Projetos de Contenção

Projetos de Contenção

As contenções são elementos importantes de muitos projetos de engenharia, contemplando uma ampla variedade de obras, tais como rodovias, ferrovias, pontes, subsolos de edifícios, usinas, barragens, entre outros. O projeto de contenções é entregue ao cliente com todas as especificações técnicas, detalhamentos executivos e, até mesmo, quantitativos da contenção que será executada em obra.

O principal elemento de um projeto de contenções são as obras civis pensadas com a finalidade de proporcionar uma estabilidade contra a ruptura de maciços, de modo que seja evitado o escorregamento causado pelo seu próprio peso ou ainda por carregamentos externos. Exemplos bastante característicos de estruturas de contenção utilizadas em projeto de contenções são as cortinas de estacas e as paredes diafragma. Sendo esses tipos construídos com o papel de conter a possível ruptura do maciço, suportando as pressões laterais em um projeto de contenções.

O projeto de contenções é aplicado no processo de construção de muros que possuem o objetivo de conter aterros e barrancos, tendo em vista que o muro de contenção substitui a terra que foi eliminada, estabilizando a sua pressão e evitando um possível deslocamento da terra, a sua queda.

O muro de contenção, também conhecido como muro de arrimo, é uma estrutura que tem como principal papel estabilizar e segurar os terrenos inclinados evitando, desta forma, a erosão e a movimentação do solo. Deve ser empregado em caso de terrenos com inclinação; sempre antes de qualquer obra em terreno inclinado, onde não for possível construir um aclive suave, deve ser feito um muro de arrimo. Deste modo, o muro torna o terreno mais plano e adequado para a construção.

Sempre que for necessária a realização de um corte no terreno, possibilitando a construção de uma estrada, uma edificação ou outro tipo de obra que precise desse tipo de corte, a construção do muro de contenção se faz necessária, para que seja evitada a queda do solo contido.

ANTERIOR PRÓXIMA