Público-alvo

Graduados em qualquer área de formação (humanas, exatas ou biológicas).

Duração

27 módulos (1 final de semana por mês)

Carga horária total: 520h


Dupla Certificação

380h - Perícia Criminal

380h - Investigação Criminal

Objetivos

O curso visa ser um meio de sistematização e divulgação do conhecimento das áreas de Investigação e Ciências Forenses, apoiando a pesquisa na área e a formação continuada dos mais diversos profissionais de nível superior e, em especial, daqueles que atuam ou pretendem atuar na produção e interpretação da prova material na área cível, trabalhista e criminal.

Estrutura

  • Justiça Criminal e Segurança Pública.
  • Direito Penal e Processual Penal.
  • Criminalística.
  • Noções de Medicina Legal.
  • Psicologia Forense.
  • Fotografia e Desenho Criminal.
  • Segurança, manuseio e manutenção de armas e munições.
  • Metodologia Científica I.
  • Metodologia Científica II.
  • Seminário Integrador I.
  • Seminário Integrador II.

Perícia Criminal

  • Biologia e Genética Forense.
  • Informática Forense.
  • Documentoscopia.
  • Papiloscopia.
  • Antropologia e Odontologia Legal.
  • Balística Forense.
  • Perícia Ambiental.
  • Química e Toxicologia Forense.

Investigação Criminal

  • Investigação Criminal I.
  • Entrevista investigativa e comportamento.
  • Investigação de crimes cibernéticos.
  • Investigação de violência contra a mulher, pedofilia, abuso sexual e doméstico.
  • Investigação de crime organizado.
  • Análise facial na investigação criminal.
  • Inteligência e contrainteligência.
  • Local de crime.

Corpo Docente

» Nilza Lylian Belo Castilho › . Especialização em Criminologia e Toxicologia – UFG; Graduada em Farmácia e em Direito, ambos pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com habilitação em Bioquímica. Perita Criminal Oficial do Estado de Goiás desde 1998, com 5 anos de experiência em Toxicologia Forense e 16 anos na Seção de Papiloscopia Forense do ICLR/GO, com vasta experiência na área de Confronto. Professora da SPTC – GO. Coordenadora da Seção de Papiloscopia Forense até 2019.

» Mariana Flávia da Mota › Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás (2013). Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Goiás (2010). É Perita Criminal de primeira classe da Polícia Técnico-Científica do Estado de Goiás (SPTC/GO) e Administradora do Banco de Perfis Genéticos da SPTC/GO. É graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (2003), especialista em Docência Universitária pela Universidade Católica de Goiás (2008) e em Altos Estudos em Segurança Pública pela Universidade Estadual de Goiás (2017). Representou a região centro-oeste no Comitê Gestor da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos do Ministério da Justiça e Segurança Pública no biênio 2018-2019 e coordenou dois grupos de trabalho do Comitê Gestor, de coletas de condenados de acordo com a Lei 12.654/12 e de Processamento de vestígios biológicos de crimes sexuais, ambos com a finalidade de inserção de perfis genéticos nos Bancos de Perfis Genéticos do País.

» Fernando Fortes Picoli › Mestre e Doutorando em Odontologia (área de concentração Clínica Odontológica) pela Universidade Federal de Goiás. (UFG); Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP 2005). Especialista em Ortodontia e Odontologia Legal. Atualmente é perito criminal oficial - Secretaria da Segurança Pública de Goiás. No desempenho da atividade de Perito Criminal, tem experiência em perícias de locais de morte violenta (suicídios e homicídios), Balística Forense (armas, munições e seus efeitos) e Odontologia Legal. Atua, ainda, como perito judicial e assistente técnico em ações judiciais envolvendo a Odontologia.

» Danilo Fabiano Carvalho e Oliveira › Doutorando em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Mestre em Ciências Ambientais (Universidade Brasil), Especialista em Direito Penal (LFG), Professor na Academia da Polícia Civil do Estado de Goiás (disciplina Organização Criminosa). Exerce atualmente o cargo de Delegado de Polícia (Classe Especial) no Grupo de Repressão a Crimes Patrimoniais (Gepatri) de Rio Verde-GO.

» Jhéssica Cavalcante de Souza Golveia › Doutoranda em Inovação farmacêutica, com atuação nos seguintes temas: Produção e aplicação de enzimas fúngicas de interesse biotecnológico no tratamento de águas de abastecimento e residuárias; Detecção, degradação e biotransformação de fármacos e outras substâncias em águas superficiais, residuárias e de abastecimento; Biossorção de micropoluentes em águas residuárias; Métodos alternativos para detecção de micropoluentes em águas residuárias. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente é Perita Criminal Oficial e supervisora técnica na Seção de Toxicologia Forense do Instituto de Criminalística Leonardo Rodrigues - Polícia Científica de Goiás. Graduada em Farmácia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), tendo realizado parte da graduação na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa-Portugal.

