HPV: Causador do 3° tumor maligno mais frequente em mulheres.

HPV: Causador do 3° tumor maligno mais frequente em mulheres.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o carcinoma de colo de útero está atrás apenas do câncer de mama e colorretal na lista de tumores malignos mais frequentes em mulheres. Até 2018, o número de mortes estava em 6.526, e mesmo com dados alarmantes, a vacina que é oferecida gratuitamente não tem uma procura relevante. O recomendado pelo Ministério da saúde é 80%, e atualmente apenas 51% das meninas e 22% dos meninos da faixa etária ideal receberam as duas doses necessárias.

O HPV

O HPV é uma doença sexualmente transmissível e principal causadora do carcinoma de colo de útero, e de acordo com a ginecologista Neila Maria de Gois Speck, presidente da Comissão Nacional Especializada de Trato Genital Inferior da Federação Brasileira de Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), todas as pessoas sexualmente ativas provavelmente terão contato com o vírus da doença.

Medo do vírus ou da vacina?

O vírus do HPV tem vários tipos e a maioria deles não oferece nenhum risco ao corpo humano, no entanto, alguns geram infecções que quando instaladas repetidamente podem afetar o crescimento das células ocasionando lesões malígnas, ocasionando o câncer, e a vacina protege justamente contra esses que são considerados de alto risco e que têm alta probabilidade de ocasionar o câncer, evitando totalmente a contaminação, no entanto, não está sendo suficientemente aplicada.

O câncer ainda pode se instalar sem que a mulher tenha tido a doença, mas são casos raros e relacionados a outros fatores cancerígenos, como o tabagismo, o início precoce da vida sexual e o uso prolongado de anticoncepcionais. Mas estes são raridades, o maior causador da doença é comprovadamente o HPV e pode ser muito bem controlado, mas o senso populacional ainda não se deu conta da gravidade do assunto.

Para que mais profissionais tenham ciência de tudo isso e possam oferecer mais informação a seus clientes, o Instituto Monte Pascoal aborda esse e outros diversos assuntos da área da especialização em Citopatologia ginecológica. Aprofunde seus conhecimentos, conheça novas abordagem de temas que envolvem as condições patológicas do sistema reprodutor feminino. Seja um especialista. 

ANTERIOR PRÓXIMA