Público-alvo

Engenheiros civis, arquitetos, geólogos ou graduados em áreas afins.

Duração

26 módulos (1 final de semana por mês)

Carga horária total: 520h


Dupla Certificação

360h - Planejamento de Obras

360h - Gerenciamento de Obras

Objetivos

O Curso de Planejamento e Gerenciamento de Obras pretende cumprir sua finalidade educacional perante a sociedade, contribuindo com a formação de profissionais com conhecimentos específicos da área de Planejamento e Gerenciamento de empreendimentos de engenharia, em conjunto com o conhecimento técnico de execução de obras, que lhes permitam atuar em importantes empresas do ramo da construção civil, como gestores em empresas públicas, gerentes de projetos e com pesquisa primando pela ética, pela qualidade das obras de engenharia e pela valorização do cidadão.

Estrutura

  • Mercado de Trabalho, Planejamento de Empreendimentos e Controle de Obras .
  • Técnicas para Elaboração de Orçamentos na Construção Civil.
  • Gestão de Projetos I.
  • Gestão de Projetos Il.
  • Planejamento e Controle de Obras com o MS-PROJECT.
  • Licitações de Obras e Serviços de Engenharia.
  • Legislação e Contratos na Construção Civil.
  • Direito Comercial, Civil e Trabalhista – Aplicação à Construção Civil.
  • Metodologia da pesquisa Científica.
  • Seminário Integrador.

Gerenciamento de Obras

  • Gestão da Mão de Obra e Indicadores de Produtividade.
  • Técnicas de Liderança.
  • Gerenciamento de Resíduos na Construção Civil com Foco na Sustentabilidade.
  • Segurança do Trabalho: Normas Regulamentadoras para Aplicação nos Canteiros de Obras.
  • Gestão da Qualidade na Construção Civil.
  • Gerenciamento de empreendimentos com auxilio de ferramentas BIM I.
  • Gerenciamento de empreendimentos com auxilio de ferramentas BIM ll.
  • Redação científica de laudos e pareceres técnicos.

Planejamento de Obras

  • Análise de Viabilidade de Empreendimentos e Planejamento.
  • Patologia e Recuperação de Estruturas e Fundações.
  • Desempenho das Edificações – NBR 15575 / 2013.
  • Racionalização da Produção na Obra – Lean Construction.
  • Técnicas de produção de Alvenarias e Sistema de Vedações.
  • Técnicas Executivas para Obras em Estruturas Metálicas.
  • Técnicas Executivas para Obras em Estruturas de Concreto Protendido.
  • Técnicas Executivas para Fundações Rasas e Profundas.

Corpo Docente

» Paulo Márcio Fernandes Viana › Pós-doutorado em Geotecnia pela Universidade de Brasília (UnB). Doutorado e mestrado em Geotecnia pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC). Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Obteve as seguintes premiações e homenagens: Prêmio Petrobrás de Tecnologia (v. 1998 - Aluno de mestrado e 2006 - Orientador IC), Petrobrás. Homenagem USP e UEG - Referente ao prêmio Petrobrás. Prêmio Tecnologia Social Banco do Brasil, Banco do Brasil. Prêmio Icarahy da Silveira, ABMS. Homenagem USP - Referente ao prêmio Icarahy da Silveira/ABMS, USP. Foi delegado brasileiro da ABMS no YGEC2000 / Southamptom - UK, British Society of Geotecnical Engineering (BSGE). Atualmente é professor efetivo no curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Docente efetivo do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UEG e Colaborador do Programa de Mestrado na área de Geotecnia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Diretor Técnico do Laboratório Técnico e Engenharia Ltda (LTEC) com experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Mecânica dos Solos, atuando principalmente nos seguintes temas: Geossintéticos, fundações, dutos enterrados, obras de terra e drenagem.

