Aço e Estruturas Metálicas: O Desenvolvimento Sustentável

Aço e Estruturas Metálicas: O Desenvolvimento Sustentável

Com as suscetíveis alterações ecológicas e a constante modernização e crescimento, o desenvolvimento sustentável tem sido uma alternativa relevante no cenário da construção. Seu principal objetivo é alavancar a economia global de uma forma consciente, tanto em termos ambientais quanto sociais.

Na linha do desenvolvimento sustentável, o aço é visto como um material "amigo do ambiente", considerando principalmente a sua função de reciclagem. Mas não só ele, as estruturas metálicas também apresentam características naturais que se alinham aos quesitos da construção sustentável.

A construção sustentável

Em 1994, Charles Kibert estabeleceu pela primeira vez o conceito de Construção Sustentável durante a Conferência Internacional sobre Construção Sustentável, definindo-a como "a criação e o planejamento responsável de um ambiente construído saudável com base na optimização dos recursos naturais disponíveis e em princípios ecológicos". 

Caracterizada em três dimensões, ecológica, econômica e sócio-cultural, a sustentabilidade da construção demanda o uso dos princípios em todos os ciclos, perpassando a extração das matérias primas, a demolição e o destino final dado aos resíduos. 

Em outros países

Na União Europeia metade da matéria prima originada da superfície terrestre é empregada na construção e mais de 25% dos resíduos sólidos advém da área. Portanto, quanto maior o consumo proporcional é a escassez dos recursos naturais e a produção de resíduos. 

Pensando em solucionar esse problema, a Comissão Europeia tem desenvolvido estratégias buscando reduzir os impactos ambientais provocados pela dinâmica do mercado da construção, além de ter como intuito potencializar as condições para a competitividade na indústria. 

Você também se interessa no mercado da construção? Conheça nosso MBA em Projetos de Estruturas e Fundações.

ANTERIOR PRÓXIMA