Ferramenta de combate à corrupção: O impacto do compliance

Ferramenta de combate à corrupção: O impacto do compliance

Os programas de compliance ganharam popularidade ao serem associados diretamente ao fortalecimento do senso de ética dos colaboradores, que de forma inovadora, chega ao mercado como uma nova ferramenta envolvendo cidadãos e empresas, e os estimulando a prática de feitos éticos.

O termo Compliance pode ser traduzido como conformidade, observância, complacência, e advém do verbo inglês comply, que significa adequar, cumprir, obedecer. O termo se popularizou no mundo depois que as leis internacionais passaram a exigir que as empresas apresentassem um programa de adequação às normas, prezando os marcos legais comuns aos setores em que atuavam na economia. Após esse momento, o termo começa a representar uma conformidade para com as regras e valores morais e éticos, ou seja, tornou-se um conceito que traduz ética e honestidade, e é definido como um conjunto de ações e planos que visa a garantia do cumprimento de todas as exigências legais e regulamentares do segmento econômico, atuando sobre preceitos éticos para punir e evitar os atos de corrupção em geral.

Contexto Social

Há muitotempo, a corrupção é um grave problema nas organizações e sociedade como um todo, que ganha ainda mais relevância a cada vez que alguém eleito para trabalhar pelo poder público infringe leis e atenta contra o bem da nacionalidade em virtude da corrupção. A discussão acerca de métodos que seriam eficazes contra esse mal não cessam, e como modo de combate a essa infrações, criou-se no Brasil a Lei Federal n°. 12.846/13, conhecida como Lei Anticorrupção prevendo fatores que tangem a responsabilização administrativa e civil de pessoas jurídicas pelos atentados contra a administração pública em quaisquer das searas. Um dos mecanismos disponibilizados pela Lei em questão é a prática do compliance, de modo a criar procedimentos de prevenção e apuração dos atos ilícitos, de auditoria, incentivos à delação, comunicação de irregularidades e aplicação efetiva dos códigos de ética no ambiente corporativo.

O método na prática

Em resumo, Compliance trata-se, então, de um conjunto de práticas para o alinhamento da conduta corporativa com as políticas governamentais de cada área de atuação, e mesmo sendo estabelecido por lei no Brasil somente em 2013, no mundo, em meados de 1977 já se promoviam práticas envolvendo o Compliance, quando a FCPA - Foreign Corrupt Practices Act, nos Estados Unidos, passou a exigir das empresas que operam na Bolsa de Valores de Nova York que adotassem regras para evitar e punir fraudes e atos corruptos, que passaram a gerar consequências jurídicas, tornando-se o FCPA uma grande referência neste âmbito, sendo levada a engajar ainda mais as medidas anticorrupção, e é neste contexto que surge a OCDE (Convenção sobre a Luta Contra a Corrupção de Agentes Públicos Estrangeiros nas Transações Comerciais da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, uma organização criada com o intúito de promover políticas para melhorar as condições econômicas dos países e sociedade, trabalhando, dentre as tantas funções, para a adoção de legislação sobre a corrupção transnacional.

O Brasil faz parte desse sistema internacional de anticorrupção e em virtude dos compromissos firmados com estas associações, foi instituída a Lei Anticorrupção brasileira, consagrando de fato o compliance no país. 

A gestão com a  implantação do compliance propicia uma reeducação dos colaboradores para uma visão mais ética e transparente na resolução dos conflitos no meio corporativo. Essa técnica é recente e está em alta no mercado, sendo cada vez mais aplicada, tornando uma administração melhorada, e para isso são necessários profissionais que compreendam todo o processo de implementação da ferramenta. No Instituto Monte Pascoal, a especialização em Compliance, Riscos e a Lei Anticorrupção Nacional aborda diretamente tudo o que envolve essa estratégia pensando num profissional completo nessa área prezando por um mercado íntegro e de circulação consciente. Invista no seu futuro, na sua carreira. Invista em você como profissional para uma sociedade melhor. Se especialize!

ANTERIOR