O conceito de vistoria na construção civil

O conceito de vistoria na construção civil

O termo vistoria não possui uma delimitação fixa, estando interligado ao contexto em que é aplicado. No sentido literal do dicionário, o substantivo feminino designa a inspeção, exame feito por autoridade ou perito: vistoria de um prédio; ou até mesmo a revista, exame e investigação em alguém ou algo.

Conforme a NBR 14653-1, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), é a "constatação local de fatos, mediante observações criteriosas em um bem e nos elementos e condições que o constituem ou o influenciam", e  a NBR 13.752 a delimita como a "constatação de um fato, mediante exame circunstanciado e descrição minuciosa dos elementos que a constituem".

Na engenharia 

Sob a perspectiva da engenharia, na transcrição literal do Glossário de Terminologia Básica Aplicável à Engenharia de Avaliações, do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE), o conceito é da "constatação de um fato em imóvel, mediante exame circunstanciado e descrição minuciosa dos elementos que o constituem, objetivando sua avaliação ou parecer sobre o mesmo". 

A execução considera quatro pontos mais relevantes:

1 - A vistoria propõe a constatação técnica;
2 - Essa se dá in-loco;
3 - É devidamente criteriosa;
4 - Analisa elementos ou condições que caracterizam e/ou influenciam um bem.

Pontos considerados

Tratando-se de uma atividade de ordem técnica, a vistoria exige ser executada por um profissional habilitado, podendo averiguar as medidas (temperatura, abertura de fissuras e trincas, nível de ruído, medidas de pH etc), a execução de ensaios, provas de carga, dentre outros, com o objetivo de deixar consignada a real situação do objeto. 

Ela é executada in-loco, não por fotos e filmes, para ser mais precisa e devidamente criteriosa. Enquanto ciência, a engenharia necessita de critérios objetivos para suas obras e a vistoria permite a análise, necessária para a adequada tomada de decisões. 

Quer compreender mais sobre as normas técnicas da construção? Venha para a Especialização em Engenharia Diagnóstica Aplicada à Construção Civil!!!

ANTERIOR PRÓXIMA