» Rodrigo Carvalho da Mata › Doutor em Engenharia de Estruturas pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em projeto e execução de edifícios em Alvenaria Estrutural, Paredes de Concreto, Estruturas de Concreto pré-fabricados e Controle Tecnológico de obras civis.

» Vitor Gomes Bevilacqua Junior › Mestre em Sistema de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Pós-graduação em Engenharia de Segurança pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR). Graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atuou como gerente de segurança, saúde e meio ambiente na Engenharia de Telecomunicação e Eletricidade S/A (ETE). Foi gerente de segurança, saúde e meio ambiente na VLI Logística S/A e gerente de qualidade, segurança, saúde e meio ambiente na Rumo Logística S/A. É professor convidado do Instituto Monte Pascoal na disciplina de Engenharia de Segurança do Trabalho desde 2005. Tem experiência na área de Sistema de Gestão em Segurança do Trabalho e Higiene Ocupacional. Áreas de interesse e atuação: Sistema de gestão em segurança e higiene ocupacional.

» Francisco Humberto de Carvalho Júnior › Mestre em Engenharia Civil na área de Saneamento Ambiental pela Universidade Federal de Goiás (UFG). MBA em Gestão e Planejamento de Projetos em Engenharia e Arquitetura. Especialização em Engenharia e Segurança do Trabalho. Especialização em Estatística Aplicada. Especialização em Docência no Ensino Superior. Graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Certificado como PMP pelo Project Management Institute no Estados Unidos. Atuação profissional em planejamento, execução e gerenciamento de projetos de: conservação e recuperação ambiental de áreas degradadas com lodo de esgoto; implantação e expansão de sistema informatizado para controle de demandas departamentais - biblioteca ITIL - CITSMART; eventos e seminários; integrações de Geographic Information System - GIS - em projetos voltados à manutenção de redes de água e esgoto. Atuação como docente nos cursos de graduação presencial e à distância de engenharia civil, elétrica e mecânica, arquitetura, administração, análise e desenvolvimento de sistemas, contabilidade, pedagogia e tecnologia da informação em disciplinas voltadas à gestão de projetos, bem como, gerenciamento da construção civil e gestão da manutenção no Centro Universitário do Distrito Federal (UDF). Professor nos cursos de Pós-graduação, MBA Gestão, Planejamento e Execução de Obras e MBA em Engenharia Sanitária e Recursos Hídricos. Assessora empresas projetistas e construtoras na área de planejamento de projetos e obras no ramo civil e ambiental.

» Eder Chaveiro Alves › Doutorando em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestrado em Engenharia Civil pela UFG. Graduação em Engenharia Civil pela UFG.

» Antônio Claret de Almeida Gama Junior › Mestre em Construção Civil pelo Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, Construção Civil e Estruturas da Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduação em Engenharia Civil pela UFG. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Processos Construtivos, tendo atuando em obras de alvenaria estrutural, concreto armado e obra industrial. Atualmente atua como professor assistente nas disciplinas Planejamento e Controle de Obras, Construção Civil I e Construção Civil II na Pontifíca Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Também atua como consultor na área de patologias, impermeabilização e gestão de mão-de-obras.

» Breno Breseghelo do Nascimento › › Mestre em andamento em Geotecnia e Construção Civil pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialização em Estruturas de Concreto e Fundações pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

» Byl Farney Rodrigues da Cunha Junior › Mestre em Engenharia Civil (Estruturas) pelo PPG-GECON da Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Coordenador de Pós-Graduação em Engenharia no Instituto Nacional de Cursos (INCURSOS). Tem experiência na área de Engenharia Civil. Atualmente é Engenheiro Civil Sênior (Estruturas/Fundações) na Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO). Tem experiência na área de Engenharia Civil, atuando nos seguintes temas: Análise Dinâmica de Estruturas, Análise e Dimensionamento de Estruturas de Concreto Armado e Estruturas Metálicas.

