Ser líder ou ser chefe?

Ser líder ou ser chefe?

Uma das maiores discussões no mercado de trabalho é a diferença entre líder ou chefe. Com o investimento na equipe de gestão de pessoas, em cursos de capacitação e treinamentos para os empregados, as empresas e órgãos públicos buscam alcançar gestões em que os cargos mais altos sejam vistos com bons olhos do restante do quadro de funcionários.

Embora tenha inúmeras qualidades para o exercício de uma função, nem sempre o um profissional sabe comandar um "time". Eis a diferença entre um líder e um chefe. O líder consegue fazer com que as atividades fluam sem gerar insatisfação e conflitos no grupo, já um chefe geralmente é autoritário, impõe ordens e vê os colaboradores como subordinados. Portanto, a satisfação é um dos ingredientes do sucesso e a insatisfação do fracasso.

Habilidades de um líder

Antes de mais nada, o líder precisa ter inteligência emocional, o que acaba lhe colocando a frente dos demais. O psicólogo e professor da Universidade de Harvard, Daniel Goleman, focou seu trabalho no estudo de liderança e elencou habilidades que um líder precisa ter:

- Autoconsciência: Consciência de suas emoções, fraquezas, necessidades, forças, necessidades e impulsos.
- Autogestão: Conhecida como autocontrole, que é a maneira como lida com seus impulsos.
- Empatia: Capacidade de compreender e considerar as emoções e opiniões da equipe no processo de tomada de decisões e em situações de crise.
- Habilidades Sociais: Maestria da liderança, considerando que o papel do líder é estimular o trabalho e, para isso, os relacionamentos pessoais são fundamentais. Líderes com esta qualidade possuem um maior poder de persuasão.

Embora as habilidades técnicas e cognitivas sejam essenciais para o desenvolvimento de um bom trabalho, principalmente na atualidade, a inteligência emocional tem se mostrado cada vez mais importante. Em alguns casos, ela conta mais na promoção de um cargo e de reconhecimento do que o conhecimento técnico.

Na obra, o projeto só é finalizado com a articulação de todos os colaboradores, que são gerenciados por um líder. Seja você também um! Conheça nosso MBA em Planejamento, Gerenciamento e Execução de Obras!

ANTERIOR PRÓXIMA