Público-alvo

Profissionais com curso superior completo (graduação) reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) em Engenharia ou Arquitetura.

Duração

Carga horária total: 480h

Objetivos

O curso irá propiciar aos participantes a capacidade de aplicar conceitos, especificar materiais/serviços e utilizar softwares para o desenvolvimento dos principais projetos e planejamento de uma edificação em wood frame e light steel frame.

Estrutura

    Séries Conhecer ( 1ª Fase )

  • Introdução aos sistemas construtivos Wood e Light Steel Frame
  • Norma de desempenho NBR 15.575/2013
  • Instalação elétrica, telefônica, dados, hidrossanitária e mecânicas
  • Impermeabilizações, tratamento térmico e acústico.
  • Acabamentos externos e internos
  • Fundamentos da produção industrializada de edificações.

  • O Suporte Técnico dos Fabricantes aos Alunos será através das Séries Entender.


    Séries Aplicar ( 2ª Fase )

  • Dimensionamento de estruturas com perfis formados a frio.
  • Concepção e Dimensionamento de estruturas leves em WF e LSF
  • Projeto de edificações NBR 15.531 e NBR 15.332/1995
  • Projeto e Detalhamento de Fabricação de estruturas em LSF
  • Projetos de instalações Hidro Sanitárias e Elétricas.
  • Planejamento, Gestão e Controle da Produção.





Corpo Docente

» Antonio Gilberto de Freitas Filho › Técnico em Edificações pela ETEC Vasco Antonio Venchiarutti, Tecnólogo em Gestão do Terceiro Setor pela Universidade Anhembi Morumbi, Engenheiro Civil pela Universidade São Francisco, MBA em Gestão de Projetos pelas Faculdades Anhanguera e Especialista em Sistemas Construtivos pelo Centro Universitário Belas Artes. Diretor Geral do Instituto de Tecnologias de Industrialização das Edificações - ITIE. Coordena uma Oficina Escola de produção de edificações modulares no município de Várzea Paulista/SP. Idealizador do Programa Educacional: Inteligência Multi Construtiva, que capacita profissionais em parceria com o Instituto Monte Pascoal com enfase em atividades práticas nas áreas de Engenharia Civil e Arquitetura sobre materiais, processos e métodos construtivos empregados pelo Mercado da Construção Civil e que não estão presentes na formação tradicional. Possui 28 anos de experiência na área de tecnologia, com especial interesse nos Sistemas Construtivos Wood Framing, Light Steel Framing, Cross Laminated Timber, em processos de produção das Edificações Modulares e desenvolve pesquisas de logística reversa com Resíduos da Construção e Demolição.

» Alaor Leandro Rosa › É Engenheiro Civil pela PUC-MG (2002), Mestre (2005) e Doutor (2010) em Engenharia de Estruturas pela Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da FEC / UNICAMP, com Doutorado Sanduíche na E.T.S.I. de Caminos, Canales y Puertos da Universidad de Castilla-La Mancha (UCLM, Espanha). Atualmente colabora com o Programa de Pós-Graduação em Projeto e Produção de Estruturas Metálicas e Mistas com Ferramentas da Indústria 4.0 do Instituto de Tecnologia para Industrialização das Edificações (ITIE), no âmbito do conceito pedagógico em Inteligências Multiconstrutivas (IMC2). Tem interesse no Desenvolvimento de Sistemas Estruturais Modulares para Industrialização das Construções; Projeto Mecânico e Estrutural de Máquinas de Elevação e Transporte de Cargas; Estudo da Resposta Mecânica de Materiais Estruturais e Métodos Numéricos em Mecânica Computacional atuando, principalmente, nos seguintes temas: Análise das Deformações e dos Processos de Dano-Fratura na Ruptura Frágil, Quase-Frágil, Fratura Elastoplástica e Fadiga; Modelagem Numérica de Descontinuidades Através do Método dos Elementos Finitos; Simulação Numérica das Respostas Não-Linear Física e Não-Linear Geométrica de Elementos Estruturais; Estudo da Resposta em Fratura Devido às Solicitações Dinâmicas; Caracterização das Propriedades Mecânicas dos Compósitos de Cimento e Fibras.