» Daniel Carmo Dias › Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduação em Engenharia Civil pela UFG. Atualmente é colaborador da Engesol Engenharia de Solos Ltda. Professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), da Faculdade Brasileira de Educação e Cultura. Professor do Instituto Monte Pascoal. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Fundações e Contenções, atuando principalmente na elaboração de projetos e realização de provas de carga.

» Erik Silva David › Mestre em Desenvolvimento Regional pela Faculdade Alves Faria (ALFA). Especialização em Gestão Empresarial pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV). Atualmente é empresário, sendo responsável pela empresa E&D Engenharia atuando nos seguintes temas: Desenvolvimento e Viabilidade de Projetos de Investimento, Gerenciamento da Implantação de Projetos de Investimento, Gestão Estratégica de Empreendimentos.

» Marcelo Augusto Sales da Silva › Mestre em Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). MBA em Gestão e Planejamento de Projetos em Engenharia e Arquitetura. Especialização em Engenharia e Segurança do Trabalho. Especialização em Estatística Aplicada. Especialização em Docência no Ensino Superior. Graduação em Engenharia Sanitária Ambiental pela UFMT. Certificado como PMP pelo Project Management Institute nos Estados Unidos. Atuação profissional em planejamento, execução e gerenciamento de projetos de: conservação e recuperação ambiental de áreas degradadas com lodo de esgoto; implantação e expansão de sistema informatizado para controle de demandas departamentais - biblioteca ITIL - CITSMART; eventos e seminários; integrações de Geographic Information System - GIS - em projetos voltados à manutenção de redes de água e esgoto. Atuação docente nos cursos de graduação presencial e à distância de engenharia civil, elétrica e mecânica, arquitetura, administração, análise e desenvolvimento de sistemas, contabilidade, pedagogia e tecnologia da informação em disciplinas voltadas à gestão de projetos, bem como, gerenciamento da construção civil e gestão da manutenção no UDF Centro Universitário. Professor nos cursos de Pós-graduação - MBA Gestão, Planejamento e Execução de Obras e MBA em Engenharia Sanitária e Recursos Hídricos. Disciplinas - Introdução à Gestão a Gestão e Planejamento de Obras, Gestão de Projetos 1 e 2, Orçamento de Obras, gestão de projetos Voltados a Saneamento Básico, Ms Project voltado à Construção Civil. Assessora empresas projetistas e construtoras na área de planejamento de projetos e obras no ramo civil e ambiental.

» Erika Sakai › Mestre em Geotecnia e Construção Civil pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduação em Engenharia Civil pela Faculdades Objetivo. Graduação em Tecnologia da Construção Civil pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Tem experiência na área de Engenharia Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento, consequências de custo, prazo e qualidade, patologia, método dos elementos finitos e bloco sobre estacas.

» Tatiana Renata Juca › Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (UFPa). Atualmente é professora da PUC-GO, diretora - Central de Desempenho Consultoria e Treinamento LTDA e conselheira da Associação Brasileira de Cimento Portland. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção, atuando principalmente nos seguintes temas: estudo de caso, norma de desempenho, corrosão de armaduras, manifestações patológicas e durabilidade.

» Rangel Costa Lage › Mestrando em Engenharia de Estruturas pela Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Campinas (FEC-UNICAMP). Diretor e Engenheiro Estrutural na Somma Cálculo Estrutural (escritório de cálculo estrutural localizado em Campinas-SP), com ampla experiência em gerenciamento e cálculo de projetos estruturais de empreendimentos habitacionais, comerciais e industriais em Alvenaria Estrutural e Concreto Armado. Especialização em Projetos de Estruturas pela FEC-UNICAMP. Diretor-adjunto da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (ABECE), regional de São Paulo. Professor no Instituto Monte Pascoal, nos cursos de MBA em Projetos de Estruturas e Fundações e MBA em Gerenciamento, Planejamento e Execução de Obras.

» Fábio Christino › Especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Armando Alvares Penteado em São Paulo (FAAP-SP).

