Relação entre as fraquezas do sistema imunológico e a herpes labial

Relação entre as fraquezas do sistema imunológico e a herpes labial

O vírus da herpes, presente em mais de 90% dos adultos, apesar de não se extinguir do corpo depois de uma vez instalado, só se manifesta quando a imunidade não consegue rebate-lo, o que comumente é relatado pelo menos uma vez ao ano pelas pessoas que convivem com o vírus, no entanto não é uma regra.

Diversos fatores podem influenciar na baixa da imunidade, especialmente em momentos como os atuais de muito estresse. Isso promove o aumento dos níveis de cortisol, e como defesa, o sistema imunológico é gasto combatendo isso, o que consequentemente faz com que este sistema fique mais frágil, deixando o corpo "despido" de proteção imunológica, propiciando o surgimento das feridas da herpes, inclusive, pessoas com alguma imunodeficiência, como o HIV ou fazem tratamentos como a quimioterapia que atacam o sistema imunológico, costumam ter manifestações de herpes bastante recorrentes.

Respostas da imunologia clínica 

A imunologia é o ramo da medicina que estuda o sistema imunológico e as questões que costumam o afetar, no intuito de fortalecer esse sistema e inibir os ataques de vírus externos e alojados (como a herpes), chamados de imunossupressores.

A herpes, por exemplo, é contraída por indivíduos que são suscetíveis ao vírus, ou seja, que não possuem anticorpos para tal, o que na maioria das vezes, por incrível que pareça, é acometido na infância. Muitas vezes a herpes está associada a doenças sexualmente transmissíveis, por de fato também ser, mas existem dois tipos da doença (HSV-1 e HSV-2), e sua versão mais comumente transmitida é a 1, que se caracteriza pela transmissão na infância pelo compartilhamento de utensílios de uso pessoal. O HSV-2 é transmitido unicamente por contato sexual.

A infecção pelo vírus da herpes expressa pouca proteína viral, o que dificulta o reconhecimento da doença pelo sistema imunológico, com isso, sua ação também fica prejudicada, adiando o combate que o organismo promove contra o vírus. 

Tratamento

O vírus da herpes não tem cura, e uma vez alojado no organismo permanece incubado, vindo à tona sempre que a imunidade do indivíduo se encontra decadente. Alguns medicamentos no mercado inibem a proliferação do vírus nesses momentos e outros tratam a herpes quando ela está aparente, o aciclovir é um dos mais utilizados, tendo sua versão em pomada e comprimido, além de outros medicamentos utilizados para o mesmo fim. 

Em todo caso, o melhor remédio é a prevenção, então manter a imunidade alta ainda é a melhor solução contra a herpes. Para isso, várias vitaminas podem ser indicadas para o fortalecimento do sistema imunológico, e para saber mais a respeito do funcionamento desse sistema e de suas reações a esse e outros vírus, bem como, a medicamentos, nós ofertamos a especialização em Análises Clínicas e Toxicologia, preparando o profissional para lidar com essas e mais demandas na prática!

ANTERIOR PRÓXIMA