ESPECIALIZAÇÃO

Microbiologia Aplicada ao Laboratório Clínico

INSCRIÇÕES ABERTAS

Unidade: São Luís, MA

Público-alvo

Farmacêuticos, biomédicos, biólogos, médicos ou profissionais graduados em áreas afins que tenha cursado a disciplina de microbiologia.

Duração

19 módulos ( 1 final de semana por mês )
Carga horária total: 380h

Objetivos

Promover aos profissionais conhecimentos específicos em Microbiologia Clínica na parte teórico, prático e técnico. Ampliar e reciclar conhecimentos de novas rotinas Laboratoriais, obtendo uma visão crítica e atualizada dos procedimentos de diagnósticos microbiológicos, epidemiológicos e mecanismos de resistência antimicrobiana dos agentes mais relevantes em infecções relacionadas aos cuidados com a saúde. Além de capacitar na emissão de laudos, discussão clínica, treinamento e práticas nas metodologias microbiológicas.

Estrutura

Presencial

  • Microbiologia Geral.
  • Enterobacteriaceae.
  • Enterobacteriaceae e Não fermentadores.
  • Anaeróbios.
  • Metodologia da Pesquisa Científica.
  • Micologia I.
  • Micologia II.
  • Bactérias Gram Positivos I (Gênero Staphylococcus, Enterococcus e Streptococcus).
  • Bactérias Gram Positivos II (Gênero Staphylococcus, Enterococcus e Streptococcus).
  • Drogas Antimicrobianas.
  • Resistência Bacteriana I.
  • Resistência Bacteriana II.
  • Micobactérias.
  • Virologia.
  • Coleta, normas e processamentos de materiais biológicos.
  • Automação.

Online


  • Bactérias de interesse médico.
  • Genética de Microrganismos.
  • Microbiologia de Alimentos.

  • Conteúdos abordados


    - Morfologia, estrutura da célula bacteriana, nutrição, crescimento, processo bioquímico, ação dos agentes físicos, químicos sobre populações bacterianas.

    - Genética de microrganismos.

    - Família enterobacteriaceae, bacilos gram negativos não fermentadores da glicose.

    - Neisseria, Haemophylus e outras bactérias de interesse em microbiologia médica humana.

    - Micobactérias.

    - Anaeróbios.

    - Gêneros Staphylococcus, Enterococcus e Streptococcus.

    - Métodos de coleta, transporte, processamentos de amostras biológicas para diagnóstico laboratoriais e normas CLSI.

    - Drogas antimicrobianas, mecanismo de ação, sensibilidade e resistência.

    - Resistência Bacteriana - Interpretando o antibiograma e mecanismos de patogenicidade das bactérias e infecção hospitalar.

    - Automação em microbiologia.

    - Biologia geral dos fungos, estrutura da célula fúngica, morfologia, reprodução, nutrição, crescimento e metabolismo.

    - Propriedades gerais dos vírus; estrutura, morfologia, classificação viral, replicação viral, patogenia das infecções virais, diagnostico viral, controle das infecções virais.

    - Metodologia da pesquisa científica.

    Corpo Docente

    » Ursula Nunes Rauecker › Doutora e mestre em Ciência Animal pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduação em Medicina Veterinária pela UFG. Professora nos cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Estadual de Goiás (UEG), cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia e Engenharia de Alimentos da UFG e Educação Física da Faculdade da Polícia Militar (FPM). Professora no curso de Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Professora do curso de especialização em Microbiologia Aplicada ao Laboratório Clínico do INCURSOS desde 2013, responsável pelos módulos de Anaeróbios e Microbiologia de Alimentos. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular e Microbiologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: interação microrganismo-hospedeiro, diagnóstico molecular de doenças infecciosas, avaliação da expressão gênica, transcriptômica e imunologia.

    » Sulemar Maria Lina de Moraes › Especialização em microbiologia clínica pela (UFG). Responsável técnica da seção de microbiologia do Laboratório Núcleo.

    » Danillo Rodrigues de Sá Godoi › Mestre em Atenção à Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. (PUC-GO). Especialização em Farmacoterapia e Interações Medicamentosas na Farmácia Clínica pela Universidade Paulista (UNIP). Especialização em Assuntos Regulatórios com Ênfase em Registro de produtos pela Faculdade Arthur Thomas (FAT/PR). Especialização em Epidemiologia, Vigilância e Gestão de Serviços de Saúde pela Faculdade Arthur Thomas (FAT/PR) Especializando em Saúde Estética Interdisciplinar Avançada pela CENSUPEG/RJ. Auditor de Sistemas de Qualidade na Área Farmacêutica. Gestor de Sistemas de Qualidade na Área de Importação de Correlatos e Distribuição de Medicamentos, Saneantes, Cosméticos e Produtos para Saúde. Consultor em Assuntos Regulatórios Junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Coordenador e Docente em Pós-Graduações. Pesquisador em Ciências da Saúde. Membro da Comissão de Serviços Clínicos do CRF/GO. Membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Membro da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde SBRAFH.

    » Celio de Faria Junior › Especialização em Análises Clínicas pela (UnB). Especialização em Microbiologia Clínica pela (UNIP).

    » Angelma Genaro › Doutora e Mestre em Doenças Tropicais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Bacharel em Farmácia pela Universidade do Sagrado Coração (USC), Coordenadora e docente do curso de Farmácia da Faculdade Alfredo Nasser (Unifan) em Aparecida de Goiânia. Docente do curso de Farmácia da Faculdade Objetivo e da Universo em Goiânia.

    » Ana Cláudia Alves de Oliveira Santos › Mestre em Medicina Tropical pelo Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da (UFG). Graduação em Biomedicina pela Faculdade Padrão. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Médica.

    » Ailton José Soares › Especialização em Microbiologia pela (UFG).

    Coordenação

    Sulemar Maria Lina de Moraes

    Especialização em microbiologia clínica pela (UFG). Responsável técnica da seção de microbiologia do Laboratório Núcleo.

    INVESTIMENTO

    Para saber o valor do investimento, ou saber mais informações sobre este curso, preencha o formulário abaixo e fale com um de nossos consultores.

    SAF - Sistema de avaliação de frequência

    Para obter o Certificado Final do Programa, o participante deve ser aprovado tanto nos trabalhos e/ou provas presenciais realizados em cada módulo do curso quanto no Trabalho de Conclusão de Curso.

    Assim sendo, será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências:

    • Aproveitamento de, no mín., 70% do curso, isto é, nota final igual ou superior a 7,0 em cada uma das disciplinas;
    • Frequência mínima de 75% da carga horária total de cada disciplina;
    • Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.

    Pré-requisitos para inscrição

    Através de formulário próprio acompanhado de:

    • Cópia Autenticada do diploma de graduação;
    • Cópia Autenticada do RG;
    • Cópia Autenticada do CPF;
    • Duas fotos 3x4.

    #EUESPECIALISTA

    Mais que um plano de carreira. Um plano de vida.
    Não perca tempo! Inscreva-se agora mesmo nesta turma.

    * A instituição se reserva o direito de alterar qualquer uma das informações acima, de acordo com sua necessidade, a qualquer momento, sem aviso prévio.

    Saiba mais...

      Aguarde!!! Carregando Dados.
     
    Código de segurança:   VYHQK
    Aguarde!!! Enviando dados...