A atuação de fitoterápicos como ansiolíticos

A atuação de fitoterápicos como ansiolíticos

A busca por fitoterápicos tem se mantido em alta visto que vários dos medicamentos do mercado, especialmente os ansiolíticos e antidepressivos, expressam muitos efeitos colaterais no organismo. Ao contrário, os fitoterápicos raramente provocam efeitos colaterais, e assim como qualquer medicamento, é induzido a vários testes e pesquisas antes de poder ser indicado ao uso.

Há especialistas que apontam que o uso da fitoterapia no tratamento da ansiedade tem agido de forma semelhante às drogas ansiolíticas mais comuns do mercado, com o bônus de não possuírem os efeitos colaterais, como o vício, que assombram os pacientes que precisam do uso desses medicamentos.

 

TAG - Transtorno de ansiedade generalizada

Até certo nível, a ansiedade é uma reação comum do organismo que responde ao medo, expectativa e dúvida, mas a excessividade desses fatores no ser humano é classificada como transtorno de ansiedade generalizada, doença caracterizada pela preocupação excessiva e expectativa apreensiva que chega ao ponto de gerar sintomas físicos e que frequentemente ocasiona crises. Alguns dos sintomas recorrentemente mencionados em consultório são: inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular e perturbação do sono.

Especialistas explicam que algumas plantas têm efeitos calmantes e sedativos que amenizam e até inibem esses sintomas da ansiedade, tornando o paciente alguém mais calmo, com um baixo custo e sem efeitos colaterais numa maioria de vezes, de acordo com a recomendação médica.

 

Quais são os ativos medicinais utilizados nas fórmulas ansiolíticas?

São bem conhecidos no mercado fitoterápico essas cinco plantas: 

  1. Melissa - mais comumente conhecida como erva-cidreira .

  2. Camomila - muito conhecida por leigos pelo seu efeito calmante já muito utilizado em chás.

  3. Erva de São João - é indicada até mesmo para tratamentos contra a depressão.

  4. Passiflora - também muito conhecida pela população por ser um ativo extraído do maracujá que é popularmente conhecido como calmante.

  5. Valeriana - auxilia também no sono.

A fitoterapia é uma cura milenar, estima-se que a prática seja algo pré-histórico, sendo considerada a primeira prática terapêutica utilizada pelo ser humano, mas claro, atualmente o modo de processamento desses medicamentos se atualizou bastante e  vem se tornando cada vez mais eficaz e melhor processados.

A fitoterapia é excelente em casos de ansiedade leve, considerando seu uso principalmente evitando a necessidade de drogas mais pesadas para este fim. Em casos de maior intensidade, a fitoterapia ainda pode ser indicada, atuando como colaborador para a tranquilidade do paciente, tendo em vista que seus ativos podem contribuir com o tratamento, no entanto, nesses casos, o acompanhamento deve ser observado com muita cautela, tendo em vista que, mesmo sendo ativos naturais, os fitoterápicos ainda assim são remédios e exigem atenção ao serem prescritos, especialmente associados a outras medicações.

Em todo caso, os fitoterápicos são medicamentos muito bem recomendados e que só têm bem a fazer, além de que, estão sendo cada vez mais solicitados pelos pacientes. Pensando nessa demanda, o Instituto Monte Pascoal oferta à nutricionistas, biomédicos, farmacêuticos, enfermeiros, fisioterapeutas, médicos e esteticistas a pós-graduação em Terapia Ortomolecular e fitoterápica "ênfase na prática clínica"

ANTERIOR PRÓXIMA