Técnicas de liderança

Técnicas de liderança

Um profissional não é líder quando quer, mas é líder quando a equipe o aceite e o enxerga como tal, e para que consigamos equilibrar nossas competências de líderes.

1 - Planejamento
O planejamento é um dos processos gerenciais que consiste em organizar o que entregaremos, a que custo e a que tempo e quais ações e técnicas para controlar as mudanças de maneira a garantir os objetivos dos interessados.

2 - Motivação
O Gerente de projetos com característica de líder eficaz certamente consegue aumentar produtividade, mantendo o time engajado na busca de melhorias e desenvolvimento pessoal e entregas dentro do prazo.

3 - Relacionamento
Projetos são geridos por pessoas e para pessoas e é de extrema importância ter um excelente relacionamento com sua equipe e com as partes envolvidas para que gere engajamento e confiança. Essa troca de experiência é muito importante para gerar comprometimento, pois a equipe se envolve mais com um gestor/líder que transmite confiança e que seja participativo.

4 - Conflitos
São inevitáveis na vida profissionais de um gerente de projetos e isso sempre ocorre porque projetos são realizados por pessoas, e essa interação pode gerar conflitos de ideias, crenças, habilidades, entre outros fatores que são vistos por óticas diferentes. Conflitos e pontos de vistas divergentes, tratados de maneira adequada, enriquecem as discussões e decisões em projetos.

5 - Feedbacks
Com o objetivo motivacional e de reconhecimento, um gerente de projetos precisa usar o feedback de forma constante, pois esta ação dobra o resultado em seus projetos e a equipe fica mais engajada quanto ao propósito do projeto.

6 - Produtividade
Um gerente de projetos precisa saber usar todas as ferramentas e técnicas disponíveis a seu favor, precisa minimizar e reduzir falhas e maximizar os acertos, seja usando lições aprendidas ou algum técnica de gestão de projetos.  

Faça já seu MBA em Planejamento, Gerenciamento e Execução de Obras.

ANTERIOR PRÓXIMA