Transporte de estruturas metálicas

Transporte de estruturas metálicas

O transporte é um fator essencial no desenvolvimento econômico da construção metálica. Traz a matéria-prima/material para a produção, movimenta-a em fabricação e entrega os produtos acabados do setor para os clientes. 

A estrutura metálica utiliza as principais modalidades de transporte, ou seja, ferroviário, rodoviário, marítimo, fluvial e aéreo, com predominância para os dois primeiros devido a características de custo, velocidade e confiabilidade. 

O serviço de transporte, seja este próprio ou de terceiros, possui certos elementos físicos que são meios, terminais e veículos. Os meios são os caminhos pelos quais o transporte é realizado, incluindo a natureza, a região e as facilidades físicas necessárias do caminho seguido. Os terminais são os locais onde é feito o carregamento, descarga e conexões. Veículos de diversos tipos são usados em todas as modalidades, servindo como unidade de transporte para deslocar a estrutura metálica pelos caminhos. 

A velocidade do tipo de transporte, envolve o cronograma disponível para efetuar o processo de entrega e a distância na qual as estruturas metálicas serão movimentadas. A confiabilidade consiste no ato de entregar a estrutura metálica no tempo declarado e acordado numa condição satisfatória. 

As estruturas metálicas devem ser posicionadas sobre o veículo que as transportará, de forma que não sofra avarias durante o percurso. Sendo assim, calços de madeira são empregados como espaçadores entre as peças e como suporte para uma distribuição uniforme do peso sobre a superfície do veículo. As mesmas devem ser devidamente amarradas e travadas, utilizando-se para tal, proteções nas quinas a fim de se evitar o rompimento dos cabos de amarração e possíveis danos às estruturas. 

Conheça a especialização em Projeto e Produção de Estruturas Metálicas e Mistas na Indústria 4.0. 

ANTERIOR PRÓXIMA