A precificação nos projetos da Construção Civil

A precificação nos projetos da Construção Civil

Conhecemos como Engenharia todo o processo que envolve construção, manutenção e invenção de máquinas, estruturas, sistemas, materiais e processos. A ciência da engenharia pode, então, ser agrupada basicamente em duas áreas: Engenharia Consultiva e de Projetos (Projetos) e Engenharia de Construções e Montagens (Execução).

Nos projetos, a fixação dos preços se dá em três modalidades: A Modalidade 1 leva em consideração os preços dos serviços conforme o custo estimado da obra ou do objeto de sua proposta; a modalidade 2 é mais empregada em pequenos projetos ou até mesmo em reformas, e se vale da previsão de produtos a serem apresentados ao cliente, como os desenhos, memoriais, relatórios etc.; por fim, a modalidade 3 faz a cobrança fazendo jus às horas gastas no trabalho, é o famoso "preço de hora técnica" ou "tarifa horária".

Pagamentos

Em síntese, o pagamento costuma ser feito na entrega dos projetos, ou no caso, no prazo de até sete dias úteis - período de processamento de faturas. No caso de obras extensas, os honorários podem ser delimitados pelas etapas de finalização da parte dos serviços. Quando se há o adiantamento dos processos, recomenda-se que o contrato estipule uma compensação proporcional a eventualidade, geralmente a taxa é de 20% do valor total, tendo em vista a indenização, sem prejuízo dos custos de desmobilização prematura.

Classificação dos Profissionais

Você sabia que a fixação dos preços é feita com base nas tarifas horárias e que há alguns critérios norteadores? Pois então, a classificação dos profissionais envolvidos é um deles. Segue as variações:

- Engenheiro Júnior
Profissional com nível superior com menos de cinco anos de experiência ou mais, sem alcançar os cinco.

- Engenheiro Médio
Graduado com o mínimo de cinco anos de experiência, ou grau equivalente.

- Engenheiro Pleno
Bacharel com o mínimo de oito anos de experiência, ou grau equivalente.

- Engenheiro Sênior
Engenheiro experiente com o mínimo de 10 e 12 anos, ou grau equivalente.

- Engenheiro Titular
Bacharel e 15 anos de experiência ou mais, ou grau equivalente. 

- Engenheiro Consultor
Profissional de nível superior com 15 anos ou mais de experiência, ou grau equivalente, tendo mais de cinco trabalhos publicados.

Obs.: Grau equivalente é o mérito técnico da especialidade, referindo a um acréscimo de "x" anos de experiência profissional:

Mestrado = + 2 anos;
Doutorado = + 5 anos.

Está interessado em saber como precificar uma obra? Conheça o nosso MBA em Planejamento Gerenciamento e Execução de Obras

ANTERIOR PRÓXIMA