Indústria 4.0

Indústria 4.0

A fábrica do futuro, Indústria 4.0, ciberfábrica ou fábrica conectada: independentemente de como e chamarmos, esta transformação representa uma evolução nos processos de manufatura baseados em novas tecnologias e conceitos inovadores.

Mas porquê se chama Indústria 4.0? Três revoluções industriais sucessivas já ocorreram:

- A primeira, no século XVIII, caracterizou-se pela produção mecanizada com o uso de carvão e o desenvolvimento da máquina a vapor.

- A segunda, no final do século XVIII, permitiu a produção em massa após a chegada da energia elétrica.

- A terceira, em meados do século XX, permitiu a produção automatizada, usando o controle por máquinas e robôs.

Com a Indústria 4.0, o setor está em sua quarta revolução, caracterizada por uma fusão entre a internet e as fábricas. Em cada elo das cadeias de produção e de fornecimento, ferramentas e estações de trabalho se comunicam constantemente via internet e redes virtuais. Máquinas, sistemas e produtos trocam informações entre si e com o mundo externo. Ao otimizar as ferramentas de produção, os fabricantes esperam acelerar a produção a um custo mais baixo e de uma forma mais ecológica.

As principais ferramentas necessárias para implementar a Indústria 4.0 já existem: sensores, controladores, big data, a Internet, computação em nuvem, etc. Mais do que uma revolução tecnológica, a Indústria 4.0 é antes uma reorganização total do modo de produção fazendo uso das ferramentas existentes e depositando maior confiança nas redes. Esta nova geração de fábricas pretende restaurar o dinamismo da indústria de várias formas: modernizando a produção, aumentando a competitividade, posicionando os fabricantes para enfrentar os desafios da globalização, etc.

ANTERIOR PRÓXIMA