» Bruno Martinucci › Mestre em Biologia Geral e Aplicada - ênfase em Biologia Celular, Estrutural e Funcional (2017) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Graduado em Ciências Biomédicas (2014), e . Tem experiência na área de Biologia Molecular, Genética e Genética Forense, tendo atuado principalmente nos seguintes temas: Biologia Molecular no câncer de próstata, microRNAs, e análises de STRs autossômicos e de cromossomo Y na área de identificação humana. Atualmente é Perito Criminal e gerente técnico do Laboratório de Biologia e DNA Forense do Instituto de Criminalística da Polícia Técnico-Científica do Estado de Goiás.

» Danillo Rodrigues de Sá Godoi › Mestre em Atenção à Saúde pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. (PUC-GO). Especialização em Farmacoterapia e Interações Medicamentosas na Farmácia Clínica pela Universidade Paulista (UNIP). Especialização em Assuntos Regulatórios com Ênfase em Registro de produtos pela Faculdade Arthur Thomas (FAT/PR). Especialização em Epidemiologia, Vigilância e Gestão de Serviços de Saúde pela Faculdade Arthur Thomas (FAT/PR) Especializando em Saúde Estética Interdisciplinar Avançada pela CENSUPEG/RJ. Auditor de Sistemas de Qualidade na Área Farmacêutica. Gestor de Sistemas de Qualidade na Área de Importação de Correlatos e Distribuição de Medicamentos, Saneantes, Cosméticos e Produtos para Saúde. Consultor em Assuntos Regulatórios Junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Coordenador e Docente em Pós-Graduações. Pesquisador em Ciências da Saúde. Membro da Comissão de Serviços Clínicos do CRF/GO. Membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Membro da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde SBRAFH.

» Leonardo Ferreira Faria › Mestrando em Ciências Criminológicas-Forenses, Especialista em Neuropsicologia, Criminologia e Psicologia Jurídica. Psicólogo Criminal da Polícia Técnico-Científica do Estado de Goiás. Coordenador Nacional do Curso de Pós-Graduação em Avaliação Psicológica, e de Perícia Criminal e Ciências Forenses do grupo DALMASS. Professor na Academia da Polícia Militar do Estado de Goiás (Curso de Formação de Oficiais, Especialização em Altos Estudos em Segurança Pública e Curso de Negociador Policial). Professor de disciplinas, Supervisor de Estágio e Orientador de TCC do Curso de Pós-Graduação do IPEBJ-SP, PUC-GO, NEPNEURO, Escola Superior de Magistratura do Estado de Goiás, e Acadepol-Paraíba. Realiza consultoria em temas de Neurociência e Criminologia. Autor e escritor de artigos científicos e capítulos de livros com tema em Neurociências e Criminologia. Membro sócio da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia.

» Aliciana Olieveira de Freitas › Mestranda em Saúde Mental - Dependência Química - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-graduada em Docência Superior, Graduada em Psicologia. Graduada em Biologia. Especista - MBA em Avaliação Psicológica pelo Instituto de Pós Graduação (IPOG). Experiência como professora de Psicologia e temas correlatos na Escola Superior da Polícia Civil de Goiás desde o ano de 2005, Professora de Biologia - Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e privadas de Goiânia, Psicóloga e perita da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente de Goiânia (DPCA), onde realizo Avaliação Psicológica em crianças e adolescentes vítimas de violência, supervisora de estágio na DPCA, Ativista atuando diretamente com as questões de violência ocasionadas pelas drogas. . Professora de Toxicologia das Drogas para curso de formação de palestrantes e multiplicadores do Programa Escola sem Drogas da Polícia Civil do Estado de Goiás. Professora das disciplinas de Ética, Atendimento ao Público, Dinâmica de Grupo, de Técnicas de entrevistas com Crianças e outras disciplinas da Escola Superior de Polícia Civil e Membro da Comunidade Aja com Jesus - Grupo de mútua ajuda para dependentes químicos e co-dependentes há aproximadamente 17 anos. Participante de diversos cursos, encontros, congressos, fóruns e outros que discutam a temática das drogas e da violência contra criança e adolescente. Policial Civil. Palestrante convidada do Sesc-Goiás sobre diversos temas relacionados à Psicologia, com caráter preventivo e educativo, em diversas entidades públicas e privadas do Estado de Goiás, há mais de dez anos. Palestrante de Congressos e Fóruns. Especialista em andamento em Neuropsicologia.

