Criando um plano de negócios

Criando um plano de negócios

Você já ouviu sobre plano de negócios, certo? Mas você sabe do que se trata? Tudo que acontece na vida, seja um evento, a construção de uma casa, a aquisição de um automóvel, o investimento em um curso ou a compra do pacote de uma viagem exige um planejamento. Usemos o exemplo da viagem, antes de tudo é necessário pesquisar a data, o local, quanto precisa economizar até o dia, organizar as malas, as coisas de casa, entre outros. Ou seja, para que tudo dê certo foi feito um planejamento, e em uma empresa não é diferente. 

Segundo Rosa, "Um plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado".

Desse modo, o plano direciona na busca pelas informações detalhadas do ramo de atuação, sobre os produtos e/ou serviços que serão ofertados, a equipe, os clientes, concorrentes, fornecedores e, a mais importante das informações, as fraquezas e os pontos forte de negócio. 

Fases

Em síntese, o plano de negócios é criado em 7 fases:

1) Sumário Executivo
Essa é a 1ª seção de um plano e onde é possível visualizar de forma geral o projeto, com o destaque dos aspectos mais relevantes.

2) Análise de Mercado
Apresentação dos clientes, concorrentes e fornecedores, em forma de dados, números, na visão mercadológica.

3) Plano de Marketing
Descrição do diferencial nos produtos e/ou serviços, da política de preços, canais de vendas e estratégias promocionais.

4) Plano Operacional
Delimita a organização da empresa, conforme a sua capacidade de produção ou venda, infraestrutura, layout e os recursos humanos necessários. 

5) Plano Financeiro
Tradução, em números, dos objetivos e estratégias, calculando o capital, previsões de venda, custos e indicadores do projeto.

6) Análise de Cenários
Nesse momento são feitas as simulações que trabalham as variáveis, como preço, vendas, custo e condições de financiamento visando determinar o impacto na rentabilidade do negócio.

7) Análise de Estratégias
Identificação das forças e fraquezas da empresa, avaliando o mercado na busca de oportunidades e ameaças (análise swot). 

Motivos 

Importante tanto para quem está abrindo um negócio quanto para quem está passando por um processo de ampliação, o planejamento não elimina riscos mas evita erros que poderiam ser cometidos pela ausência de análise, reduzindo as incertezas do negócio.

Mas por que fazer um plano de negócios? O plano de negócios permitirá com que seja possível conhecer e identificar as oportunidades de mercado, explicando como aproveitar e ganhar com cada oportunidade identificada. Por meio dele é possível delimitar o cliente e o produto (serviço), além de prever os possíveis riscos e problemas que podem vir a ocorrer. Com a sua criação é estimado as necessidades financeiras e o lucro a curto e longo prazo. 

Então, sintetizamos em alguns tópicos o por que ele é importante:

- Organiza as ideias para o início ou ampliação de um empreendimento;
- Apoia a administração do negócio, seja em seus números ou em estratégias;
- Simplifica a comunicação entre sócios, funcionários, clientes, investidores, fornecedores e parceiros;
- Capta recursos materiais e/ou imateriais.

Vem para o MBA em Empreendedorismo, Gestão e Inovação

Referências:

Rosa, Cláudio Afrânio. Como elaborar um plano de negócios. / Cláudio Afrânio Rosa; organização, Viviane Soares da Costa, Any Myuki Wakabayashi; Renata Duarte Foscarini. – Belo Horizonte: SEBRAE/MG, 2013. XX p.: il. (Manuais Como Elaborar)

SEBRAE. Tudo o que você precisa saber para criar o seu plano de negócio  Disponível em: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-elaborar-um-plano-de-negocio,37d2438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD. Acesso em: 24 jul. 2019. 

USP. Empreendedorismo e plano de negócios. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3425086/mod_resource/content/2/planodenegocios.pdf. Acesso em: 24 jul. 2019. 

ANTERIOR PRÓXIMA