Design instrucional: um novo método na tecnologia da educação

Design instrucional: um novo método na tecnologia da educação

Isso mesmo! Talvez alguém possa interpretar o termo de maneira equivocada pensando que talvez esteja relacionado a alguma área do design gráfico ou de moda, onde a palavra ‘design’ é mais comumente utilizada, mas o termo Design Instrucional na verdade está ligado a pedagogia e suas técnicas e recursos de ensino e aprendizagem.

O design instrucional é um dos grandes recursos ao que se trata da tecnologia da educação que é muito visada na atualidade no intuito de facilitar o processo de aprendizagem para os alunos.

Processo de aprendizagem na atualidade

O momento que o mundo enfrenta favoreceu o ensino EAD, que disputa a atenção dispersa dos alunos com todas as outras facilidades de se estar em casa, como a internet com jogos, filmes, séries e redes sociais, logo, o momento é bastante propício para que sejam abordadas as técnicas do design instrucional, que aborda as melhores maneiras para tornar a aprendizagem interativa e dinâmica prezando a atenção do aluno no conteúdo.

O design Instrucional é visto como a engenharia pedagógica, como os termos originais em inglês e alemão, que tem o significado associado a engenharia pedagógica de fato, tratando-se de um conjunto de técnicas, métodos e recursos que implementam o processo de aprendizagem, ou seja, o design instrucional visa a utilização de materiais que facilitem a construção de processos para novas modalidades de ensino.

A aplicação do design instrucional data desde o período da Segunda Guerra Mundial, tendo o governo notado que seus soldados perdiam equipamentos, e até a própria vida, por não saberem utilizar o equipamento. Com isso, o governo criou um processo de treinamento com uma equipe multidisciplinar para instruir os soldados sobre tudo o que fosse relevante para poupar suas vidas.

As metodologias de aplicação do design instrucional foram cada vez mais aprimoradas e outros segmentos, como o empresarial e, especialmente, o campo educacional, adotaram o design instrucional, especialmente agora com o ensino online. Com isso, foram instituídos alguns princípios de definição da técnica que justificam a metodologia, como:

  • Desenvolvimento de novas competências e habilidades;

  • Comunicação efetiva, garantindo clareza de compreensão;

  • Utilização consciente dos recursos tecnológicos;

  • Eficácia na absorção de conteúdos.

O modelo de aplicação do design instrucional na atualidade é o ADDIE, que se constitui por acrônimo das palavras:

  • Analisar

  • Estruturar 

  • Desenvolver

  • Implementar

  • Avaliar

Combinadas, formam esse modelo que, de forma prática e eficiente, proporcionam uma melhor experiência para os alunos e favorecem o processo de aprendizagem otimizando-o.

Na especialização em Andragogia, know-how e eficiência organizacional, o tema é abordado amplamente, construindo, no profissional da educação, toda a percepção do design instrucional, aliado a todos os outros conhecimentos que são abordados no curso, tornando-o um educador de total eficiência.

ANTERIOR