A execução de estratégias

A execução de estratégias

Fazer uma empresa caminhar e prosperar é uma tarefa árdua, não é mesmo? Só que, como salienta Barney (1997), isso depende basicamente de uma estratégia. Nos termos de Mintzberg, Quinn e Ghosh (1991),  ela pode ser delimitada como um modelo ou plano que conecta objetivos, políticas e ações sequenciais de uma organização, todos coesos. 

A ação de planejar é intrínseca ao ser humano, pois os desejos são desenvolvidos seguindo uma linearidade, tudo isso em busca dos objetivos. Ainda que de forma inconsciente isso é feito todos os dias, desde o momento em que se abre os olhos ao fechar: com o horário de acordar, pegar a condução, tomar o café, almoçar, trabalhar, ir a algum lazer ou não, no que comprar etc.

Portanto, a lógica não é distinta nas organizações. Sem uma estratégia clara e um devido planejamento das ações, com objetivos concisos, o sucesso provavelmente não será alcançado. É necessário um bom planejamento estratégico, plano de ação e execução, além de indicadores para medir o desempenho. 

A aplicação 

Para Hrebiniak (2010), a execução de uma estratégia é algo muito complexo e, geralmente, os gerentes e gestores das empresas costuma ter uma bagagem densa sobre planejamento e/ou formulação de estratégias mas nem sempre conseguem efetivar a sua implementação. Nas palavras do autor, muitas empresas são capacitadas para elaboração de excelentes planos, isso no papel,  mas falham na hora da execução.

Ainda em sua perspectiva, a execução estratégica é "um processo disciplinado ou um conjunto lógico de atividades conectadas que permite que uma organização utilize uma estratégia e a faça funcionar". E, caso as empresas falhem em sua aplicabilidade, geralmente a explicação é que a estratégia estava errada, mas nem sempre ela é a causa, pois pode ter sido mal executada também. O correto, então, é aliar estratégia e realidade.

Assim, listamos abaixo dez itens facilitadores em sua execução:

1 - Comunicação clara sobre as diretrizes estratégicas e suas razões;
2 - Estratégia bem formulada;
3 - Envolvimento e comprometimento da equipe;
4 - Ofertas de recursos (materiais e imateriais) para a execução;
5 - Estrutura organizacional;
6 - Mecanismos de controle;
7 - Consenso estratégico;
8 - Manutenção do foco;
9 - Liderança;
10- Controles diagnóstico, limites e crenças.

Venha para a Especialização em Planejamento Estratégico e Gerenciamento de Projetos

Referências:

ESTEVES, Felipe; CARNEIRO, Jorge. Execução da Estratégia: O Processo de Desenvolvimento de Um Modelo Conceitual. In: XXXVIII ENCONTRO DA ENPAD, Rio de Janeiro, 13 a 17 de setembro de 2014. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/2014_EnANPAD_ESO2036.pdf. Acesso em: 24 jul. 2019. 

HREBINIAK, Lawrence G. Fazendo a estratégia funcionar: o caminho para uma execução bem sucedida. Porto Alegre: Bookman, 2010.

ANTERIOR PRÓXIMA