Desempenho das edificações

Desempenho das edificações

A Norma 15.575, que estabelece os parâmetros para medir o desempenho das edificações habitacionais, foi criada em 2008 e revisada em 2013, passando a vigorar a partir de 19 de julho do mesmo ano. Na visão de especialistas a Norma só trouxe benefícios e sua mudança foi muito positiva.
Diferente de outras Normas existentes, a 15.575 cria uma nova forma de avaliação, considerando os componentes e elementos funcionando em conjunto; a soma de bons elementos nem sempre resulta em um bom sistema. Falhas de projeto, de especificação, de instalação ou mesmo de manutenção pelo usuário podem comprometer a funcionalidade dos sistemas. O Brasil não possuía nenhum texto técnico que balizasse essa conversa entre as partes. A avaliação em conjunto também permite a validação de produtos inovadores, dando segurança jurídica para quem investe na inovação.

Duas características são importantes nesta norma: a primeira é sua abrangência aos diversos intervenientes da cadeia construtiva, indo desde o fornecedor de materiais até o incorporador, passando pelos projetistas, consultores e construtora. Até mesmo o usuário do imóvel possui responsabilidades, uma vez que a manutenção descrita no Manual do Proprietário deve ser comprovadamente realizada para que este tenha direito a qualquer tipo de reclamação. 
A segunda remete a Norma de Desempenho a outras 230 normas técnicas, aproximadamente, e que estão em vigor antes da NBR 15.575. Elas devem ser atendidas independentemente de o fato dessa Norma ter sido publicada em 2013, ou seja, mesmo em edificações aprovadas na prefeitura antes desta data. A NBR 15.575/2013 faz parte dos estudos da Engenharia Diagnóstica Aplicada à Construção Civil.

PRÓXIMA