Diagnóstico de Patologias em Revestimentos Cerâmicos

Diagnóstico de Patologias em Revestimentos Cerâmicos

Os ladrilhos cerâmicos são um dos mais nobres e versáteis de revestimento utilizados em edifícios, tanto em Portugal como no Brasil, pela singular importância que lhe souberam atribuir ao longo dos séculos. O desenvolvimento que os sistemas de Revestimentos Cerâmicos Aderentes (RCA) têm sofrido nos últimos anos, devido à inovação tecnológica da indústria de produção de ladrilhos cerâmicos e de materiais de assentamento, bem como a crescente variedade de suportes onde este revestimento é aplicado, não tem sido adequadamente acompanhados pelo intervenientes diretos no processo construtivo, verificando-se a ocorrência cada vez mais frequente de fenômenos patológicos nos primeiros anos de vida do revestimento.

Assim sendo, e como tem sido cada vez maior o investimento na manutenção e reparação do edificado, torna-se urgente criar, aferir e divulgar ferramentas que possam ser úteis a uma adequada estratégia de manutenção de RCA. Para a implementação dessa estratégia, torna-se necessário criar um sistema de inspeção (para a recolha de dados do local) e um sistema classificativo das anomalias detectadas durante as inspeções, bem como de todos os fatores que contribuem para o seu diagnóstico e reparação, de forma a normalizar os relatórios resultantes.

Patologia

O sistema classificativo inclui todas as anomalias que se podem identificar em RCA bem como as respectivas causas. Para o completar, incluíram-se os métodos de diagnóstico mais adequados para caracterizar as anomalias e as causas descritas e as técnicas de reparação necessárias à reparação das primeiras e eliminação das últimas.

Sistema classificativo de anomalias

A constituição do sistema classificativo inicia-se com a identificação das anomalias que podem ser observadas em sistemas de RCA. Esta identificação foi efetuada utilizando bibliografia da especialidade e a experiência da observação de vários casos patológicos neste tipo de revestimentos, de forma a abranger todos os tipos de anomalias que podem afetar as paredes e os pavimentos.

Se torne um especialista em Engenharia Diagnóstica Aplicada à Construção Civil.

ANTERIOR PRÓXIMA