Alvenaria Estrutural

Alvenaria Estrutural

O que você compreende por alvenaria? No dicionário, a sua definição consiste em um conjunto de pedras, tijolos, blocos ou outros materiais, ligados ou não com argamassa, que formam paredes, muros, alicerces etc. 

Todos as peças justapostas formam um elemento vertical coeso que "serve para vedar espaços, resistir a cargas oriundas da gravidade, promover segurança, resistir a impactos, à ação do fogo, isolar e proteger acusticamente os ambientes, contribuir para a manutenção do conforto térmico, além de impedir a entrada de vento e chuva no interior dos ambientes" (TAUIL; NESE, 2010).

Não fazendo necessário a utilização de vigas e pilares para a solidificação do edifício, a alvenaria estrutural possui paredes denominadas como portantes, que compõem a estrutura da edificação e disseminam as cargas uniformemente ao longo das fundações.  E dentre os seus componentes estão o bloco (cerâmico ou de concreto); a junta de argamassa (usada na ligação dos blocos); graute (microconcreto e auto-adensável); e as armaduras (aço para concreto armado CA e aços para concreto protendido CP).

Tipos de Alvenaria

1 - Alvenaria não armada
Esse tipo não recebe graute e sim reforços de aço (barras, fios e telas) somente por razões construtivas e para prevenir de patologias futuras.

2 - Alvenaria armada ou parcialmente armada
Recebe esforços em algumas regiões, diante das exigências estruturais. Lhe são empregadas armaduras passíveis de fios, barras e telas de aço dentro dos vazios dos blocos e posteriormente grauteados, além do preenchimento das juntas verticais.

3 - Alvenaria protendida
O tipo é reforçado por uma armadura ativa (pré-tensionada) que sujeita a alvenaria a esforços de compressão. Porém, ela quase não é usada, devido os custos de protensão serem altos ao padrão de construção. 

Vantagens da Alvenaria Estrutural

1 - Eliminação de cortes nas paredes;
2 - Dispensa a utilização de fôrmas de madeira;
3 - Redução de concreto armado e mão de obra;
4 - "Fácil" treinamento da mão de obra;
5 - Permite maior rapidez na execução da obra.

Desvantagens da Alvenaria Estrutural

1 - Dificuldade de se adaptar a arquitetura para uma nova utilização;
2 - Necessidade de mão de obra mais qualificada;
3 - Interferência entre projetos de arquitetura/estrutura/instalações.

Venha para o MBA em Projetos de Estruturas e Fundações

Referências:

TAUIL, Carlos Alberto; NESE, Flávio José Martins. Alvenaria estrutural. São Paulo: Pini, 2010.

ANTERIOR PRÓXIMA