» Marcos Egberto Brasil de Melo › Mestrando na área de epidemiologia do curso de Patologia Tropical e Saúde Pública do IPTSP/UFG. Pós-graduação em Dermatologia pela Faculdade Farias Brito (FB). Especialização em Perícia Médico-Legal pela Universidade Católica de Brasília (UCB), como parte do Curso de Formação Profissional para perito médico-legista da Polícia Civil do DF. Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É Perito Médico-Legista da Polícia Civil do Distrito Federal e da Superintendência de Polícia Técnico-Científica do estado de Goiás. Ministrou a disciplina de Medicina Legal para o curso de direito do Icesp/Promove e da Faculdade Alvorada. Foi professor dos cursos de medicina da Faculdade Alfredo Nasser (Unifan) e, atualmente, é o titular da medicina legal da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Experiência na área de auditoria médica, tendo atuado como Médico Fiscal do CREMEGO entre 2013 e 2015. Foi gerente do Instituto de Medicina Legal de Goiânia e é o atual Superintendente da Polícia Técnico-Científica do Estado de Goiás.

» Thatianne Teodoro Vieira › MBA em Gestão de Projetos (2016) e Biologia Molecular (2015). Farmacêutica pela Universidade Federal de Goiás (UFG) (2009), Especialista em Alta Gestão em Segurança Pública (2019), com . É Perita Criminal de primeira classe da Polícia Técnico-Científica de Goiás (SPTC/GO), atua como Coordenadora Geral do Laboratório de Química e Toxicologia Forense da SPTC/GO. Tem experiência em análises periciais biológicas preliminares, análises toxicológicas e química. Além disso, atuou como Assessora de Planejamento na SPTC/GO, tendo atuado na elaboração de projetos para SENASP/SENAD.

» Ricardo Matos da Silva › Especialista em Toxicologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG) (2008) e em Investigação Policial pela Universidade Católica de Brasília (UCB) com vinculação com a Polícia Civil do Distrito Federal (2009). Graduado em Biomedicina pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2003), sendo Atualmente é Perito Criminal da Superintendência de Polícia Técnico-Científica do Estado de Goiás (desde 2004), Instrutor da Escola Superior da Polícia Civil (ESPC), Instrutor da Academia da Polícia Militar (APM) e Instrutor da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP-MJ).

» Kleber Leandro Toledo Rodrigues › Especialista em Direito Administrativo Contemporâneo pelo Instituto de Direito Administrativo de Goiás (IDAG). Graduado em Direito pelo Centro Universitário Eurípides de Marília (Univem) em São Paulo. É Delegado de Polícia Civil de Classe Especial da Polícia Civil do Estado de Goiás desde 2004, já tendo atuado em Delegacias de Polícia do Interior e da capital, bem como na Delegacia Estadual de Investigações de Homicídios - DIH e na Delegacia Estadual de Investigações Criminais - DEIC. Atuou na gestão da administração da Polícia Civil na Coordenação do Núcleo de Análise Criminal e Estatística e na Assessoria da Superintendência de Polícia Judiciária. Exerceu a Gerência de Inteligência Estratégica da Superintendência de Inteligência Integrada da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás. Atualmente é coordenador do Grupo de Investigação de Homicídios - GIH e do Grupo Especial de Repressão a Narcóticos - GENARC da 4ª Região Integrada de Segurança Pública. É professor de Escola Superior da Polícia Civil e mentor para concursos.

» Joyce Fernandes de Azevedo › Fonoaudióloga pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2001). Dactiloscopista da Polícia Civil de Goiás. Tem experiência na área de Fonoaudiologia com ênfase em Prosopografia (Comparação Facial por imagens) e Motricidade Orofacial. Fonoaudiologia Forense; Professora de Análise Facial para Fonoaudiologia Forense na Instituição CEFAC (Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clínica); Co-orientadora da Liga Acadëmica de Fonoaudiologia Forense(PUC-GO);Professora da Escola Superior de Polícia Civil do Estado de Goiás; Membro da International Association for Identification (I.A.I) .

» Rafael Oliveira Marinato › Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2005), especialização em Aplicações Complementares as Ciências Militares pela Escola de Formação Complementar do Exército (2006) e curso-técnico-profissionalizante pela Escola de Especialistas de Aeronáutica (2000). Foi 3º sargento da Força Aérea, e 1º Tenente do Exército (13 anos). Perito Criminal na PCDF, trabalhou por cinco anos na Seção de Crimes Contra a Pessoa (morte violenta) e, atualmente, está a 3 anos na Seção de Balística Forense.