» Rosalvo Holtz Santos Junior › Possui graduação em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia de Sorocaba (2016) e graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Maringá (2010). Especialização em Docência no Ensino Superior e em Projeto de Estruturas Metálicas, cursando atualmente o mestrado em Estruturas pela Unicamp.

» Rafael Antônio Magalhães Rigoni › Gerente de Treinamento e Serviços na Trimble. Fevereiro 2014. Atual Responsável pelo treinamento e implementação das tecnologias BIM da Trimble nos principais clientes e universidades brasileiras nos últimos 7 anos. Tekla Structures: Detalhamento de estruturas metálicas e concreto armado in-loco e pré-fabricado. Trimble Connect: Plataforma BIM Colaborativa na nuvem (CDE: Common Data Environment) RealWorks: Software para edição de nuvens de pontos de escaneamento a laser Trimble Mixed Reality: Realidade aumentada aplicada para arquitetura e engenharia. www.trimble.com / www.tekla.com / www.connect.trimble.com Gerente de projetos na empresa de tecnologia VIT - Virtual Information Technology Ltda. de 2002 a 2014. www.vit.com.br www.vit.com.br/VIT_Brochure_iPad.pdf Engenheiro formado pela PUCMinas em 2004. Pós-Graduação em Projetos Industriais (ênfase Civil, Elétrica e Mecânica) pela Newton-Paiva em 2009. Especialização BIM em estruturas metálicas, concreto e plantas industrias na Finlândia. Participação em inúmeros projetos de infraestrutura, portos, industrias, residenciais e comerciais.

» Jaime Pinn Regli › Tem formação na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase na Indústria e Produção de Compósitos e Produtos Lignocelulósicos, atuando principalmente nos seguintes temas: Habitações Sustentáveis em Madeira e Outros Materiais Lignocelulósicos, Conforto Térmico em Construções. Experiência na área de construções sustentáveis, incluindo métodos construtivos de a seco (wood frame e steel frame), trabalhando na parte de gerenciamento de obras.

» Adriano de Alencar Sales › Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Moura Lacerda, pós graduado em BIM (Building Information Modeling) e mestre pela UNICAMP

Coordenação

Antonio Gilberto de Freitas Filho

Técnico em Edificações pela ETEC Vasco Antonio Venchiarutti, Tecnólogo em Gestão do Terceiro Setor pela Universidade Anhembi Morumbi, Engenheiro Civil pela Universidade São Francisco, MBA em Gestão de Projetos pelas Faculdades Anhanguera e Especialista em Sistemas Construtivos pelo Centro Universitário Belas Artes. Diretor Geral do Instituto de Tecnologias de Industrialização das Edificações - ITIE. Coordena uma Oficina Escola de produção de edificações modulares no município de Várzea Paulista/SP. Idealizador do Programa Educacional: Inteligência Multi Construtiva, que capacita profissionais em parceria com o Instituto Monte Pascoal com enfase em atividades práticas nas áreas de Engenharia Civil e Arquitetura sobre materiais, processos e métodos construtivos empregados pelo Mercado da Construção Civil e que não estão presentes na formação tradicional. Possui 28 anos de experiência na área de tecnologia, com especial interesse nos Sistemas Construtivos Wood Framing, Light Steel Framing, Cross Laminated Timber, em processos de produção das Edificações Modulares e desenvolve pesquisas de logística reversa com Resíduos da Construção e Demolição.

