Impermeabilização na construção civil

Impermeabilização na construção civil

A impermeabilização é um sistema responsável por selar, colmatar ou vedar os materiais porosos e suas falhas, sejam elas motivadas por momentos estruturais ou por deficiências técnicas de preparo e de execução. O sistema de impermeabilização propicia conforto aos usuários finais de qualquer construção, seja ela comercial, industrial ou residencial.

É uma etapa da construção civil muito importante, mas que muitas vezes é deixada de lado por motivos de contenção de gastos e desinformação, resultando na umidade e no aparecimento de patologias de impermeabilização em ambientes insalubres e com aspectos desagradável, apresentando manchas, bolores, oxidação das armaduras, entre outros.

A impermeabilização muitas vezes não é tratada com a devida importância nas construções ou, até mesmo, não é utilizado pelo fato de, na maioria das vezes estar fora do alcance visual após a conclusão a obra.

Grande parte dos problemas associados às impermeabilizações podem ser identificados e eliminados já nos estágios do desenvolvimento da construção. Na maioria dos casos, as construtoras dedicam atenção aos problemas da impermeabilização somente no final da obra, quando pode ser muito tarde.

Um sistema de impermeabilização na construção é de fundamental importância para a segurança da edificação e para a integridade física do usuário, além de tornar os ambientes salubres e mais adequados à prevenção de doenças respiratórias. Os agentes trazidos pela água e os poluentes existentes no ar, causam danos irreversíveis a estrutura além de prejuízos financeiros, principalmente quando envolve a recuperação estrutural.

ANTERIOR PRÓXIMA