em Avaliações e Perícias de Engenharia. Especialização em Gerência de Projetos pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV). Possui experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Instalações Prediais, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto de instalação predial, hidro-sanitário, combate a incêndio, inspeção predial e projeto de estrutura metálica para cobertura.

» José Afonso Gayoso de Sousa Neto › Especialista em Saúde e Segurança no Trabalho pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Projeto de Estruturas de Aço e Mistas para Edifícios pela (FATESG/SENAI-GO). Especialista em Projetos de Estruturas de concreto, fundações e Pontes pela DALMASS. Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Goiás (UCG). Atua principalmente nos seguintes temas: estruturas de aço, estruturas mistas aço e concreto, perícias, reforços e recuperações estruturais e estruturas de aço em situação de incêndio. Possui experiência profissional na área de projetos de estruturas aço desde 2003, tendo participado de projetos de edifícios de múltiplos andares, galpões, hangares, ampliações industriais, comerciais e coberturas de estádios de futebol, dentre outras. Trabalhou como Chefe do Departamento de Projetos de uma grande empresa de estruturas metálicas, participando ativamente dos processos de fabricação e montagem dos mais variados tipos de estruturas. Atuou como engenheiro residente em obras de concreto pré-fabricado e nas obras do Centro de Tiro Esportivo e Complexo de Hipismo dos Jogos Pan-americanos de 2007. Atua com professor de Estruturas no curso de Graduação em Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo da Uni-Araguaia. Compõe o quadro docente de diversos cursos de Pós-Graduação em Estruturas, gerenciamento de obras e perícias em engenharia.

» Luiz Otávio Guedes › Pós graduado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em Gestão e Gerenciamento de Obras e Engenharia de Segurança do Trabalho, possui ainda MBA latu sensu em Gestão de Projetos de Engenharia e Arquitetura pelo IPOG e Pós Graduação Latu Sensu em Projetos de Estruturas de Aço para Edificações pela Fatesg Senai, sempre dando ênfase a pesquisas no segmento da Construção Metálica. Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás (UFG), atualmente é Engenheiro Civil responsável por projetos, projetos legais e novos empreendimentos no grupo Paz Universal Serviços Póstumos; projetista/consultor autônomo - desde outubro de 2015; responsável técnico pelos projetos de estrutura metálica da Mamoré Construções e Meio Ambiente, sediada em Rondônia. Foi Engenheiro Civil da Globsteel Estruturas Metálicas por aproximadamente 10 anos atuando no Orçamento, Planejamento e Execução de Obras em Estruturas Metálicas em todo o território nacional, ocupando o cargo de Diretor Operacional. Durante 4 anos exerceu a função de Assessor Técnico de pós graduação em Construção Civil na Fatesg Senai. Atua ainda como professor convidado do InCursos / Instituto Monte Pascoal do MBA em Planejamento, Gerenciamento e Execução de Obas da disciplina Técnicas Executivas para Obras em Estrutura Metálica.

Coordenação

Byl Farney Rodrigues da Cunha Junior
CREA 13.260/D-GO

Mestre em Engenharia Civil (Estruturas) pelo PPG-GECON da Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Coordenador de Pós-Graduação em Engenharia no Instituto Nacional de Cursos (INCURSOS). Tem experiência na área de Engenharia Civil. Atualmente é Engenheiro Civil Sênior (Estruturas/Fundações) na Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO). Tem experiência na área de Engenharia Civil, atuando nos seguintes temas: Análise Dinâmica de Estruturas, Análise e Dimensionamento de Estruturas de Concreto Armado e Estruturas Metálicas.

PRINCIPAIS DIFERENCIAIS

Uma especialização moderna e com uso intenso dos grande softwares do mercado de Bim. Esta Especialização é o única do brasil que promove a integração completa em um ambiente acadêmico das áreas de projeto de arquitetura, de instalações, de estrutura, de fundação com a área de orçamentação de obras. O corpo docente é um diferencial a parte por ser composto pelos grandes nomes do país na área de Bim e que estão a frente desta evolução na área de projetos e planejamento de empreendimentos.

INVESTIMENTO

Para saber o valor do investimento, ou saber mais informações sobre este curso, preencha o formulário abaixo e fale com um de nossos consultores.

SAF - Sistema de avaliação de frequência

Para obter o Certificado Final do Programa, o participante deve ser aprovado tanto nos trabalhos e/ou provas presenciais realizados em cada módulo do curso quanto no Trabalho de Conclusão de Curso.

Assim sendo, será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências:

  • Aproveitamento de, no mín., 70% do curso, isto é, nota final igual ou superior a 7,0 em cada uma das disciplinas;
  • Frequência mínima de 75% da carga horária total de cada disciplina;
  • Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.

Pré-requisitos para inscrição

Através de formulário próprio acompanhado de:

  • Cópia Autenticada do diploma de graduação;
  • Cópia Autenticada do RG;
  • Cópia Autenticada do CPF;
  • Duas fotos 3x4.

#EUESPECIALISTA

Mais que um plano de carreira. Um plano de vida.
Não perca tempo! Inscreva-se agora mesmo nesta turma.

* A instituição se reserva o direito de alterar qualquer uma das informações acima, de acordo com sua necessidade, a qualquer momento, sem aviso prévio.

Saiba mais...

  Aguarde!!! Carregando Dados.
 
Código de segurança:   OSJMP
Aguarde!!! Enviando dados...