Ozonioterapia

Ozonioterapia

As práticas terapêuticas e estéticas passam por estudos e processos de evolução ao longo dos anos, sendo a busca pela viabilidade econômica e a eficiência um dos maiores objetivos a serem alcançados. Entretanto, algumas se fazem presentes na história por um tempo maior do que outras, como é o caso da ozonioterapia.

Aplicada desde o século XIX, na Alemanha, durante a Primeira Guerra Mundial, para o tratamento de soldados com a gangrena gasosa, uma infecção decorrente de uma bactéria que produz exotoxinas e gás, o Clostridium perfringens, sensível ao O3, a terapia foi se tornando amplamente difundida.

Reconhecida em mais de 50 países por seu potencial curativo, devido a eficácias com o tratamento de doenças, a ozonioterapia passou a ganhar adeptos também nos procedimentos estéticos, aliando o gás medicinal a outros medicamentos e procedimentos em uma terapia complementar. 

O que é a Ozonioterapia?

A ozonioterapia é um tratamento que consiste na mistura de dois gases, oxigênio (95%) e ozônio (5%), concebida por um gerador de ozônio medicinal, que por meio de uma descarga elétrica de aproximadamente 15.000 volts aplica oxigênio puro medicinal, dissociando-se e fazendo surgir o ozônio medicinal.

Um dos gases mais importantes na estratosfera, no qual age como um filtro ultravioleta e ajuda a manter o equilíbrio ecológico, o ozônio pode ser obtido de forma natural pelas ações dos raios UV se convertendo em 02 e 03.

No que ela se aplica?

Estudos mapearam uma pluralidade de doenças que podem ser tratadas diretamente com a ozonioterapia ou a utilizando como um método complementar. São algumas delas: doenças ortopédicas; fibromialgia; periodontites e infecções bucais; doenças infecciosas agudas e crônicas causadas por vírus, bactérias, fungos e parasitas; doenças autoimunes, como esclerose, artrite reumatóide, e doença de Crohn; doenças com isquemias crônicas, cerebral e cardíaca, dentre outros.

A terapia pode ser administrada também na estética facial, capilar e corporal, por vias tópicas, banho de ozônio, subcutâneo, intramuscular, intra-articular, insuflação (retal e vaginal) e outros meios. Sendo utilizada para protocolos para celulite, gordura localizada, tratamento de acnes e hipercromias, estrias, rejuvenescimento facial e tantos mais. 

Quais as funcões da terapia no organismo?

- Atua na quebra de gorduras;
- Exerce a função bactericida e fungicida;
- Possibilita a regeneração;
- Melhora a drenagem linfática;
- Regula o sistema imunológico;
- Nivela o metabolismo e as funções renal, hepática e tireoidiana;
- Potencializa a liberação de ozônio nos tecidos;
- Libera ácido nítrico;
- Enriquece a síntese de enzimas antioxidantes intracelulares;
- Modula a cascata inflamatória (citocinas).

ANTERIOR PRÓXIMA