Pós-pandemia: Engenharia será a segunda profissão mais relevante do mercado em 2021

Pós-pandemia: Engenharia será a segunda profissão mais relevante do mercado em 2021

Um levantamento feito pela consultoria de recrutamento e seleção Robert Half mostra os principais setores que estarão em alta em 2021, sendo eles: tecnologia, saúde, agronegócio, infraestrutura e logística. Dentre estes setores, das profissões que mais se destacam está a área de engenharia com cargos como comprador, engenheiro de aplicação, diretor de operações, gerente de supply chain e gerente de projetos.

De acordo ainda com a pesquisa do Gartner, 51% dos profissionais da cadeia de suprimentos acreditam que a economia circular seja favorável a eles nos próximos dois anos, visto que a vinda da pandemia da Covid-19 apresentou as fragilidades da cadeia de suprimentos no mundo inteiro e muitos líderes passaram a consideram a economia circular no intuito de aumentar a segurança da matéria prima.

Enfim, novas oportunidades e meios de trabalho surgiram após a pandemia modificar, especialmente, a economia do mundo todo, traçando novos panoramas e perspectivas na engenharia e todas as outras áreas profissionais, que de acordo com dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a crise formada durante a quarentena pelo novo coronavírus levou a redução ou paralisação de 76% da indústria brasileira.

A infraestrutura no pós-pandemia também é algo a ser repensado, assim como foi, em muitos aspectos, durante a pandemia de uma forma emergencial. No futuro, é ideal que essa infraestrutura seja repensada, prezando principalmente os aspectos sanitários em virtude das novas formas, necessidades e costumes de higienização que foram instaurados durante esse período.

Mercado de trabalho para 2021

De acordo com estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), há uma escassez de engenheiros no mercado, não por falta de profissionais formados, mas pela falta de profissionais qualificados para exercer as atividades, o que demanda que, por mais que o mercado precise de profissionais, ainda se encontra em posição de escolha, sendo assim os profissionais da engenharia precisam de melhor qualificação se quiserem ingressar no mercado em 2021, além da necessidade de atualizar para enfrentar os novos desafios da profissão no pós-pandemia.

O Instituto Monte Pascoal possui diversas opções de cursos de pós-graduação que oferecem a você conhecimento e prática de mercado, com conteúdo atualizado e embasado nos acontecimentos do mercado de trabalho, com docentes atuantes que levam experiência e vivência diária para a sala de aula, preparando o profissional para os desafios que assolam o mercado na atualidade.

Saiba mais sobre os cursos e qual se encaixa melhor no seu plano de carreira!

ANTERIOR PRÓXIMA