ESPECIALIZAÇÃO

Terapia Cognitiva Comportamental

MATRÍCULAS ABERTAS

Unidade: São Luís, MA

Público-alvo

Profissionais com curso superior completo Psicologia reconhecido pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP) em Psicologia.

Duração

18 módulos (1 final de semana por mês)

Carga horária total: 360 h

Objetivos

Capacitar os profissionais da área de psicologia e de saúde a trabalhar de forma integrada com a Terapia Cognitivo-Comportamental e as Neurociências. Propiciar o aluno a oportunidade de realizar atendimento clínico dentro da abordagem, com prática clínica supervisionada. Aprender a empregar estratégias dessa abordagem em situações e contextos que ultrapassam a psicopatologia, como o Treinamento em Habilidades Sociais e a abordagem focada em metas aplicada ás organizações, controle do estresse e qualidade de vida.

Estrutura


  • Elementos básicos da Teoria Cognitivo Comportamental
  • Intervenções psicológicas em TCC baseadas em evidência
  • Terapia Cognitiva focada em Esquemas
  • Avaliação Psicológica, Neuropsicológica e Reconstrução Cognitiva
  • TCC para Depressão, Transtornos do Humor e Suicidio
  • TCC para Transtornos de Ansiedade, Fobias, Estresse pós-traumático
  • TCC e Treino de Habilidades Sociais
  • TCC para Crianças e Adolescentes
  • TCC para Casal e Família
  • TCC nos Transtornos Alimentares e Obesidade
  • TCC e Sexualidade Humana
  • TCC para Dependência Química e Adicções
  • Psicologia Positiva e TCC
  • Acompanhamento Terapêutico para Grupos
  • Aplicações da TCC para além do contexto clinico
  • Tópicos Especiais em TCC – Supervisão de Casos
  • Metodologia da Pesquisa Científica e Didática


Corpo Docente

» Ma. Érica Panzani Duran › Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade do Grande ABC e Bacharelado e Licenciatura em Psicologia pela Faculdade Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências. Especialista em Fisiologia do Exercício pela PUC-GO (2005) e Mestrado Interdisciplinar em Direitos Humanos pela UFG (2014). Discente do Doutorado em Psicologia Clínica pela Puc Go. Atualmente é professora na pós-graduação em Análise Comportamental Clínica (IGAC- GO), Incursos e professora no curso de Psicologia do CEULP-ULBRA, Atuou na área de Avaliação Psicológica na- Conceito- Excelência em Medicina do Trabalho, e como professora - Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres. Atua como Psicóloga Clínica (comportamental) . Tem experiência na área de docência, psicologia Clínica e Supervisão em Clínica e Avaliação Psicológica. Atualmente a área de pesquisa refere-se a temáticas de Análise do Comportamento, Práticas Culturais, Feminismo e Saúde. (62) 98109-2120

» Lívia Costa de Andrade › Mestrado em Educação Ambiental e Transdisciplinaridade pela UFG. Especialização em Educação Infantil pela PUC GO.

» Lohanna Noleto Bueno Braz Cunha › Mestrado em Psicopatologia Clínica e Psicopatologia da Saúde pela PUC GO.

Coordenação

Dra. Camélia Santina Murgo

Possui graduação e licenciatura em Psicóloga pela USC (1997), Mestrado em Psicologia Escolar (2002) e Doutorado em Psicologia Ciência e Profissão (2005) pela PUC-Campnas. Pós-doutorado em Avaliação Psicológica pela USF (2009-2013). Pós-Doutorado em Educação para Saúde na Universidade de Lisboa. É docente e Coordenadora do Programa de Pesquisa e Iniciação Cientifica do Curso de Psicologia da Universidade do Oeste Paulista. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação - da Universidade do Oeste Paulista no quadriênio 2013-2016. Líder do Grupo de pesquisa Formação de Professores e Construção dos Processos de Subjetividade (CNPq). Membro do GT de Avaliação da Criatividade e Psicologia Positiva da Associação Nacional de Pesquisa em Psicologia (ANPEPP). Tem experiência na área de Orientação Profissional e Avaliação Psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: testes psicológicos, avaliação psicológica, psicologia positiva em contextos educativos, auto eficácia, bem-estar subjetivo, orientação profissional e de carreira.

PRINCIPAIS DIFERENCIAIS

Protocolos de atendimento em TCC baseados em evidência. Serão apresentados protocolos com a estrutura de processos breves de atendimento (avaliação inicial, técnicas, número de sessões) para cada temática especifica dos módulos. Ou seja, protocolos que possuam evidencia de eficácia para o tratamento de ansiedade, depressão, comportamento suicida, quadro de abuso de substancias psicoativas, transtornos alimentares, transtornos de personalidade, fobias, entre outros.


