Fitoterapia aplicada a diabetes

Fitoterapia aplicada a diabetes

A fitoterapia é uma área extensa que está envolvida na prevenção e/ou tratamento de inúmeras patologias, incluindo a Diabetes Mellitus (DM). O uso benéfico de plantas medicinais na medicina tradicional de diversas culturas está amplamente documentado. Várias plantas têm sido alvo de estudo científico a fim de comprovar os seus efeitos terapêuticos na DM sendo que várias apresentam potenciais propriedades hipoglicemiantes.

A DM é um distúrbio metabólico do sistema endócrino que afeta de 336 milhões de pessoas em todo o mundo. Tendo em conta as estimativas atualmente realizadas, este envelhecimento da população, uma maior prevalência da obesidade, mudança de hábitos alimentares com dieta hipercalórica e rica em açúcares, sedentarismo, entre outras.

A doença existe em todas as partes do mundo e tem aumentado significativamente, constituindo-se um sério problema de saúde pública. Em 2004, já era considerada a terceira doença, juntamente com o cancro, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, com maior taxa de mortalidade. Quando não é controlada, esta doença conduz a diversas complicações crônicas, tais como: retinopatia, hipertensão arterial, insuficiência cardíaca e renal, entre outras.

Neste sentido, há uma grande necessidade de desenvolver estratégias terapêuticas complementares, visto que as terapias convencionais, por si só, são incapazes de controlar todos os aspectos patológicos da doença, e têm um enorme impacto econômico.

O uso de fitoterápicos tem como objetivo ser uma forma de auxiliar terapêutica para os doentes diabéticos, tendo em conta que este tratamento complementar pode ter benefícios que se somam à terapêutica convencional. Como já foi referido, o recurso à Fitoterapia nas últimas décadas tem aumentado expressivamente em diversas patologias, incluindo na DM.

A OMS listou 21.000 plantas que são utilizadas para fins medicinais em todo o mundo, das quais 800 foram notificadas por mostrarem potencial antidiabético. Existem vários plantas medicinais conhecidas pela sua atividade antidiabética, com diferentes mecanismos de ação e fitoconstituintes. A ação biológica das plantas está relacionada com a composição química dos produtos vegetais. As plantas contém na sua composição compostos fenólicos, alcalóides, flavonóides, terpenóides e glicosídeos, que apresentam efeitos positivos.

ANTERIOR PRÓXIMA