Qualidade laboratorial

Qualidade laboratorial

Desde o século passado, percebe-se, em todas as situações, uma importante evolução no conceito de qualidade, particularmente, diante das exigências dos clientes. Em consequência disso, o "melhorar continuamente os processos" passou a ser a meta e conduta de toda instituição ou organização. Nos laboratórios clínicos, isso não foi diferente. Em face dessas exigências, a melhoria da qualidade do produto oferecido (resultado de exames) e seu controle foram as as consequências naturais desse processo. 

O laboratório clínico deve assegurar que os resultados produzidos reflitam, de forma fidedigna e consistente, a situação clínica apresentada pelos pacientes, assegurando que não representem o resultado de alguma interferência no processo. A informação produzida deve satisfazer as necessidades de seus clientes e possibilitar a determinação e a realização de diagnóstico, tratamento e prognóstico das doenças. 

A melhoria contínua dos processos envolvidos deve representar o foco principal de qualquer laboratório. Para isso, procura-se oferecer, cada vez mais, os melhores produtos ou serviços para os clientes. Entretanto, para que as inovações e melhorias deem certo, torna-se imprescindível o controle desses processos, que deve ser capaz de identificar possíveis falhas que possam vir a acontecer ou as que já acontecem. 

Além disso, o laboratório deverá estar preparado para agir prontamente para evitar ou minimizar as consequência e a recorrência dessas falhas. Isso tudo acaba por se traduzir em um processo chamado garantia da qualidade. Em um laboratório de análises clínicas, a garantia da qualidade é alcançada tendo-se total e absoluto controle sobre todas as etapas do processo, o qual pode ser denominado de realizar o exame, que compreende as fases pré-analítica, analítica e pós-analítica. 

Esteja apto para atuar em laboratórios de Análises Clínicas e Toxicologia

ANTERIOR PRÓXIMA