Gerenciamento da Comunicação

Gerenciamento da Comunicação

Um projeto costuma englobar diferentes áreas, mas geralmente preocupa-se com o escopo, o tempo e o seu custo, mas esquece-se da parte em que envolve pessoas inseridas no processo, ainda que seja uma questão óbvia. Nesse caso, a comunicação é uma delas e acaba por ser colocada em segundo plano.

Com isso, é possível verificar que a maioria das falhas no gerenciamento de projetos é proveniente de erros humanos e não de fatores quantitativos relacionados a escopo, custo e tempo. Nesse sentido, é relevante que "o gerenciamento da comunicação e sua influência positiva no gerenciamento de projetos seja bem aproveitada para que o índice de sucesso das organizações seja elevado em consequência de seus projetos bem desenvolvidos" (SOUZA, 2016, p.45).

Em síntese, o gerenciamento da comunicação em projeto é constituído pelo planejamento, coleta, criação, distribuição, armazenamento, recuperação, gerenciamento, controle, monitoramento de dados, sendo só depois disponíveis para as pessoas no momento em que necessitarem e no canal mais adequado, objetivando que chegue com o mínimo de ruído possível.

"O gerenciamento das comunicações estabelece, realiza, monitora e controla o fluxo de informações durante todo o ciclo de vida dos empreendimentos, e é vital para o sucesso dos mesmos. Assim, é importante que todas as comunicações em projetos sejam realizadas segundo processos organizados e disciplinados, capazes de gerar informações corretas e completas, colocadas nos momentos adequados à disposição das pessoas certas, para que realizem suas tarefas, como estabelecido no plano definidos" (CHAVES, 2015, p.54 apud SOUZA, 2016, p.45).

Basicamente há dois tipos de comunicação: a verbal, que abrange tanto a forma escrita quanto a falada, e a não-verbal, que engloba os gestos, a entonação da voz, a expressão do rosto, imagens etc. O tipo utilizado depende de diferentes fatores, variando conforme a complexidade, a quantidade de pessoas envolvidas, a cultura, o momento político, o tipo de projeto, entre outros.

Considerando que a comunicação permeia todas as áreas de um projeto, conectando-as, o gerenciamento serve justamente para promover o alinhamento entre as partes interessadas, evitando pontas soltas no projeto. Quando executado com eficácia, o gerenciamento da comunicação possibilita uma decodificação mais exata da mensagem e evita ambiguidades na comunicação.

Vem para a Especialização em Planejamento Estratégico e Gerenciamento de Projetos. 

Referências:

JUSTO, Andreia Silva. Gerenciamento da comunicação: o que é, qual a importância e como fazer em 3 passos, Disponível em: https://www.euax.com.br/2019/05/gerenciamento-da-comunicacao/. Acesso em: 03 set. 2019. 

ANTERIOR PRÓXIMA