» Julia Araújo Borges › Especialização em Construção Civil pela UFG. Tem experiência na área de orçamentos. Atualmente é Engenheira Civil Sênior da INFRAERO na área de Orçamentação.

» Luiz Otávio Guedes › MBA em Gestão de Projetos em Engenharia e Arquitetura pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG). Especialização em Engenharia da Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialização em Gestão e Gerenciamento de Obras pela UFG. Pós-graduação em Projeto de estruturas Metálicas Prediais pela FATESG. Graduação em Engenharia Civil pela UFG. Técnico em Edificações pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET).

» Newton Emerson Belluco › MBA em Gestão de Projetos pela Escola Brasileira de Economia e Finanças (EPGE). MBA em gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Possui experiência em Direito Comercial, Direito Trabalhista, Direito Tributário e Gerenciamento de Projetos.

» Ana Cristina Rodovalho Reis › Especialista em Avaliações e Perícias de Engenharia. Especialização em Gerência de Projetos pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV). Possui experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Instalações Prediais, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto de instalação predial, hidro-sanitário, combate a incêndio, inspeção predial e projeto de estrutura metálica para cobertura.

Coordenação

Byl Farney Rodrigues da Cunha Junior
CREA 13.260/D-GO

Mestre em Engenharia Civil (Estruturas) pelo PPG-GECON da Universidade Federal de Goiás (UFG). Graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Coordenador de Pós-Graduação em Engenharia no Instituto Nacional de Cursos (INCURSOS). Tem experiência na área de Engenharia Civil. Atualmente é Engenheiro Civil Sênior (Estruturas/Fundações) na Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO). Tem experiência na área de Engenharia Civil, atuando nos seguintes temas: Análise Dinâmica de Estruturas, Análise e Dimensionamento de Estruturas de Concreto Armado e Estruturas Metálicas.

PRINCIPAIS DIFERENCIAIS

Corpo docente qualificado, visitas a grandes obras, alguns módulos direcionados para gestão de projetos, 1 modulo exclusivo para tratar da NBR 15575:2013 (norma de desempenho), aulas dinâmicas e praticas.
O curso é recomendado a todos os profissionais envolvidos com o planejamento e gestão de empreendimentos de engenharia. Acreditamos que a melhor forma de formar verdadeiros gestores de engenharia é trazer um professor ou professora de renome nacional e até internacional e quem possuem pratica de campo para tratar, de forma dinâmica e pratica conteúdos como elaboração de orçamentos de obras, gestão de equipes, analise de indicadores de produtividade em obras, novas tecnologias na construção civil, etc.

INVESTIMENTO

Para saber o valor do investimento, ou saber mais informações sobre este curso, preencha o formulário abaixo e fale com um de nossos consultores.

SAF - Sistema de avaliação de frequência

Para obter o Certificado Final do Programa, o participante deve ser aprovado tanto nos trabalhos e/ou provas presenciais realizados em cada módulo do curso quanto no Trabalho de Conclusão de Curso.

Assim sendo, será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências:

  • Aproveitamento de, no mín., 70% do curso, isto é, nota final igual ou superior a 7,0 em cada uma das disciplinas;
  • Frequência mínima de 75% da carga horária total de cada disciplina;
  • Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.

Pré-requisitos para inscrição

Através de formulário próprio acompanhado de:

  • Cópia Autenticada do diploma de graduação;
  • Cópia Autenticada do RG;
  • Cópia Autenticada do CPF;
  • Duas fotos 3x4.

#EUESPECIALISTA

Mais que um plano de carreira. Um plano de vida.
Não perca tempo! Inscreva-se agora mesmo nesta turma.

* A instituição se reserva o direito de alterar qualquer uma das informações acima, de acordo com sua necessidade, a qualquer momento, sem aviso prévio.

Saiba mais...

  Aguarde!!! Carregando Dados.
 
Código de segurança:   ZGLGI
Aguarde!!! Enviando dados...