Gestão do Tempo e Produtividade

Gestão do Tempo e Produtividade

Com a rotina frenética e a constante lista de atividades a serem desenvolvidas, o tempo tornou-se sinônimo de ouro, é bem aquele famoso ditado "tempo é dinheiro". Nesse contexto, surgem algumas metodologias próprias para direcionar ao melhor caminho a se seguir, como é o caso da gestão do tempo. Gerir o tempo é saber delimitar as atividades consideradas prioritárias, seja profissional ou pessoalmente. 

"Quem administra o tempo, aumenta sua produtividade", frisa Rocha (2013). E é bem isso, não importa o tempo gasto para determinada atividade mas como você o organiza e a importância que dá a ele. Nem sempre é necessário passar horas estudando para uma prova, se esse estudo não for de qualidade, abdicar da vida social e das horas de sono, quando tudo isso poderia ser viável caso o tempo fosse bem administrado.

Pensando no contexto da gestão do tempo é relevante pensar em uma questão básica: Quanto tempo é necessário para gerar resultados concretos?. Essa definição irá variar de pessoa a pessoa, pois depende de múltiplos fatores, sociais, econômicos, culturais etc., assim como dos objetivos de cada um.

Para se ter uma boa gestão do tempo é necessário:
- Entender como você organiza o seu tempo hoje;
- Conhecer o tipo de problema que confrontamos;
- Identificar as fontes do problema;
- Definir o método de utilização do tempo.

No entanto, o primeiro passo para controlar melhor o tempo é mensurar até onde é possível controlar o disponível atualmente. O processo de gestão de tempo otimiza o planejamento de atividades, considerando que ao listar e visualizar o que há para ser feito torna-se possível controlar as demandas e cumprir os prazos. 

Ele também possibilita antecipar atividades, definir o grau de importância, focar esforços com maior efetividade, gerenciar melhor o estresse, reagir com maior prontidão a eventos inesperados, além de aproveitar melhor o tempo para o desenvolvimento pessoal, por meio de leituras, reciclagens, viagens etc.

Matricule-se no MBA em Empreendedorismo, Gestão e Inovação. 

Referências:

ROCHA, Davi. Gestão do Tempo e Produtividade - Conceitos e Ferramentas. Disponível em: https://pt.slideshare.net/davirocha/gestao-do-tempoeprodutividade. Acesso em: 03 set. 2019.

ANTERIOR PRÓXIMA