Mercado de trabalho para o especialista em Terapia cognitivo Comportamental. A TCC é uma abordagem amplamente testada em estudos científicos o que assegura sua eficácia no tratamento dos transtornos depressivos, de ansiedade, dependência química, transtornos de personalidade, entre outros. Por ser um modelo de terapia breve, semi-estruturada, com tempo limitado, orientada a solução de problemas o principal campo de trabalho para o psicólogo é a clínica. No entanto, tem crescido a demanda de trabalho em hospitais, centros de atendimento psicossocial, organizações de trabalho, escolas e instituições que tem investido em programas psicoeducativos, especialmente para prevenção de abuso de drogas e treino de competências socioemocionais. Também tem aumentado as oportunidades de trabalho do psicólogo especialista em TCC em clubes e centros de treinamento esportivo.


Nível de qualificação do corpo docente. Todos os professores são doutores ou doutorandos com ênfase na área da Teoria Cognitivo Comportamental. Além disso, possuem vasta experiência em intervenção nos diversos contextos nos quais essa abordagem é aplicada, o que favorece a dinamização das aulas e amplia a possibilidade de discussão entre alunos e professores sobre a aplicabilidade dos conteúdos trabalhados nos módulos. A experiência dos docentes favorece também a discussão de casos e sugestão de encaminhamentos de atendimentos.


Atualização das temáticas abordadas nos módulos. A coordenação do curso em parceria com a instituição atualiza e/ou amplia com a devida frequência as temáticas dos módulos Entre as temáticas urgentes em TCC abordadas nos módulos destacam-se suicídio e condutas autolesivas, desenvolvimento de repertório de habilidades sociais, transtornos alimentares, terapia de casal e sexualidade humana. O curso busca ainda, alinhamento com perspectiva internacionais em TCC bem como enfatiza as interfaces entre TCC e novas tendências em atendimento psicológico como Psicologia Positiva, Terapias de Terceira Onda, Terapia Focada no Esquema, Neuropsicologia aplicada a TCC e Mindfulness.


Orientações para elaboração de projetos em TCC para contextos da saúde, organizacionais e educativos. Para além da clínica tradicional, são apresentadas propostas de intervenção em Psicologia da Saúde, Terapia Cognitivo-comportamental no hospital, Programas de prevenção em escolas com crianças e adolescentes e programas de promoção de bem-estar na comunidade e aplicações na TCC na área da psicologia do Esporte.


Discussões sobre as relações entre atendimento e pesquisa em TCC. O curso apresenta a importância da pesquisa para elaboração de protocolos testados com base em evidências. Igualmente, são mostrados resultados da aplicação dos protocolos derivados de pesquisa em atendimentos clínicos e institucionais.


Supervisão de Casos. Instrumentalização dos profissionais com técnicas atualizadas para intervenção. Apresentação e discussão de modelos de protocolos para patologias e faixas etárias específicas. Discussão de possibilidades de intervenção a partir de casos específicos.

INVESTIMENTO

Para saber o valor do investimento, ou saber mais informações sobre este curso, preencha o formulário abaixo e fale com um de nossos consultores.

SAF - Sistema de avaliação de frequência

Para obter o Certificado Final do Programa, o participante deve ser aprovado tanto nos trabalhos e/ou provas presenciais realizados em cada módulo do curso quanto no Trabalho de Conclusão de Curso.

Assim sendo, será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências:

  • Aproveitamento de, no mín., 70% do curso, isto é, nota final igual ou superior a 7,0 em cada uma das disciplinas;
  • Frequência mínima de 75% da carga horária total de cada disciplina;
  • Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.

Pré-requisitos para inscrição

Através de formulário próprio acompanhado de:

  • Cópia Autenticada do diploma de graduação;
  • Cópia Autenticada do RG;
  • Cópia Autenticada do CPF;
  • Duas fotos 3x4.

#EUESPECIALISTA

Mais que um plano de carreira. Um plano de vida.
Não perca tempo! Inscreva-se agora mesmo nesta turma.

* A instituição se reserva o direito de alterar qualquer uma das informações acima, de acordo com sua necessidade, a qualquer momento, sem aviso prévio.

Saiba mais...

  Aguarde!!! Carregando Dados.
 
Código de segurança:   QBOUK
Aguarde!!! Enviando dados...