» Gracyelena Maria Dorivê Silva Barboza › Perita Criminal e Judicial, com formação no curso de Biomedicina pela (PUC-GO); aposentada na Seção de Documentoscopia do Instituto de Criminalística de Goiás; com cursos de Formação de Perito Criminal (desde 1984), Aperfeiçoamento de Perito Criminal e Especialização em Criminalística, pela Academia de Polícia de Goiás; com Título de Especialista em Perícia de Documentoscopia concedido pela Associação Brasileira de Criminalística em 2006; membro titular do primeiro, segundo, quarto, quinto, sexto, sétimo, oitavo, nono e décimo Comitê Nacional de Documentoscopia realizados em Belo Horizonte (1990), Curitiba (1992), Porto Alegre (1996), Rio de Janeiro (1998), Salvador (2000), João Pessoa (2002), São Paulo (2004), Goiânia (2006) e Porto Alegre (2008); foi Chefe da Divisão de Perícias Internas e Diretora do Instituto de Criminalística e Superintendente da Polícia Técnico-Científica da Secretaria da Segurança Pública de Goiás; membro da Associação dos Peritos em Criminalística de Goiás, onde ocupou os cargos de Vice Presidente, Primeira Tesoureira, Primeira Secretária, Diretora do Departamento Técnico-Científico e Conselheira do Conselho Fiscal e Deliberativo; membro da Associação Brasileira de Criminalística, onde ocupou os cargos de Primeira Secretária e de Coordenadora Geral do IX Comitê Nacional de Documentoscopia; Professora de Documentoscopia (Identificação de Documentos e Grafotecnia) da Academia de Polícia de Goiás, da Associação de Peritos em Criminalística de Goiás e da Fundação de Peritos em Criminalística do Distrito Federal - FPCIAA/DF; participante de vários Congressos e Seminários Nacionais na área da Criminalística.

Coordenação

Mariana Flávia da Mota

Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Goiás (2013). Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Goiás (2010). É Perita Criminal de primeira classe da Polícia Técnico-Científica do Estado de Goiás (SPTC/GO) e Administradora do Banco de Perfis Genéticos da SPTC/GO. É graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (2003), especialista em Docência Universitária pela Universidade Católica de Goiás (2008) e em Altos Estudos em Segurança Pública pela Universidade Estadual de Goiás (2017). Representou a região centro-oeste no Comitê Gestor da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos do Ministério da Justiça e Segurança Pública no biênio 2018-2019 e coordenou dois grupos de trabalho do Comitê Gestor, de coletas de condenados de acordo com a Lei 12.654/12 e de Processamento de vestígios biológicos de crimes sexuais, ambos com a finalidade de inserção de perfis genéticos nos Bancos de Perfis Genéticos do País.

Bruno Martinucci

Mestre em Biologia Geral e Aplicada - ênfase em Biologia Celular, Estrutural e Funcional (2017) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Graduado em Ciências Biomédicas (2014), e . Tem experiência na área de Biologia Molecular, Genética e Genética Forense, tendo atuado principalmente nos seguintes temas: Biologia Molecular no câncer de próstata, microRNAs, e análises de STRs autossômicos e de cromossomo Y na área de identificação humana. Atualmente é Perito Criminal e gerente técnico do Laboratório de Biologia e DNA Forense do Instituto de Criminalística da Polícia Técnico-Científica do Estado de Goiás.

INVESTIMENTO

Para saber o valor do investimento, ou saber mais informações sobre este curso, preencha o formulário abaixo e fale com um de nossos consultores.

SAF - Sistema de avaliação de frequência

Para obter o Certificado Final do Programa, o participante deve ser aprovado tanto nos trabalhos e/ou provas presenciais realizados em cada módulo do curso quanto no Trabalho de Conclusão de Curso.

Assim sendo, será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências:

  • Aproveitamento de, no mín., 70% do curso, isto é, nota final igual ou superior a 7,0 em cada uma das disciplinas;
  • Frequência mínima de 75% da carga horária total de cada disciplina;
  • Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.

Pré-requisitos para inscrição

Através de formulário próprio acompanhado de:

  • Cópia Autenticada do diploma de graduação;
  • Cópia Autenticada do RG;
  • Cópia Autenticada do CPF;
  • Duas fotos 3x4.

#EUESPECIALISTA

Mais que um plano de carreira. Um plano de vida.
Não perca tempo! Inscreva-se agora mesmo nesta turma.

* A instituição se reserva o direito de alterar qualquer uma das informações acima, de acordo com sua necessidade, a qualquer momento, sem aviso prévio.

Saiba mais...

  Aguarde!!! Carregando Dados.
 
Código de segurança:   XYPRP
Aguarde!!! Enviando dados...