PRINCIPAIS DIFERENCIAIS

Este é o primeiro curso de pós graduação lato senso do Brasil sobre estes sistemas construtivos. Outro diferencial é unir estes dois sistemas em um plano de estudo, onde os alunos poderão ter seu campo de atuação profissional diversificado. Um importante ponto a ser destacado é o conceito pedagógico, estes cursos adotam o programa educacional Inteligência Multi Construtiva www.imc2.com.br que através das Séries: CONHECER, ENTENDER E APLICAR aliam os conteúdo acadêmico, com o suporte das principais empresas do setor e o desenvolvimento de projetos como forma de aperfeiçoamento e avaliação dos alunos. A união dos esforços da ACADEMIA, MERCADO e ALUNOS resultam em profissionais especializados com maior confiança para enfrentar os desafios futuros.

As tendência mundial neste Século XXI tem sido a adoção de edificações com estruturas leves em diversos países da Europa e América do Norte. Edifícios de múltiplos pavimentos com estruturas leves de madeira e aço tem ganhado destaque nas mídias especializadas. No Brasil os sistemas construtivos wood frame e light steel frame crescem em representação no mercado a duas décadas consecutivas e hoje são crescentemente aplicados em todo território nacional. Esses sistemas construtivos também possuem um grande potencial para facilitar a industrialização da produção de edificações, todas construtoras modernas estão inserindo em seu planejamento estratégico reduzir as tarefas nos canteiros de obras para ganhar produtividade e somente com profissionais qualificados isso é possível. As empresas desta cadeia produtiva tem encontrado enorme dificuldade de encontrar projetistas e gestores de empreendimentos.

Mercado de Trabalho

Os profissionais qualificados nestes sistemas construtivos podem trabalhar como projetistas especializados, em construtoras que buscam aumentar sua produtividade e competitividade no mercado, como vendedores técnicos, como consultores dos fabricantes de materiais desta cadeia produtiva que cresce em todo Brasil, em Fábricas de Estruturas Metálicas e de Madeira, Serralherias, Marcenarias, Empresas Especializadas em Stands e Eventos, Empreiteiras e Lojas que trabalham com soluções de divisórias, forros e acabamentos especiais.

Início (previsão)

Este é o primeiro curso de Pós Graduação em Projeto e Construção de Edificações nos Sistemas Construtivos Wood e Light Steel Frame do Brasil, com a presença de profissionais do crescente mercado da "construção seca" ou "industrializada". Conteúdo desenvolvido pelo ITIE - Instituto de Tecnologias de Industrialização das Edificações através de seu Programa Educacional: Inteligência Multi Construtiva.


O curso visa o desenvolvimento dos principais projetos de uma edificação, contemplando as técnicas construtivas em wood frame e light steel frame. Ao concluir este curso, os projetos aprovados, poderão ser incluídos no acervo técnico dos profissionais conforme orientação dos Conselhos Profissionais.

INVESTIMENTO

Para saber o valor do investimento, ou saber mais informações sobre este curso, preencha o formulário abaixo e fale com um de nossos consultores.

SAF - Sistema de avaliação de frequência

Para obter o Certificado Final do Programa, o participante deve ser aprovado tanto nos trabalhos e/ou provas presenciais realizados em cada módulo do curso quanto no Trabalho de Conclusão de Curso.

Assim sendo, será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências:

  • Aproveitamento de, no mín., 70% do curso, isto é, nota final igual ou superior a 7,0 em cada uma das disciplinas;
  • Frequência mínima de 75% da carga horária total de cada disciplina;
  • Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso.

Pré-requisitos para inscrição

Através de formulário próprio acompanhado de:

  • Cópia Autenticada do diploma de graduação;
  • Cópia Autenticada do RG;
  • Cópia Autenticada do CPF;
  • Duas fotos 3x4.

#EUESPECIALISTA

Mais que um plano de carreira. Um plano de vida.
Não perca tempo! Inscreva-se agora mesmo nesta turma.

* A instituição se reserva o direito de alterar qualquer uma das informações acima, de acordo com sua necessidade, a qualquer momento, sem aviso prévio.

Saiba mais...

  Aguarde!!! Carregando Dados.
 
Código de segurança:   WVFXV
Aguarde!!! Enviando dados...