A Indústria 4.0

A Indústria 4.0

A Indústria 4.0 é a famosa 4ª Revolução Industrial, caracterizada por um conjunto de tecnologias favorecidas pela diminuição dos limites e/ou barreiras entre as pessoas e os mundos digital e físico, possibilitando com que as máquinas e os seres humanos trabalhem e se comuniquem de forma colaborativa. Esse sistema promove a eficiência, minimiza a ociosidade e o desperdício, também é uma de suas peculiaridades a criação de processos e mercados.

Segundo Dias (2019), "essas mudanças foram impulsionadas pelo acesso maciço da sociedade ao mundo digital, que passou a influenciar todos os mercados. Pode-se dizer, portanto, que essa evolução partiu das necessidades da sociedade para o mercado, atingindo os meios produtivos e de serviços".

Assim, no âmbito da indústria 4.0, o acoplado de tecnologias, designadas habilitadoras, permite que as linhas de produção fluam mais, sendo mais ágeis e com o atendimento do consumidor final de modo personalizado, sem prejudicar a sua produtividade.

Na perspectiva do consumidor, a indústria 4.0 adapta a linha de produção para a customização em massa com bens ou produtos que atendam aos desejos e necessidades do consumidor, com custos semelhantes aos dos produtos não customizados e com período de entrega relativamente curto.

Nesse modelo de indústria, o trabalho está ainda mais conectado aos sistemas da Internet das Coisas, Realidade Aumentada, Big Data, dentre outras soluções. Aqui é possível analisar o comportamento dos usuários e, assim, providenciar melhorias decorrentes dessa análise, por meio de um processo ágil. 

Venha para a Especialização em Projeto e Produção de Estruturas Metálicas e Mistas na Indústria 4.0

Referências:

DIAS, Tarcisio. Indústria 4.0: máquinas e seres humanos trabalhando de maneira colaborativa. Disponível em: https://revistasobrerodas.com.br/industria-4-0-maquinas-e-seres-humanos-trabalhando-de-maneira-colaborativa/. Acesso em: 29 ago. 2019.

ANTERIOR PRÓXIMA