Tomografia Computadorizada: O que é?

Tomografia Computadorizada: O que é?

O exame conhecido como tomografia computadorizada é, de forma simplificada, um raio-x em 360 graus realizado em um tomógrafo. Assim, ele reproduz imagens fragmentadas que podem ser analisadas de qualquer ângulo. Os aparelhos mais atualizados processam imagens mais ricas em detalhes, reconstruindo tridimensionalmente porções do corpo e oferecendo uma visão exata dos órgãos.

Geralmente, o seu pedido advém da necessidade de diagnóstico a múltiplas doenças e alterações no organismo humano, como é o caso de traumas cranianos, acidentes vasculares, entre outros. O seu resultado é considerado ágil, e o tipo de exame está disponível na maioria dos hospitais, seja para emergências ou diagnósticos de lesões e investigação de doenças.

Como é feito o exame?

O paciente é posicionado horizontalmente, deitado, na mesa do aparelho (o tomógrafo), de forma que a parte do corpo escaneada contemple o objetivo do exame, o que irá variar. Depois, por meio da ampola de raios-x e dos detectores, o tomógrafo gera diferentes imagens no período de minutos.

Existem algumas situações em que o contraste iodado (via oral, por sondas ou pelas veias do paciente) é necessário, tendo em vista que auxiliar a delimitar melhor os vasos sanguíneos e as lesões. Aos não alérgicos, a substância é considerada segura, só que ainda assim pode acarretar em náuseas e dor de cabeça.

No resultado, as cores em escala de cinza tem papel crucial, pois é a partir delas que os médicos buscam alterações no corpo. Porém, embora o exame seja gerado de forma rápida, o laudo demanda um tempo maior por exigir uma análise detalhada do material. 

Vem para a Especialização em Imagem e Radiodiagnóstico. 

Referências:

TENORIO, Goretti. Tomografia computadorizada: como é feita e para que serve?. 2018. Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/tomografia-computadorizada-como-e-feita-e-para-que-serve/. Acesso em: 02 out. 2019. 

ANTERIOR PRÓXIMA