Gerenciamento de cronograma de projetos

Gerenciamento de cronograma de projetos

Os projetos seguem prazos e uma das maiores falhas deles é o atraso na entrega, devido a inúmeros fatores. Diante disto, é necessário que se haja um gerenciamento de cronograma, parte essencial no planejamento e chave importante para o sucesso e eliminação das críticas.

Antes de falar do gerenciamento de cronogramas, é necessário explicar o que vem a ser o gerenciamento de projetos. Disciplina ampla, que abrange diversos setores e áreas funcionais, possui uma ferramenta fundamental em que os gerentes e membros da equipe devem ter ciência: o cronograma do projeto. 

De extrema importância para os gerentes de projeto, um cronograma rigorosamente cumprido permite assegurar os compromissos firmados mediante objetivos estabelecidos, além de definir o curso de ação apropriada e apontar rapidamente os problemas as partes interessadas.

Mas o que é um cronograma de um projeto?

Geralmente o cronograma é referenciado como um documento técnico, vindo a mente datas e números. Outra percepção que se tem é de ser um documento rico em detalhes e, compreensível, apenas por quem os criou ou as pessoas envolvidas naquele trabalho.

No entanto, o cronograma deve ser entendido como uma ferramenta de comunicação do gerenciamento. E ainda que contenha uma multiplicidade de detalhes e números, seu objetivo é apresentar se o projeto está ou não no caminho certo. Este objeto também está passível a leitura, críticas e referências por todas as partes interessadas no projeto.

Apresentados em formas e tamanhos múltiplos, geralmente os cronogramas são alocados em um aplicativo de software. As ferramentas permitem com que o trabalho seja otimizado, disponibilizando mecanismos simples para criar tarefas individuais e conectá-las às demais desenvolvidas, atualizando sempre que algo for completado.

Vem para a Especialização em Planejamento Estratégico e Gerenciamento de Projetos

Referências:

CIRIELLO, David M. Estratégias para o gerenciamento do cronograma do projeto: Dicas úteis para os gerentes de projetos e membros da equipe. Disponível em: https://brasil.pmi.org/brazil/KnowledgeCenter/Articles/~/media/C1CEEAF8C9364BAA9FAB0D7F2B92203F.ashx. Acesso em: 24 jul. 2019.  

ANTERIOR PRÓXIMA