Inteligência e Contrainteligência

Inteligência e Contrainteligência

Você já ouviu falar de Inteligência, não é mesmo? Porém, é possível que desconheça o termo Contrainteligência. Dentro das atividades de Inteligência de Segurança Pública há dois ramos: a Inteligência e a Contrainteligência. Essas ocorrem entre entidades comerciais e industriais, organizações policiais e grupos criminosos, assim como entre países.

Segundo a Agência de Inteligência da Polícia Civil, a Inteligência "destina-se à produção de conhecimentos úteis e oportunos para subsidiar os tomadores de decisão na esfera da segurança pública. A produção do conhecimento de inteligência se realiza com o emprego de metodologia própria, de procedimentos específicos e de técnicas acessórias  especializadas, excluídas a prática de ações meramente intuitivas e a adoção de procedimentos sem orientação racional".

Assim, é dela a competência para a reunião e processamento de dados com o intuito de estudar o passado, entender o presente e a concepção de cenários prospectivos ao futuro. Desse modo, a Metodologia de Produção de Conhecimento de Inteligência (MPC) contempla diferentes etapas:

- Planejamento
- Reunião
- Avaliação
- Análise
- Integração
- Interpretação
- Formalização
- Difusão

Agora, conforme a Agência de Inteligência da Polícia Civil, a Contrainteligência "destina-se a produzir conhecimentos para neutralizar as ações adversas, e proteger a atividade e a instituição a que pertence. À Contrainteligência compete as atividades de Segurança Orgânica (SEGOR) e Segurança Ativa (SEGAT)".

As suas funções estão vinculadas a produção de conhecimentos e a execução de atividades interligadas a proteção dos dados, conhecimento, infraestruturas críticas e outros ativos sensíveis e sigilosos de interesse do Estado e da sociedade. Elas são executadas com atenção a defesa de espionagem, sabotagem, vazamento de informações e até mesmo terrorismo, sendo financiada por instituições, grupos ou governos estrangeiros.

Conforme a Agência Brasileira de Inteligência. "a Contrainteligência desenvolve ações voltadas para a prevenção, detecção, obstrução e a neutralização de ameaças aos interesses nacionais". Em síntese, realiza proteção dos conhecimentos produzidos pela atividade de Inteligência, salvaguarda de dados de diferentes órgãos; e prevenção, identificação e neutralização de ações promovidas por grupos de pessoas ou organizações.

Conheça a Especialização em Liderança, Inteligência e Percepção Empresarial. 

Referências:

Agência Brasileira de Inteligência. Contrainteligência. Disponível em: http://www.abin.gov.br/atividadeinteligencia/inteligenciaecontrainteligencia/contrainteligencia/. Acesso em: 03 out. 2019.

Agência de Inteligência da Polícia Civil. Inteligência e Contrainteligência. Disponível em: http://www.aipc.policiacivil.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=13. Acesso em: 03 out. 2019.

ANTERIOR PRÓXIMA