O Uso de Painéis em ACM

O Uso de Painéis em ACM

Os painéis em ACM (Aluminum Composite Material) são empregados em revestimentos de fachadas, coberturas e marquises. Algumas das poucas situações que não podem ser empregados são como revestimento de piso, mediante à abrasividade cotidiana. 

"A solução é composta por duas chapas de alumínio com miolo de polietileno, sendo que a espessura de todo o conjunto varia, em geral, entre 3 e 4 mm. Dependendo da maneira como o produto será utilizado, é indicada uma medida ou outra. Para revestimento de fachada, a especificação mais adequada é o ACM com espessura de 4 mm e pintura tipo Kynar 500, sistema que garante uniformidade da cor e resistência a agentes externos" (AECweb, 2019).

A vantagem dos painéis em ACM consiste no seu excelente desempenho térmico e acústico, acarretado pela camada de polietileno entre as chapas de alumínio. A substância também é resistente à corrosão e está disponível em múltiplas cores.

Dentre os seus principais diferenciais consta-se a possibilidade de dobrá-los, tornando-os uma opção interessante para revestimento de fachadas com elementos curvos. Contudo, as peças arrojadas exigem uma encomenda prévia pelas empresas que executam o trabalho de beneficiamento. Buscando esquivar de problemas, especialmente no período de instalação, a escolha do material necessita ser feita na fase de concepção do projeto arquitetônico. 

Para a sua fixação, há diferentes métodos, como os que usam suportes metálicos tipo ancoragem ou os que realizam a colagem com fitas. Um dos problemas que pode ocorrer é apenas a falta de alinhamento das peças, sem a fixação.No processo de manutenção, exigem pouca, sendo necessário a atenção maior com a limpeza.

Se matricule na Especialização em Projeto e Construção de Edificações nos Sistemas Construtivos Wood e Light Steel Frame

Referências:

AECweb. Painéis de ACM são usados no revestimento de fachadas, coberturas e marquises. Disponível em. Acesso em: 29 out. 2019. 

ANTERIOR PRÓXIMA