Saiba os "porquês" e "como" do problema

Saiba os "porquês" e "como" do problema

A patologia é uma área de engenharia especializada e em constante crescimento. Diz-se que uma construção apresenta uma patologia quando esta não atende corretamente as funções para qual foi projetada. O diagnóstico é o entendimento completo do problema, que inclui a identificação das causas, efeitos e a explicação dos fenômenos ocorridos.

Esteja preparado para fazer diagnóstico de patologias em elementos de fundação, estruturas de concreto, estruturas metálicas, sistemas de vedação, revestimentos argamassados, cerâmicos, pedras especiais, sistemas hidrossanitários prediais, instalações elétricas e pavimentos rígidos e flexíveis.

Os problemas patológicos podem ter origem em qualquer fase ou etapa envolvida no processo construtivo de uma edificação, em que muitas vezes, podem ser atribuídos a um conjunto de fatores e não somente a uma falha em etapa isolada. As origens das patologias podem ocorrer de projetos mal feitos, de má qualidade dos materiais, da falta de controle tecnológico, falha na etapa de construção, equipe sem preparação para execução de projetos mais elaborados, falta de fiscalização por parte dos gestores ou responsáveis, entre outros vários.

A partir daí as manifestações patológicas começam a aparecer, tais como fissuras, trincas, rachaduras, manchas, eflorescência, corrosão da armadura de aço, deterioração do concreto armado, e outros. Portanto, há uma grande necessidade pela busca da qualidade na construção civil ou em qualquer outra área da engenharia civil.

Para se evitar manifestações patológicas, todos os aspectos necessários para a execução de um projeto devem andar juntos e possuir um padrão mínimo de aceitação ou de acordo com normas específicas. O ramo da engenharia especializada para trabalhar com patologias é a de Engenharia Diagnóstica Aplicada à Construção Civil.

ANTERIOR PRÓXIMA